Publicado em 12/01/2017
Só louco planeja para data fim do plano ser a data acordada com o cliente. Buffer, pulmão, contingência o nome que se dê para a diferença entre a data contratada e a data fim do planejado é uma contingência de prazo para os riscos envolvidos, ou nada dará errado?
A pergunta que fica e uma discussão recorrente é se este pulmão deve ser exposto ou não para o time. Meu voto sempre é pela transparência e ciência dos fatos. A ciência aqui é todos saberem o que é esta contingência de prazo e o quanto isto é bom na soma dos Projetos de um Portfólio de Projetos para manter as entregas no prazo. Também um excelente indicador é possível de ser observado a partir desta, ou seja, se avancei 30% do Projeto e consumi 80% do buffer qual é a tendência aí? De forma análoga como na Técnica do Valor Agregado compomos IDC (Índice de Desempenho de Custo), poderíamos compor o IDB (Índice de Desempenho do Buffer) onde dividiríamos o % de Avanço do Projeto pelo % de Consumo de Buffer. No caso exemplificado 30% / 80% = 0,375, ou seja, horrível! Pode ser um belo Indicador conforme o tipo de Projeto!
Dica: no Project tem uma coluna chamada Prazo Final em Português ou Deadline em inglês que quando. Coloque em uma tarefa ou milestone um Prazo Final e no Gantt terás a representação de uma seta verde representando este. No Crunchflow quando esta é ultrapassada fica vermelha. Claro demorei para convencer o Designer aqui, mas faz muito sentido!
Sobre o Colunista:
Alexandre Ely, Engenheiro Mecânico com experiência em Gestão de Projetos. Consultoria na área de GP para implantação de ferramentas que permitem a colaboração de equipes e que tornem a vida do projeto mais tranquila. Diretor da Ely Projetos. A Ely Projetos tem como mote “Nosso negócio é entregar Performance”. E-mail de contato: alexandre.ely@elyprojetos.com.br. Veja mais no site da empresa: www.elyprojetos.com.br.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta