Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Desenvolvimento de Times de Projetos

Publicado em 08/09/2016

A mobilização da equipe pode significar o início da alocação de recursos humanos do projeto. Até que a equipe esteja alocada, há a falta de definição de propósitos do grupo e do papel de cada componente além de suas responsabilidades. A comunicação ainda é deficiente; não há o comprometimento de equipe; o relacionamento é superficial e o ambiente está indefinido. Cabe ao Gerente de Projetos apoiar quanto à indicação das pessoas que possuem perfil mais adequado para a execução de uma determinada tarefa.

Times de Projetos

A mobilização da equipe envolve o plano de gerenciamento de RH e as ferramentas segundo o PMBOK contemplam a pré-designação, a negociação, a contratação, a análise de decisão envolvendo critérios múltiplos podendo incluir a utilização de equipes virtuais.

A negociação é muito importante nesta fase. É um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta. Muitas vezes a contratação de um produto, bem e/ou serviço necessita de negociação entre projeto e fornecedor. Existem diversas técnicas de negociação.

 As designações de pessoal são negociadas em muitos projetos. Cabe ao gerente de projetos reconhecer que pode haver uma troca entre pessoas. Para isso é importante saber sobre o gerenciamento de conflitos e analisar os interesses buscando uma concordância.

A Análise de decisão multicritérios é outra ferramenta importante na alocação de pessoas porque permite tratar e ponderar os custos, experiência, disponibilidade, capacidade, conhecimento, atitude, dentre outros.

O Desenvolvimento da Equipe do Projeto também deve ser uma constante preocupação da equipe de planejamento e execução. O PMBOk define o processo de desenvolvimento da equipe que contempla o treinamento, as designações de pessoal, o calendário de disponibilidade dos recursos. O resultado é a avaliação do desempenho da equipe que fornece informações relevantes no gerenciamento dos recursos humanos. Obviamente as atividades de construção da equipe devem ser consideradas.

As Habilidades Interpessoais são especialmente importantes para o desenvolvimento da equipe, às vezes conhecidas como soft skills.  As habilidades como empatia, influência e facilitação de grupos são importantes durante o gerenciamento da equipe do projeto. O treinamento inclui todas as atividades criadas para aprimorar as competências. As atividades podem variar desde um item de pauta de cinco minutos, em uma reunião de avaliação do andamento, até uma experiência externa para aprimorar as relações interpessoais.

A avaliação de desempenho tem como finalidade diminuir a taxa de rotatividade de pessoal, obter melhorias nas competências e habilidades e aumentar a coesão da equipe. O gerente de projetos também deve considerar a liderança na formação de times como a designação de líderes técnicos.

Referências

  • CAMPOS, Vicente Falconi. O Valor dos Recursos Humanos na Era do Conhecimento. Falconi consultores de Resultado, 8.ed, 2014, ISBN: 978-85-98254-60-9.
  • DRUCKER, Peter. Fator Humano e Desempenho. São Paulo: Pioneira, 1981.
  • GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de Competências e Gestão dos Talentos, 2ªed. – São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2007.
  • MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Administração de projetos: como transformar idéias em resultados. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  • McGREGOR, D. O lado humano da empresa. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
  • PMI – Project Management Institute – Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. 5. ed. New Square: Project Management Institure, 2013. ISBN 9781935589679.

leonardo_grandinetti

Sobre o Colunista: Leonardo Grandinetti Chaves, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais no convênio com a Universidade Federal de Viçosa, na área de Bancos de Dados. Pós-graduado em Gerência da Tecnologia da Informação pela Universidade Fumec, na área de Integração de Aplicações. Graduado em informática pela Universidade Fumec. Gerente de Projetos – PMP, Analista, auditor e consultor de sistemas de informação, tendo atuado e desenvolvido trabalhos em diversas empresas. Articulista de revistas e publicações eletrônicas com trabalhos publicados em congressos internacionais e revisor de artigos. Professor de pós-graduação em MBA Gestão de Projetos em diversas instituições. Instrutor voluntário do curso preparatório para certificação PMI-PMP.

E-mail de contato: leonardo.grandinetti@gmail.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×