Publicado em 22/10/2013
Por definição todo Gerente de Projeto é um líder, pelo simples fato de estar na posição em que está você é um líder e liderança consiste na arte de conduzir pessoas, profissionais, grupos e equipes a alcançar, com êxito, os resultados planejados.
E conduzir pessoas, gerenciar a equipe do projeto, é um fator essencial para o sucesso do seu projeto. Atualmente lidamos com a geração Y nos times de projetos, pessoas ansiosas por resultados e por uma rápida comunicação!
Temos diversos estilos de liderança que podemos utilizar durante o projeto e é recomendado que você use estilos diferentes em situações diferentes.
1. Liderança Coaching
Neste estilo de liderança você consegue identificar os pontos fortes e fracos dos membros da equipe e por consequência ajudá-los a trabalhar estes pontos.
Eu utilizo bastante estilo no momento de delegar as atividades, por exemplo, como vou delegar a elaboração de uma documentação/procedimento o qual deverá ser entregue ao cliente para um membro da equipe que não tem aptidão para isto?
Este estilo de liderança acaba resultando na geração de novos líderes, neste momento os líderes identificam novos líderes os quais podem assumir novos desafios/tarefas durante o projeto ou em novos projetos.
2. Diretivo
Quando você, Gerente de Projeto, fala sobre o projeto com a sua equipe, esclarece os papeis de cada um e informa qual é a sua expectativa sobre cada membro da equipe.
Eu gosto bastante de utilizar este estilo, pois é muito transparente, ou seja, sou muito claro com todos da equipe sobre as expectativas e objetivos do projeto. Principalmente quando estou gerenciando projetos que possuem como objetivo apresentar a metodologia de entrega de serviço da empresa, por exemplo. E o resultado de utilizar este estilo de liderança é que eu tenho uma equipe ciente dos acontecimentos do projeto e comprometida em alcançar os objetivos do mesmo.
3. Facilitador
Neste estilo de liderança o líder age como se fosse um garçom, ou seja, ajuda a equipe a sanar as necessidades.
Durante a execução do projeto acabo agindo bastante como um facilitador, como um garçom, ou seja, conforme a equipe do projeto tem necessidades eu os ajudo facilitando a saná-las, isto pode ser um esclarecimento do dicionário da EAP ou esclarecendo uma expectativa do projeto e etc.
4. Autocrático
Quem manda sou eu e pronto! Este é o estilo onde o Gerente de Projeto fica dizendo o que a equipe deve fazer o tempo todo, sem deixar que a equipe participe de decisões. Este estilo não é um dos meus favoritos, porém existem momentos que é necessário utilizá-lo.
Durante o projeto o Gerente de Projeto nunca deve se privar a utilizar um único estilo de liderança, para cada momento e/ou situação você deverá utilizar um estilo de liderança diferente.
Minha sugestão é que você utilize muito os estilos de coaching e o diretivo, recomendo estes dois estilos, pois são os que eu mais uso e tem dado bons resultados com as equipes que atuo, porém não deixe de fazer uma autoanalise e verificar qual é o estilo de liderança que mais se adequar a você e veja se o mesmo está fornecendo os resultados esperados.
Sobre o Colunista:
Daniel A Almeida, PMP, com 10 anos de experiência na área de tecnologia da informação e atuando como gerente de projetos desde 2009, certificado pelo PMI, sou engenheiro eletricista pelo Centro Universitário da FEI e pós-graduando em Administração Estratégica pela FIA. Autor do Blog Daniel Almeida (http://blogdanielalmeida.wordpress.com) o qual tem como objetivo discutir as melhores práticas de gerenciamento de projeto.
E-mail de contato: daalmeida@gmail.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta