Publicado em 19/10/2013
Não é surpresa para ninguém que vivemos a era da comunicação. Inúmeras informações são geradas a todo tempo e publicadas a cada minuto. Em todo mundo é assim, informações vêm e vão e todos tiram o proveito disto e da maneira como julgam ser melhor. Até mesmo, por quê não há como saber de tudo ou ficar a par de todos os acontecimentos e novidades do dia. Com a explosão da internet e a chegada dos notebooks, Smartphones, Tablets que possibilitaram a expansão das redes sociais o mundo passou a girar mais rápido. Quero dizer que, muitas informações chegam até você com uma rapidez incrível. Através de programas de comunicação como Facebook, Whatsapp, Linkedin, Twiter e Voxer você pode receber dezenas, centenas de novas informações esteja onde estiver. Mas como discernir quais informações são relevantes para o alcance de seus objetivos e quais são para tomar nosso tempo?
O uso das ferramentas de comunicação podem trazer ganhos de produtividade, quando usadas de maneira correta. Para Keelling (2002), a comunicação é fundamental à ação individual e ao esforço conjunto. Perder tempo com assuntos que não te trarão benefícios é realmente um prejuízo de tempo e intelecto. Seja para o trabalho ou em nossa vida pessoal, comunicar é imprescindível para que possamos ter êxito em tudo que empreendemos. Em um ambiente profissional a maneira que utilizamos para transmitir as informações precisa ser clara e objetiva para garantir que não hajam desvios e os resultados possam ser monitorados. Na vida pessoal isto também é importante, mas as ferramentas são ampliadas e a maneira de se expressar é mais flexível. Todo profissional precisa processar e transmitir informações utilizando as ferramentas corretas, a fim de garante um ganho de produtividade em sua vida. Quando existe uma comunicação clara e objetiva ela gera credibilidade e confiança ao receptor e com certeza irá repercutir e voltar como informação, feedback. Conforme Gido e Clements (2007) as comunicações efetivas dão credibilidade e constroem confiança, além de evitar boatos.
Os recursos e ferramentas de comunicação disponíveis na atualidade ampliaram nossa maneira de transmitir uma mensagem. Mas é exatamente por isto que todo cuidado é pouco no momento de utilizar estas ferramentas. Saber qual ferramenta utilizar e em qual situação, requer do profissional um discernimento do grau de importância da comunicação e principalmente do assunto a ser tratado. Então analisar e não ficar preso aos recursos tecnológicos faz bem para uma comunicação objetiva e produtiva. Não se prenda somente em escrever opte também por uma boa conversa ao pé do ouvido e reuniões informais. A proximidade nas conversas estabelece uma relação de intimidade entre os envolvidos e viabiliza a abertura de mais um canal direto.
Seja você um funcionário, gerente ou dono de uma empresa use as ferramentas de comunicação sempre em favor de uma boa produtividade. Estabeleça critérios e normas de uso dos recursos que possibilitarão ganho e não a perca de tempo. A comunicação quando produtiva é bem recebida se transforma em ação pelos receptores e sua resposta atende os requisitos para uma tomada de decisão objetiva da sua parte ou de quem a recebe.
Pense nisto, vamos pensar juntos!
Referências:
GIDO, Jack, CLEMENTS, P. James. Gestão de projetos. São Paulo: Cengage Learnig, 2011.
KEELLING, Ralph; Gestão de projetos : uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2002.
Sobre o Colunista:
Rogério Mendes é formado pelo CNSD em processamento de Dados é Bacharel em Administração pela FUNCESI. Com MBA em Gestão de projetos pelo PITÁGORAS-BH. Atua na área de planejamento na Concremat Engenharia.
E-mail de contato: rogerio@valenet.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta