Publicado em 07/07/2017
Neste artigo será fornecido informações sobre a importância da Gestão de Escopo na Gestão de Projetos. Em meio a algumas experiências negativas vividas como fruto de problemas na Gestão de Projetos, encontrei como principal falha a pouca importância dada a Gestão do Escopo e com isso elaborei este artigo, mostrando através de pesquisas via internet e livros e principalmente, guiada pelas indicações, regras e práticas do PMI (Project Management Institute) e seu Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge) quais os meios de se fazer uma Gestão de Escopo corretamente, com melhor aplicabilidade, trazendo eficácia para a Gestão de Projetos como um todo. Foi explanada toda sequência e processos necessários para elaboração dos documentos que fazem parte da Gestão do Escopo. Além disso, foi indicado os pontos negativos na elaboração de um Escopo falho ou até mesmo inexistente, assim como os pontos positivos da criação da Gestão do Escopo corretamente. Pude concluir que o gerenciamento do escopo é a base para a construção dos demais processos de gerenciamento de projeto. A definição do escopo é, talvez, a parte mais importante do processo de definição e planejamento antecipado já que se não soubermos quais são os limites do projeto, não teremos qualquer possibilidade de sucesso.
Leia o artigo completo, clique aqui.
Sobre o Autores:
Mariana da Silva Gazen. E-mail de contato: mariana.gazen@gmail.com
Contexto: Artigo Técnico apresentado ao curso de MBA em Gestão de Projetos em Engenharia e Arquitetura do IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Concordo plenamente com o artigo. Afinal a gestão do escopo é o conjunto de todos os requisitos necessários para a entrega completa do projeto. Quanto mais detalhado for o escopo, melhor será a compreensão de todos os envolvidos com relação ao que foi acordado para ser executado, assim como o que não deve ser feito. Neste caso, acredito que um dos grandes desafios do gerente de projetos é conseguir o engajamento de todas as partes interessadas durante o processo de definição do escopo. Uma boa prática para conseguir esse engajamento é envolver a equipe do projeto, clientes, patrocinadores e demais partes interessadas no desenvolvimento da declaração do escopo, bem como mante-los informados sobre o que será entregue. Dessa forma, cria-se a oportunidade para que o cliente considere que o que está pedindo está dentro do projeto e não seja necessária uma mudança de escopo durante o processo de execução.