Publicado em 16/06/2016
Apesar de não ser o mais recomendável, todos os dias antes de partir para a minha caminhada matinal, abro a caixa de correio eletrônico para ver se tem alguma boa notícia, esta rotina tem se repetido desde que o Brasil decidiu decretar um ano sabático para toda a classe de engenheiros de projetos. Após separar os spams que atormentam nosso dia a dia, encontro a novidade que espero com ansiedade, “a convocação para entrevista do emprego perfeito”.
Finalmente “São Linkedin” atendeu as minhas preces e surgiu uma vaga de “Project Manager” em empresa estrangeira de primeira linha com sede em Londres, gostei de imediato da empresa, super organizada, o correio e todos os anexos tem logotipos e tratamento gráfico de primeira muitas cores ,slogans motivacionais e o texto referente a vaga com certeza foi redigido por profissional de RH de altíssima qualificação, sou informado que desde a primeira entrevista tudo será presencial, portanto terei que estar no endereço indicado em Londres em data e horário já agendado, recebi de imediato instruções de como proceder para providenciar passagem aérea e hospedagem e também uma descrição detalhada da vaga em aberto, impressionante, parece que foi feita sob medida para mim, lá estão todas as competências listadas no meu CV. O salário a negociar varia de 120 a 180.000 libras esterlinas e está incluído um pacote fantástico de benefícios e também muita grana em caso de expatriação.
Sai muito alegre para a minha caminhada diária em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas, e de repente me vem uma memória de infância, um samba de breque antigo, gravado pelo saudoso artista popular Moreira da Silva e lá vou eu feliz cantarolando os versos de “Acertei no milhar”.
“Etelvina
Acertei no milhar!
Ganhei quinhentos contos não vou mais trabalhar
você dê toda roupa velha aos pobres
e a mobília podemos quebrar
(breque)
“Isso é pra já, vamos quebrar.
Etelvina vai ter outra lua-de-mel
você vai ser madame
vai morar num grande hotel
eu vou comprar um nome não sei onde
de Marquês Morengueira de Visconde
um professor de francês mon amour
eu vou mudar seu nome pra Madame Pompadour”
Até que enfim agora sou feliz
vou passear a Europa toda até Paris ”
Aos poucos com a mente saindo da letargia matinal e deixando de lado as fantasias de dinheiro fácil, começo a me recordar de conversas tidas com um grande amigo, agora expatriado no Oriente Médio (obrigado Pedro Fernandes), ele me contou há menos de um mês que conhecia caso de pessoas que passaram por processos de seleção na internet para empregos na Inglaterra quando chegavam para a entrevista presencial na empresa e acertar o contrato descobriam que foram vítimas de fraude, e aí lembrei de mais um trecho do samba.
” mas de repente, derrepenguente
Etelvina me acordou está na hora do batente
mas de repente, derrepenguente
– Se acorda, vargulino! Saia pela porta de trás que na frente tem gente.
Foi um sonho, minha gente! “
Resumo da história, após estudar o convite, fiz o que todos devem fazer nestes casos, identifiquei o perfil do recrutador, confirmei que este era verdadeiro e passei via Linkedin uma mensagem perguntando se confirmava a existência da vaga. A resposta veio rápida e conclusiva, tratava se de um golpe antigo e que foi reativado agora possivelmente em função da grande quantidade de profissionais da área de O&G desempregados.
Compartilho esta história não por acreditar que ela vai evitar que outros poderão ser induzidos ao erro e aceitar as condições propostas pelo pretenso empregador, minha opinião desde o sempre foi de que em caso de uma catástrofe nuclear somente sobreviverão as “Baratas e os otarios”, pois ninguém consegue acabar com estas espécies, portanto é ilusão acreditar que se consegue convencer alguém a ter bom senso, mas dou uma sugestão que pode ajudar ao menos os mais jovens a ficarem menos vulneráveis a este tipo de abordagem.
O comportamento humano pouco tem mudado ao longo da história, as reações que temos frente a propostas vantajosas para nós estão detalhadas e explicadas em milhares de livros publicados. Recomendo a todos ler um clássico da literatura de auto ajuda que está publicado também em português com o nome de “As quarenta e oito leis do poder” , de Robert Greene, fácil de encontrar em qualquer livraria do Brasil, este livro que sabiamente rebatizei de “Manual do FDP” é uma aula de como encantar e influenciar pessoas, vale a leitura pois entre outras utilidades você aprende como é fácil fundar uma seita, montar pirâmides, identificar “puxa saco” e dezenas de outras formas de influenciar pessoas, os exemplos apresentados permitem você usar o conhecimento para o bem ou mal , mas para nós pessoas de bem o livro ajuda e muito a filtrar as informações que recebemos e identificar o que é falso ou verdadeiro, cria defesas para não sermos enganado tão facilmente.
Se alguém que ler este artigo tiver por acaso caído neste golpe, guarde isso para você pois antes de mais nada isso demonstra que não tem ainda o perfil necessário para um cargo de alta gerencia onde todos os dias tomamos decisões avaliando informações que devem e precisam ser checadas. Não culpe o Linkedin por permitir que bandidos invadam a sua base de dados para aplicar golpes, pense que este golpe só é possível quando alguém se acha mais esperto que os outros e decide não compartilhar suas dúvidas com terceiros. Com o mínimo de precaução e avaliação isto não prospera, em qualquer situação e época você está sujeito a ataques deste tipo e, portanto, lembrem se sempre:
It is not the strongest that survive, nor the most intelligent, but the ones most responsive to change.” Charles Darwin.
O golpe apresentado não é o único, também já recebi propostas de pseudo consultores que em troca de pagamento de uma quantia em dinheiro prometem mundos e fundos, também há as associações que cobram para incluir você em um cadastro, etc. Fiquem ligados, a regra número 1 é que empresas sérias não cobram por vagas de emprego e muito menos pedem para você viajar para entrevistas em outros estados ou países por sua conta.
Par concluir, segue o link que recebi da Sra. Anne Rogers, Diretora de RH da empresa (que é vítima também) usada para atrair os incautos, com a descrição de como o golpe é aplicado e também o link onde poderão escutar a gravação original do excelente samba do nosso saudoso e querido “Kid Morengueira”
Referência:
- https://www.linkedin.com/pulse/beware-total-oil-gas-job-scam-back-muddassir-ilyas-pmp-cisa-itil
- https://www.letras.mus.br/moreira-da-silva/393251
Sobre o colunista:
Franz Josef Kaltner, Diretor Técnico da “Bioenergia Consultoria de Engenharia Ltda. Responsável técnico na implantação de empreendimentos industriais em 15 (quinze) Estados do Brasil, nas áreas de petróleo, energia, mineração, alimentos, fontes renováveis, etc. Especializações: Gerenciamento de equipes, programas de treinamento focados em processos de trabalho, qualidade e produtividade, formação de novos profissionais e mentoring em programas trainee. E-mail de contato: fjkaltner@uol.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta