Publicado em 26/02/2016
O que toda empresa, instituição pública, escola ou qualquer tipo de organização mais deseja saber é como motivar pessoas, especialmente em tempos difíceis. É o desafio universal, que em qualquer época figura na lista de preocupações daqueles que respondem diretamente pelos resultados de um time.
Nas fases em que um país entra em recessão ou mesmo diante de uma crise setorial, o desafio se torna ainda mais intenso, já que há queda nas vendas e nos bons resultados dos negócios.
Não preciso dizer que os reflexos de tudo isso também atinge diretamente o ser humano.
Tempos de recessão se tornam a hora da verdade.
A dor de não saber motivar pessoas fica muito latente.
A sensação de impotência, “de travamento” das empresas no quesito motivação das pessoas, se dá porque poucos estão preparados para lidar com cenários realmente turbulentos.
Com isso, o cotidiano de diretores, gerentes e supervisores vira “um inferno”, já que a responsabilidade pelos resultados é cobrada deles.
Falar o óbvio às vezes é necessário.
Por isso preciso dizer que nessas horas paciência, estratégia e um pouco de colaboração e atenção é que tornará possível dar a volta por cima.
Para que você possa realmente compreender como motivar pessoas em tempos difíceis é preciso agir colocando em prática 3 grandes ações:
1 – Acionar as âncoras da motivação no ambiente de trabalho
2 – Integrar o grupo em torno do valor que a empresa tem
3 – Ativar os 3 princípios do trabalho em Equipe de forma simples e rápida
Antes de desenvolver estas 3 ações, deixe-me citar alguns fatos reais que têm influenciado o clima das empresas e das pessoas e representam a causa de vários problemas da atualidade.
Os fatos da economia e a motivação nas empresas
O Brasil está sendo “castigado” pela recessão e provavelmente sua empresa e até você mesmo pode estar sentindo os efeitos disso também.
Não há como negar que algo está muito errado, já que os sinais são claros, inclusive influenciando o nível de motivação nas empresas.
Alguns deles:
– R$50,00 (cinquenta reais) já não compram mais nada no supermercado
– Os preços de simples mercadorias que necessitamos para sobreviver sofreram aumentos assustadores, sem falar dos produtos importados que dobraram ou triplicaram de preço
– Demissões em massa continuam sendo notícia e fato na TV e nos círculos de amizade
– Inflação brasileira cedeu um pouco em dezembro de 2015 (veja tabela aqui), mas continua sendo uma preocupação para 2016 e provavelmente para o ano de 2017 também
– As pessoas estão inseguras com seus empregos e com medo do que pode acontecer daqui em diante
– Mesmo com a injeção de dinheiro na economia para incentivar o crédito por meio do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (veja notícia aqui) a expectativa ainda é de crescimento muito baixo em 2016
Ninguém imaginava que o país, a economia, o índice de confiança do consumidor e da sociedade como um todo chegariam ao ponto que chegaram.
Além disso, o mercado internacional também está sendo um desafio para o Brasil, especialmente o aumento dos juros nos Estados Unidos e a situação delicada da China.
Por mais que pareça estranho, manter a calma é o primeiro passo para buscar melhorias e compreender como motivar funcionários no trabalho.
Então vamos ao que interessa.
Como motivar pessoas com 3 ações
Agora vou explicar e citar exemplos que você já pode utilizar para realizar as 3 ações para motivar as pessoas e dar a volta por cima:
1 – Acionar as âncoras da motivação no ambiente de trabalho
Primeiro vamos definir o que quero dizer com âncoras.
O que é uma âncora?
No sentido estrito da palavra é aquele gancho pesado usados nos navios para criar um “porto seguro” ou uma “terra firme” e assim posicionar a embarcação com estabilidade.
Da mesma forma nós seres humanos temos “âncoras”.
Na tarefa de saber como motivar uma equipe de trabalho, tais âncoras podem ser emocionais, técnicas ou sociais.
- Âncoras emocionais:
São práticas que trazem à tona emoções positivas, que fortalecem o individuo e consequentemente o grupo.
O simples fato das pessoas terem a oportunidade de quebrar a rotina e refletir sobre aspectos positivos de sua vida provocam esta vivência de emoções positivas e consequente motivação na empresa.
Algumas sugestões práticas:
- Realizar uma interação circular da Equipe onde cada um deve refletir sobre um fato positivo que marcou suas vidas e compartilhar esse fato com o grupo. Pode parecer besteira. Mas não é. A psicologia positiva é um ramo das ciências humanas que mostra a importância da positividade, da gratidão, e das âncoras positivas que de uma forma ou de outra temos. (se você não ouviu falar sobre psicologia positiva recomendo a leitura dessa pequena explicação). Recomendo também a leitura desse livro aqui escrito por Claudemir Oliveira, uma das pessoas a quem sou muito grato por ter me influenciado com sua história de vida e de vitórias, hoje um dos maiores especialistas em psicologia positiva do mundo.
- Momentos de meditação focados em vivenciar o presente. Isso mesmo; conseguir viver o presente; (é incrível e pode parecer estranho, mas um fantasma perverso que desmotiva as pessoas é o que chamo de “ansiedade morna”, que é a ansiedade despercebida que afeta milhares de pessoas, especialmente aquelas que além do trabalho têm muitas outras coisas para administrar. Assim acabam por não administrar nada. Opa! Sentiu algo aí?);
- Fazer uma lista de motivos que cada um tem para agradecer independente do momento presente. Isso porque somos teimosos enganados por nossa própria mente. Seres humanos só valorizam o que tinham (sem aspas mesmo) depois que perdem. A gratidão é a virtude mais negligenciada pelo cidadão moderno, pois ele está sempre na “correria” e nem se lembra disso.
- Criar recompensas por resultado; pense comigo caro (a) leitor (a). Quem dá resultado ou supera resultado merece recompensa. Em seu clássico livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, Dale Carnegie enfatiza que o desejo mais intenso e profundo de qualquer ser humano é sentir-se importante, valorizado (a). Santa verdade. Não só no ambiente de trabalho, mas em tudo. No fundo, toda motivação humana se baseia essencialmente nisso. Nos relacionamentos sociais, nas relações entre pais e filhos, nas amizades, nas confraternizações, nos eventos, nas premiações, na vida… O ser humano anseia por um “carimbo” de reconhecimento e relevância. Por isso, seja recompensa em dinheiro ou outra forma de recompensa, (não importa como) é certo que ela será bem vinda e certamente ajudará a motivar pessoas.
- Âncoras técnicas:
Para acionar as âncoras técnicas é preciso acionar:
- As competências técnicas que nossa equipe já domina
- As pessoas que têm mais conhecimento e experiência nos fundamentos técnicos dos processos mais estratégicos do nosso negócio ou instituição
- Os processos e tarefas mais urgentes para a geração de receita e redução de custo
A identificação destas três variáveis pode ser feita numa planilha ou num software de mapa mental.
Se for usar planilha um simples Excel resolve.
Se for usar mapa mental recomendo este aqui (online e gratuito) ou este aqui (tem versão gratuita também online).
Feitas estas identificações monte um plano de ação envolvendo estas três variáveis.
Você pode chamá-lo de plano de crise, plano de emergência ou como quiser.
O que importa é que a equipe esteja focada no que vai ajudar a lidar com dificuldades com mais lucidez.
Você pode usar o modelo 5W2H para fazer o plano de ação.
Se quiser um modelo que você pode adaptar para a sua empresa clique aqui para baixar agora mesmo.
- Âncoras sociais:
Âncoras sociais são elementos que injetam aspectos positivos no relacionamento entre as pessoas.
Em tempos de corte de custos é bom que estes elementos tenham custo baixo ou quase zero.
Algumas sugestões:
- Almoço em conjunto;
- Meditação em conjunto;
- Chamar pessoas para participar de reuniões que antes não participavam;
- Solicitar a opinião de pessoas que tenham um mínimo de competência em questões estratégicas ou semi-estratégicas;
- Promover mais aproximação entre pessoas com posições de liderança e sua equipe;
- Promover momentos de diálogo e reflexão acerca de um tema que não seja ligado ao trabalho (qualidade de vida, criação de filhos, atividade física, etc.);
O que motiva as pessoas no trabalho não é só o salário, ou somente a convivência ou qualquer outro parâmetro isolado.
Mas é certo que estas âncoras sociais têm um peso significativo já que passamos boa parte do nosso tempo trabalhando.
2 – Integrar o grupo em torno do valor que a empresa tem
Aqui temos algo que merece atenção:
Em um momento de crise há milhares de pessoas desempregadas no país.
Muitas acabaram de perder seus empregos e outras há anos buscam uma oportunidade.
No início de 2015, as projeções já apontavam para uma elevação do desemprego (veja notícia publicada no site da BBC) até mesmo nas notícias internacionais.
Para 2016, as projeções não são otimistas, apontando um aumento de 10% na decadência dos postos de trabalho (veja notícia aqui).
Voltando ao nosso raciocínio, qual é a moral da história disso?
De que forma isso se relaciona ao como motivar sua equipe?
Muitas pessoas almejam conquistar oportunidades cada vez melhores na vida e isso é excelente.
Mas também é excelente quando alguém sabe o valor do trabalho que tem e o quanto isso é significativo.
Faça na sua empresa uma reflexão com o grupo, em um momento de confraternização e reflexão sobre o valor do trabalho, o valor da oportunidade, o valor do esforço e o valor da ambição também.
Motivação vem do que nos move e certamente as oportunidades de trabalho fazem um papel crucial na vida humana.
3 – Ativar os 3 princípios do trabalho em Equipe de forma simples e rápida:
Princípio 1 – Lugar de competição é lá fora
Principalmente em situações tensas, se uma equipe tem competição interna pode saber que uma hora “a casa cai”.
Não queria motivar pessoas com esse tiro no pé.
A competição existe no mercado.
É lá que ela deve continuar.
Equipes em que os membros competem entre si no sentido destrutivo da palavra, não evoluem.
Princípio 2 – Método traz sucesso
Sabe por que o primeiro mundo é primeiro mundo? Porque eles criam e executam métodos. Patético? Pois é.
A cultura brasileira não tem em sua raiz os métodos. Já ouvi de muita gente muitas críticas aos métodos.
Crenças do tipo “isso é muito quadrado”, “prefiro trabalhar do meu jeito” e outras desculpas para não seguir um processo, uma sequência que já foi testada e aplicada por milhares de pessoas e empresas que mostraram que a coisa funciona.
Além disso, é preciso que tenhamos os métodos em nossa cultura.
Vá aos países de primeiro mundo e peça um sanduíche. Volte no dia seguinte e peça novamente.
Você notará um padrão no produto e no serviço. Coisa que não é muito comum aqui no país, salvo as exceções.
Princípio 3 – Em situações de desespero a calma é a maior aliada
Esse princípio é velho e universal. Se tiver uma coisa que não adianta nos momentos difíceis é querer “passar o carro na frente dos bois”.
Para dar a volta por cima é preciso pensar e planejar.
É claro que ninguém faz isso com ansiedade, descontrole e sem planejamento.
Talvez seja a coisa mais óbvia e mais importante que importa nos momentos difíceis.
A mais difícil de praticar também, fato
Mas tem que ser.
O que motiva pessoas é também ligado ao modo como o grupo lida com o stress.
Concluindo
Perceba você que motivação para trabalhar é uma arte-ciência.
Possível de se aprender.
Possível de se praticar.
Sigamos adiante mantendo o foco no destino, mas sem perder as oportunidades de aprendizagem e crescimento da caminhada.
Um passo de cada vez faz muito bem e querendo ou não é o que funciona com ou sem crise.
Prepare-se para agir e parta para a ação.
Na origem da palavra que mais interessa (motivação) está um ato, um movimento, uma vontade, um desejo.
Ação é o que nos motiva a retroalimentar o processo de viver e motivar a nós mesmos e a todos que precisam de orientação.
Sobre o Colunista: Daniel Bizon, é pós-Graduado em Marketing Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais é coautor dos livros Ser Mais em Gestão de Pessoas e Motivação em Vendas. Seu trabalho tem um grande diferencial: informação e mágica juntos, resultando em palestras de alto impacto para gerar conhecimento, motivação e transformação nos negócios. Em 02 anos consecutivos recebeu o título “Speaker of The Year Brazil” (Palestrante do Ano Brasil) pelo Latin American Quality Institute, a mais importante Organização de reconhecimento da Qualidade da América Latina. Em Buenos Aires – Argentina recebeu o Prêmio Latino-Americano de Qualidade 2011 (Latin American Quality Awards 2011), como um dos melhores palestrantes da América Latina.
E-mail de contato: contato@danielbizon.com.br – Acesse o site do palestrante Daniel Bizon: http://www.danielbizon.com.br.
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