Publicado em 06/04/2018
Os conflitos são quase inevitáveis quando se trabalha em equipe. Um projeto para atingir seus objetivos precisa de uma estruturada gestão de conflitos: tarefa complexa que exige muito tempo e competências específicas. Mas como obter sucesso na gestão de conflitos dentro da minha empresa e dos meus projetos? O primeiro passo é saber que os conflitos são inevitáveis e que, se adequadamente geridos, podem até trazer benefícios.
Nessas situações é possível aprender sobre os outros e até mesmo sobre nós. Mas viver constantemente em desacordo com o seu grupo é muito desagradável, não é mesmo? Além disso, se os conflitos não forem resolvidos / geridos de forma adequada podem trazer sérias consequências para as pessoas e para os projetos em que elas estão envolvidas. Como por exemplo, descontinuidades de relacionamentos ou, até mesmo, continuidade de relacionamento sem que ocorram alterações.
Causas da geração de conflitos
Geralmente os conflitos são provocados por causa da ineficácia na comunicação. Ela é necessária para gerir os conflitos e até mesmo reduzir os níveis potenciais de conflito: um comunicador competente deve ser extremamente cuidadoso na escolha das respostas. Compreender a natureza do conflito pode ajudar a identificar as situações e permite escolher a mais adequada estratégia resolver a questão.
Conheça alguns tipos de conflitos mais comuns no gerenciamento de projetos:
- Conflitos de prioridades: ocorre quando a visão dos membros do projeto são diferentes em relação as atividades que devem ser executadas para se atingir os objetivos e o sucesso do projeto;
- Conflitos de procedimentos administrativos;
- Conflitos referentes a opiniões técnicas;
- Conflitos com recursos humanos: acontecem entre o staff do projeto e as pessoas de outras áreas funcionais;
- Conflitos de custos;
- Conflitos de programação dos trabalhos;
Administração de Conflitos
O planejamento preventivo é a chave para manter o conflito em níveis administráveis. Segundo o Guia PMBOK [2000], a resolução de problemas envolve uma combinação entre a definição do problema e a tomada de decisão.
Para se definir qual é realmente o problema, precisamos fazer a distinção entre as causas e os sintomas. Os problemas podem ser internos, externos, técnicos, gerenciais ou, até mesmo, interpessoais. A tomada de decisão deve incluir a análise do problema, para identificar soluções e escolher uma delas. Uma vez tomadas, as decisões devem ser implementadas. A decisão também pode ser afetada pelo tempo, a decisão “correta” pode não ser a “melhor” decisão se for tomada muito cedo ou muito tarde. Abaixo algumas das técnicas usadas para gerenciar os conflitos citadas no Guia PMBOK:
- Colaborar ou resolver o problema: agrupar diversos pontos de vista e opiniões que acarreta no consenso e compromisso (necessita atitude de troca e diálogo);
- Comprometer ou reconciliar (negociação): encontrar soluções que tragam satisfação para os envolvidos (os dois / todos os lados ganham);
- Forçar ou direcionar (imposição): forçar um ponto de vista em detrimento dos outros (ganha-perde);
- Suavizar ou acomodar (panos quentes): enfatizar as áreas de acordo e não as diferenças;
- Recuar ou evitar (retirada): atrasar a entrada numa situação de conflito efetivo ou potencial e deixar para resolver mais tarde ou para que o problema seja resolvido por outros.
Vale lembrar que, bons profissionais concentram seus esforços na criação de um ambiente destinado a evitar conflitos. Na prática, os conflitos devem ser evitados através do planejamento e administrados à medida que aparecem.
Sobre o Colunista:
Hayala Curto, CEO da Seed e idealizador do software NetProject. Principal acionista da empresa, Hayala é mestrando em Informática pela PUC Minas, graduado em Ciência da Computação e tem MBA em Gerência de Projetos e Gestão Empresarial pela FGV. Tem mais de 15 anos de experiência coordenando projetos de TI. Especialista em plataforma WEB e Business Inteligence. Participou da criação e do desenvolvimento de diversos DataWarehouses e aplicações WEB corporativas para clientes como a Telemig Celular, Vale, Prefeitura de Betim, CEMIG, entre outros. É membro do PMI, Project Management Institute, atuante no capítulo de Minas Gerais, desde 2004. E-mail de contato: contato@seedintelligence.com / http://www.seedintelligence.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Os conflitos podem se originar de vários fatores. As pessoas possuem visões diferentes quando o assunto se refere a qual será a melhor decisão e a ser tomada em uma situação específica no ambiente corporativo. Cada indivíduo é influenciado de formas diversas, seja pelo modo de pensar, experiencias vividas ou até mesmo a cultura.
No entanto, a equipe e principalmente, o Gerente de projetos, precisa adotar uma posição de equilíbrio afim de solucionar qualquer situação que interfira na produtividade da equipe. Ouvindo, aprendendo, arbitrando e resolvendo.
Conforme citado no artigo “COMO GERENCIAR CONFLITOS QUE OCORREM EM EQUIPES DE PROJETOS” , os conflitos podem surgir desde Prioridades até Conflitos de Custos, exemplos que demonstram a importância do acompanhamento e gerenciamento de qualquer problema de comunicação, desde o patrocinador até o funcionário operacional.
Considera-se os conflitos , na maioria dos casos, como positivos, pois agregam valores e experiencias a qualquer profissional.
Sabe-se que alguns conflitos certamente nunca serão resolvidos por causa de medo, rigidez, intolerância, raiva, paranóia e outros aspectos emocionais negativos, bloqueadores de qualquer negociação.
Importante lembrarmos de quão é importante que o profissional que ocupa um cago de liderança evite conflitos sem qualquer relevância. É necessário que haja atitudes sensatas afim de administrar os conflitos da melhor maneira possível para que que não haja qualquer influência negativa no desenvolvimento de um projeto e todos suas áreas afins ( procedimentos administrativos, parte técnica, recursos humanos, custos e programação de trabalhos.
Rafael Deslandes Ribas – UNIBH
Muito interessante o artigo. Em projetos com prazo para conclusão, existe muita influência de interesses por partes dos participantes. Para que essa influência não se transforme em conflitos de ideias, é muito importante o planejamento e a comunicação contínua de todas as etapas e evolução do projeto. Importante o artigo ter destacado os tipos de conflitos mais comum no gerenciamento de um projeto, assim como as técnicas usadas para gerencia-los. No último parágrafo, nada melhor do que refletir sobre evitar os conflitos através do planejamento e sempre administra-los à medida que aparecem. Um gestor bem preparado, é essencial para o bem estar do ambiente profissional.
Mariana Munck – UNIBH
A grande questão quanto ao gerenciamento de conflito dentro de empresas e projetos é que esse local reúne pessoas com perfis, humores, ideias e crenças diferentes, além da ineficácia na comunicação, fazendo com que seja muito provável que conflitos ocorram. Entretanto há algumas medidas que se possa ser tomadas previamente e antecipadamente, o gestor nesse caso é fundamental para incentivar posicionamento e gerenciamento destes possíveis conflitos. Esse gestor deve demonstrar empatia, entender qual origem do conflito e escutar as partes envolvidas.
É de grande importância que se mantenha um planejamento antecipado das atividades a ser desenvolvidas e em caso de conflitos o gestor se capaz de definir o problema e tomar decisões para eficácia do trabalho.
Uma ferramenta importante para esse gerenciamento é o Feedback, onde deve refletir a postura do funcionário e o seu desempenho nas tarefas. Entretanto, ele sempre deve ser feito de forma individual e construtiva, pontuando-se situações que ocorram na prática para demonstrar ao funcionário o porquê do seu posicionamento. Isso gera uma relação de confiança e reduz conflitos.