Publicado em 13/12/2016
O Prof. Lúcio Fonseca comenta aqui estratégias consistentes para incrementar os negócios, mesmo em tempos de crise.
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“QUANTAS MANEIRAS EXISTEM PARA INCREMENTAR SEU NEGÓCIO?
APENAS TRÊS:
- Aumentar o número de clientes;
- Aumentar o valor médio de venda por cliente;
- Aumentar o número de vezes que o cliente volta e compra de novo.” (Jay Abraham – Getting Everything You Can Out of All You’ve Got)
COMENTÁRIO
No livro acima citado, ainda sem tradução para o português, o autor, brilhante estrategista de negócios, resume em três itens todas as possibilidades de aumentar a performance dos negócios. E, o mais interessante: lembra, com um exemplo simples, que, se você fizer um esforço para melhorar em apenas 10% cada uma das possibilidades, terá, pelo efeito combinado, um acréscimo de 33% em sua receita global. Um grande resultado, não?
Cada uma destas possibilidades comporta uma infinidade de estratégias para sua consecução. Vejamos algumas.
Para aumentar o número de clientes , divulgar seu negócio é fundamental. Mas como fazê-lo, especialmente em tempos de crise e com recursos muito restritos? O Marketing de Guerrilha está aí para resolver a questão. Ao invés de gastar fortunas em anúncios em grandes canais, ações simples, altamente criativas, baratas e de alto impacto. Veja este simples – e criativo – banner, por exemplo: leva ou não clientes para dentro de uma loja?
Muitas outras possibilidades existem, como, ao invés de colocar faixas ou banners, doar alguns de seus produtos em frente à sua loja, aproveitando para convidar as pessoas a entrar. Ou criar “factoides” positivos, que gerem mídia espontânea.
Mesmo para quem não é do ramo do comércio lojista, as técnicas do Marketing de Guerrilha podem ajudar, e muito.
Para aumentar o ticket médio de compras, há também várias possibilidades. Uma delas é aumentar, pura e simplesmente, o preço. Estudos mostram que, em muitos casos, isto não gera, como se acredita, diminuição nas vendas. Para isto, no entanto, é preciso adicionar algum valor e saber fazer o cliente perceber que o valor de seu produto/serviço supera o seu preço. A Starbucks transformou o simples ato de tomar café em uma experiência emocional, movida a sofisticação, classe, criatividade e divertimento (este o wi-fi grátis garante). Além disso, transformou seus clientes em “peritos”, ao estimulá-los a entender de cafés para apreciar os variados sabores que oferece. O preço do “cafezinho” foi às alturas. Mas quem se importa?
Para aumentar o número de vezes que o cliente volta e compra seus produtos ou serviços, a Disney – parque temático que têm o maior índice de fidelização de clientes no mundo, pois 70% voltam a “comprar” de novo – pode ter muito a ensinar. Por vender “magia e encantamento”, tem uma fantástica atenção aos detalhes (nada nunca está fora do lugar) e todas as pessoas que ali trabalham “transbordam felicidade”. A isto se soma um perfeito treinamento de todos os colaboradores, de tal forma que qualquer um – porteiro, zelador, recepcionista, gerente – é capaz de responder a qualquer dúvida colocada por um cliente. Algo aí que seu empreendimento possa adotar para gerar vontade no cliente de voltar? Bem disse Peter Drucker: “Estude o que corre fora do seu negócio.” Há sempre muito a aprender.
Oferecer serviços de qualidade e experiências emocionais de alto nível, embalados e divulgados com inteligência, criatividade e gosto pelo que se faz: em síntese, alguns dos segredos úteis para obter tudo o que você pode de tudo o que você tem.
Sobre o Colunista:
Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola. E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br – site: http://ffdigital.com.br
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