Publicado em 23/02/2016
Como fazer para sua empresa ser diferente? Por que um vestido do Versace vale R$ 50 mil e o da sua confecção vale apenas R$ 80?
Alguns estudiosos em Administração conceituam uma estratégia como sendo um plano, o qual deve ser posto em prática pelas empresas no seu ambiente de negócios.
Mas, de acordo com um dos maiores especialistas no assunto – Michael Porter – uma estratégia competitiva é o fato de ser diferente, pois ao estabelecer um diferencial competitivo e preservá-lo, as organizações conseguirão superar os seus próprios concorrentes.
Porém, ser diferente não é tão fácil assim para empresas e produtos, pois é necessário ser diferente para melhorar a atratividade para as empresas, para os produtos e seus próprios serviços. Na verdade, estudos indicam que os clientes necessitam reconhecer um determinado “valor” para eles, tanto na sua diferença quanto no estilo.
Diante disso, cabem algumas perguntas: (A) Por que um vestido do Versace vale R$ 50 mil e o da sua confecção vale somente R$ 80? (B) Por que uma tela com umas manchas de tinta do pinto Manabu Mabe vale quase R$ 100 mil e o seu pano de prato bordado com tanto carinho vale apenas R$ 3? (C) Por que os seus produtos estão brigando somente por preço? (D) Por que o seu salário é tão baixo?
_ Porque você é igual à maioria! Ou seja, não tem um diferencial que faça com que você seja único no mercado. Não tem uma “assinatura”, não tem uma grife, um estilo ou até mesmo “um jeito diferente de ser” – para melhor, é claro.
Em verdade, tudo o que é abundante é desvalorizado e, em contraste a isso tudo, aquilo que é escasso certamente vale mais. Se existe uma tendência abundante para a padronização de determinados produtos (ou serviços) – e você sabe que o padrão desagrada medianamente à maioria – então procure personalizar seus serviços e seu trabalho.
Se todas as empresas caminham para o mercado global dedique-se a atender seus clientes do bairro, pois se a sua empresa for “única” talvez os clientes do outro lado do mundo queiram comprar de você. Se tudo agora é virtual……também seja, mas saiba que os seus clientes estão cada vez mais carentes de contatos pessoais cara a cara com você.
Se no mundo moderno a maioria das empresas está plugada e conectada, então qual é a escassez? Isolamento, desligamento, volta à natureza; ou seja, volta à realidade.
Se na realidade atual existem mil coisas a serem feitas no dia-a-dia, é a dedicação que deve estar em alta. Ou seja, as pessoas passam a se dedicar mais a grupos de estudo, animais de estimação, projetos comunitários, filhos, etc.
Na abundância material as pessoas se voltam para o humano, para o espiritual, para a criatividade, para os líderes ou heróis. Sendo assim, você deve vender mais o “estado de espírito” da sua empresa ou do seu trabalho. Ou seja, atenda seus clientes com mais paixão, mais atenção aos detalhes e trate seus funcionários como trata seus próprios amigos.
Sobre o Colunista: Julio Cesar S. Santos, Professor, Consultor e Palestrante. Articulista de Vários Jornais no RJ, autor dos seguintes livros: “Promoção e Merchandising Eficientes Para Pequenas Empresas” e “Vendedor Profissional” (Ed. Aprenda Fácil); “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e “Liderança, Atitude e Comportamento Gerencial (Ed. Clube de Autores); “Estratégia: o Jogo Nas Empresas” e “Planejamento de Vendas” (AGBook Editora) e Co-Autor de “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados” (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001).Por mais de 25 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços.Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra palestras e treinamentos presenciais e à distância nas áreas de Marketing, Administração, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.Graduado em Administração de Empresas, Especialista (MBA) em Marketing e Mestre em Gestão Empresarial.
E-mail de contato: jcss_sc@yahoo.com.br / profigestao@yahoo.com.br – Site: www.profigestaoblog.blogspot.com
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