Publicado em 12/12/2016
Resumo: Chegamos ao final de mais um ano e, fatalmente, a realidade vivenciada em 2016 apenas confirmou o cenário desenhado no final do ano passado: agravamento da crise econômica nacional. Não é exagero. A retração do PIB, a evolução da inflação, a alta do dólar e a baixa credibilidade do governo são alguns dos fatores que justificam o “mau humor” do mercado. A boa notícia é que a conjuntura da economia brasileira aponta uma melhora na expectativa de mercado, refletindo nos principais indicadores financeiros. É hora de começar a pensar nos projetos para 2017.
Quais são as conseqüências disso? Consumidores menos dispostos a comprar, empresas com dificuldades em honrar seus compromissos e investidores desinteressados em “apostar” no Brasil, apenas para citar alguns reflexos. Definitivamente o momento sugere cautela, ou seja, que se dê um passo para trás para analisar o ambiente como um todo antes de se tomar qualquer decisão.
Gerir os negócios com prudência não significa adiar ou cancelar os projetos corporativos. Na realidade, nesse momento de instabilidade, serão os projetos responsáveis por executar a estratégia formulada para combater a crise. O grande desafio dos gerentes de projetos, mais do que nunca, é garantir a melhor aderência do portfólio de projetos à estratégia da empresa, tendo ainda que equilibrar as restrições de orçamento. Em outras palavras: entregar mais gastando menos.
A seguir, serão elencados alguns exemplos de iniciativas que podem contribuir as organizações no combate a crise:
Projetos de desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços
A crise econômica impacta diretamente a maioria das empresas, refletindo na desaceleração dos indicadores de vendas. Neste momento, pode ser que a solução para diminuir ou dirimir tais efeitos seja projetar novos produtos e serviços com preços mais atrativos ou que atendam uma demanda de mercado ainda não explorada pela organização.
Projetos de redução de custos
A queda das vendas obriga as empresas a buscarem alternativas para reduzir os custos e, assim, manter em níveis aceitáveis suas margens de contribuição. Para tal, projetos de redução de produção, adequação de consumo, otimização de processos e reajuste de quadro de pessoal tornam-se fundamentais.
Projetos de estruturação tecnológica
Os projetos de tecnologia da informação podem trazer a solução para muitos âmbitos de uma organização. Tais iniciativas são responsáveis por aprimorar processos, otimizar fluxos, ampliar a comunicação, controlar gastos, implementar modelos e gerar informações, cabendo aqui uma atenção especial, pois esses projetos normalmente demandam maior nível de investimento.
Projetos de ampliação da estrutura física
Novos produtos, serviços ou processos podem gerar a necessidade de ampliar a estrutura física de uma organização, como a reforma de um setor, instalação de um equipamento ou abertura de uma nova unidade. A execução desses projetos estruturantes precede um bom planejamento e um bom estudo de viabilidade para evitar o desperdício de recursos.
Projetos de adequações regulamentares
As regulamentações legais geram nas empresas a necessidade de se adequarem às novas obrigações e/ou restrições, dando origem a projetos com o objetivo de atenderem a esses requisitos.
Desta forma, conclui-se que os projetos desenvolvidos devem estar estrategicamente alinhados aos objetivos do negócio, contribuindo para a maximização dos resultados. O ideal é coordenar esses projetos de modo que o portfólio traga maior valor agregado para a empresa, ou seja, o conjunto de projetos priorizados deve satisfazer a uma necessidade maior, impactando de maneira mais significativa em conjunto do que cada trabalho isoladamente. Existe uma centena de oportunidades, mesmo em meio a esse turbilhão de problemas.
Referências:
Com informações do E-Book “Planejamento em Tempos de Crise” elaborado e disponibilizado gratuitamente pela empresa Project Builder. Site: http://www.projectbuilder.com.br.
Sobre o Colunista:
Heitor Zamboni, Bacharel em Economia, MBA em Gerenciamento de Projetos e MBA em Logística Empresarial. Profissional executivo com sólida experiência nos processos de planejamento estratégico e gestão de projetos no mercado de saúde suplementar. Atuação como consultor empresarial e professor em cursos de pós-graduação. Associado ao Project Management Institute (PMI). E-mail para contato: heitor.zamboni@pmipe.org.br
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