Publicado em 12/07/2016
Esta pergunta tem várias respostas e todas muito precisas. Nada de acaso (exceto em casos fortuitos). Dar a conhecer algumas destas respostas e o objetivo desta nova série de artigos do Prof. Lúcio Fonseca.
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BARCELONA FC
- 26 campeonatos em 10 anos
- Maior torcida no continente europeu (58 milhões de adeptos)
- Clube mais popular no Facebook
- 170 mil sócios pagantes
- Valor da marca: 3,1 bi de dólares
- 112,7 milhões de euros em negociações de atletas formados na base (em 11 anos)
- 2013/2014: faturamento de € 530 milhões – Lucro: € 41 milhões
COMENTÁRIO:
Muito mais que um clube de futebol, o Barcelona é uma máquina de geração de resultados que apenas “incluem” os esportivos.
De onde virão tão fantásticos resultados? Apenas do fato de possuir um elenco estrelar de jogadores? Hmmm… o Real Madrid, no período de 2001 a 2007, gastou 1 bilhão de libras para montar o time dos “galácticos” (Ronaldo, Zidane, Beckham e cia) e… ficou longe dos resultados desejados. Craques em cada posição são uma condição necessária, mas nem de longe suficiente.
O segredo do Barcelona começa a ser revelado quando tomamos conhecimento de suas Diretrizes Estratégicas, tão simples e tão poderosas quanto as que orientam as empresas mais eficazes, mundo a fora. Algumas:
(VISÃO)
- “Temos por objetivo posicionar o clube mundialmente como sinônimo de paixão”
(MISSÃO)
- “ Ter um time competitivo e que ainda encante a torcida”
- ESTRATÉGIAS:
- “Não basta ganhar, é preciso dar espetáculo”
- “Contratação de jogadores espanhóis, brasileiros, argentinos e holandeses” (mais adequados para a estratégia de “dar espetáculo”).
- VALORES:
- “Formar um time competente e engajado com os nossos valores”
(Ausência quase total de escândalos – Neymar anda testando os limites, mas ainda não conseguiu ultrapassá-los – e de exposição negativa na mídia – as últimas fotos, em festa na mansão de Justin Bieber, “jogam contra”, mas parecem ainda não ter abalado a imagem do craque, nem do seu clube).
- “Formar um time competente e engajado com os nossos valores”
O que vemos aqui é o velho – e imprescindível – Planejamento Estratégico, como norteador das ações necessárias para o alcance dos resultados. Vemos também em ação um dos princípios fundamentais da Gestão da Qualidade: o Cliente em primeiro lugar (tudo voltado para trazer-lhe a maior satisfação possível). E ainda o próprio Modelo de Excelência da Gestão, em que a Liderança, levando em conta os interesses do Cliente ( e da Sociedade), define Estratégias e Planos para alcançar os Resultados desejados, utilizando Pessoas capacitadas e Processos muito bem definidos. Em torno de tudo isto, antenas ligadas para captar Informações sobre o mercado e transformá-las rapidamente em Conhecimento.
Profissionalização da gestão, com uso inteligente das melhores (e mais tradicionais) ferramentas, com uma boa pitada de inovação e ousadia: estes são alguns dos segredos para a geração consistente de resultados que o Barcelona nos dá, referendando o ditado: “Quer? Então, faça acontecer, porque a única coisa que cai do céu é a chuva.”
Sobre o Colunista: Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola.
E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br – site: http://ffdigital.com.br
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