Publicado em 10/08/2017
1) Quais os principais desafios para realizar a Gestão de Projetos em Portugal?
A legislação ser muito exaustiva mas sem grande definição da necessidade de Gestores de Projetos. A Gestão de projetos na área da construção já existe nos diversos intervenientes contudo não completamente formalizada nem com essa demonização, por exemplo, responsável de contrato. Devia ser mesmo uma formação especifica que as ordens profissionais tivessem e sem a qual não se podia desenvolver determinadas atividades.
2) O que o Governo e empresas em geral tem feito para atender critérios de Meio-ambiente e Sustentabilidade em seus Projetos?
A Sustentabilidade tem estado “na moda”, contudo ainda existe um grande caminho a percorrer. Já existem empresas que veem a Sustentabilidade como forma de marketing e promoção a investidores. Em termos de governo neste momento existe mesmo um programa de financiamento, com fundo europeus, para a área, que se chama POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Uso Eficiente dos Recursos.
3) Quais são os principais fatores de falha em Projetos nos quais você tem atuado? Qual o motivo?
Prazos muito curtos a nível do projeto, bem como orçamentos o que condiciona fortemente todo o processo. Em termos de prazos os projetos são solicitado “para ontem” porque todo o processo administrativo demora. Os orçamentos, em especial público, são limitados, querendo se fazer mais com pouco investimento. Todo o processo fica desde o início com diversas limitações que se vão refletir no produto final.
4) Qual o grau de profissionalização de empresas executoras de projetos, clientes e fornecedores?
Considero que é bastante satisfatório, existindo por vezes algumas limitações de conhecimento ao nível dos clientes. Por vezes os técnicos dos clientes não apresentam as qualificações necessárias para as funções que desempenham. Nos executoras de projetos já existe maior preocupação nas qualificações, bem como nos fornecedores, para garantirem terem a capacidade técnica necessária.
5) Como você prevê o futuro do Gerenciamento de Projetos em Portugal?
Quais movimentos já são percebidos?Green Project Management será o caminho! A Sustentabilidade está a ser o foco das organizações internacionais, por isso toda a cadeia de valor começar-se a focar e preocupar que os seus projetos tenham sustentabilidade. Atualmente já existem em Portugal diversos sistemas de avaliação da sustentabilidade, desde os territórios, à construção até à gestão de instalações.
Sobre a colunista:
Susana Lucas, Com duas licenciaturas e dois doutorados, sendo a última em Gestão Sustentável de Instalações Esportivas – no caso de Estádios de Futebol. É especialista nas áreas de manutenção preventiva, gestão sustentável de instalações, reabilitação e inovação. Possui mais de 10 anos de experiência em gestão de projetos. Lecionou durante os últimos 8 anos nas áreas de sua especialidade em diversas universidades como ESTBarreiro/IPS, tanto em licenciatura como em mestrado. Atualmente além de lecionar é pesquisadora convidada na Universidade de Coimbra, onde orienta mais de 10 dissertações de mestrado e coorienta um doutorado em gestão de esportes. É especialista em avaliação de projetos de financiamento ou de incentivos fiscais da Agência Nacional de Inovação. E-mail de contato: susanaalucas@gmail.com / Site: www.seibysusana.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta