Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Gestão Industrial: Lean Manufacturing – sua implantação é igual a aprender a andar de bicicleta, já pensou nisto? 

Publicado em 11/04/2017

Tenho visto muitas empresas anunciarem, através de seus Gerentes e Diretores, o início do processo de implantação do Lean Manufacturing (muitas vezes chamado de “Empresa XPTO Production System – EXPS” ou “XPTO Business Way – XBW”, etc.) ou anunciarem a entrada da empresa em mais uma fase do processo de “transformação enxuta”, mas com o tempo o que percebo é que aquela motivação inicial vai perdendo força e todo aquele esforço acaba virando mais uma tentativa de implantação de algo que não chegou ao final, gerando desmotivação e frustração, ainda que alguns ganhos sejam alcançados através da aplicação de ferramentas e/ou metodologias isoladas.

Nesta época do ano então, época de replanejamentos e de redirecionamentos, sempre surge com força a ideia de atuar sobre a Gestão Industrial tornando a empresa mais produtiva e competitiva, o que é algo louvável, desde que se tome a direção correta…

Pois bem, há cerca de dois anos atrás preparei um vídeo especial onde resolvi compartilhar minha convicção de que implantar o Lean Manufacturing é um processo parecido com o qual passamos no momento em que aprendemos a andar de bicicleta.

Sem nenhum tipo de divulgação este vídeo já teve mais de 9.400 acessos no YouTube e através dele recebi várias mensagens sobre aquelas minhas ideias e como de alguma forma elas ajudaram profissionais e empresas no processo de transformação enxuta.

Então neste momento de replanejamentos e de redirecionamentos eu quero compartilhar minhas ideias com você e por isto o convido a assistir ao breve vídeo abaixo que tem um pouco mais de 10 minutos de duração.

Assim como já ocorreu com outras centenas de Profissionais, estou certo de que você também vai gostar de assisti-lo.

Peço que você compartilhe o vídeo com sua rede de relacionamentos e assim juntos poderemos ajudar as empresas e os profissionais a desenvolverem uma nova visão sobre o Lean Manufacturing, sobre seus benefícios e sacrifícios…
Compartilhe agora mesmo, deixe seus comentários no final deste artigo e vamos em frente…

Sobre o Colunista:

José Ignácio Villela Jr, Mestre em Administração (FEAD-MG); Pós-graduado em Gestão Estratégica (FDC-MG) e Gestão de Custos (IETEC). Graduado em Engenharia Mecânica com ênfase em Produção (UFMG). Atualmente é Diretor de Produto do IETEC, onde também faz a coordenação direta dos cursos da área de Gestão e Tecnologia Industrial, também atua como Diretor da Logman Consultoria em Gestão da Logística e Manufatura.Trabalhou como Gerente Industrial da Thyssen Krupp Molas em MG, como consultor de implantação do sistema de gestão SAP-R/3 na BMS – Belgo Mineira Sistemas, e como coordenador de planejamento de materiais e de produção na MAXION e na TECMISA Componentes Automotivos. há mais de 12 anos é Professor de cursos de pós graduação e de curta duração.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

  1. Wash960 disse:

    Atualmente o Lean Manufacturing tem sido uma das principais estratégias de negocio das grandes empresas , as mesmas buscam de qualquer forma otimizar seu processo, com o intuito de ter um ganho de produtividade relevante, porém é importante ressaltar que este é um sistema que deve fazer parte da cultura da empresa , aplicado no cotidiano e de maneira continua. Para que isso seja possível, é necessário que o assunto dentro da organização esteja com o modelo de gestão bem claro e conciso para que todos entendam a importância e os ganhos que a ferramenta pode proporcionar. Não é um tarefa fácil e exige dedicação Full Time. É necessário que os envolvidos atuem de forma participativa e que o objetivo seja coletivo, caso contrário os resultados esperados não serão alcançados.

    Washington Filipe de Rezende Costa
    Curso : MBA em Logistica e Supply Chain
    Unidade : Una Guajajaras – Belo Horizonte – MG

  2. Claudinei Valgas disse:

    Concordo com o argumento do artigo, referente ao Lean Manufacturing ficou claro a sua explicação onde autor fez analogia com mesmo que aprender andar de bicicleta, pois precisa começar com segurança, não trabalhar de forma desordenada, utilizar de apoio de pessoas com experiência para aprender de maneira correta, no qual essa pessoa ira suportar nas diretrizes, o resultado obtido deve ser com foco ao longo prazo, tendo todas as pessoas com foco na solução de problemas pois são grandes oportunidades de melhorar, para isso deve-se ter como princípios os seguintes itens:
    1-perda inadmissível,
    2-zero desperdício,
    3-motivação e o mesmo que COMEÇAR,
    4-habito é extremamente importante pois é através dele que é o processo de CONTINUAR,
    5-possuir cultura de mudança, deixando para trás a tradicional,
    6-o líder exerce um papel muito importante pois terá a responsabilidade de motivar a equipe.
    O autor deixou bem claro que essa metodologia não se faz somente com leitura de um bom livro, mas de muito trabalho e disciplina, para que a equipe não venha se perder no meio do caminho.
    Claudinei Valgas UNA-SL

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×