Publicado em 15/06/2018
Hoje em dia, vantagem competitiva é um termo muito presente em empresas de todos os portes e segmentos de atuação. Acontece que, muitas das soluções para isso, são pensadas externamente — como campanhas para atrair novos consumidores. Mas na verdade, deve também existir um esforço interno e que seja potencializado pela eficácia da integração dos setores de uma empresa.
Essa postura pode trazer resultados promissores porque minimiza as competições desleais, estimula o desenvolvimento do trabalho em equipe e coloca todos na empresa em busca dos mesmos objetivos. Além disso, também humaniza as relações em sua empresa.
Você sabe como a integração dos setores de uma empresa pode ser o diferencial que faltava para gerar uma definitiva vantagem competitiva? Acompanhe!
O que significa a integração de setores de uma empresa?
Se você se identifica com o isolamento de áreas em sua própria empresa, onde ninguém conhece o processo produtivo do outro e, constantemente, percebe-se um abismo entre as necessidades de cada setor, é um sinal evidente de que não existe uma colaboração entre as áreas. Isso dificulta o planejamento e a tomada de ações para desenvolver qualitativamente a marca. Para você que ainda está se questionando a respeito da importância em trabalhar com a integração dos setores de uma empresa, vale entender que ela é muito benéfica por vários motivos. Um deles é:
Estabelecer a cultura organizacional da empresa
Basicamente, trata-se da construção de uma identidade e a promoção dela para todos os seus colaboradores. Com isso, ocorre mais diálogo, interação e compreensão a respeito do funcionamento da empresa como um todo.
Dessa maneira, as pessoas se ajudam, ouvem e trabalham coletivamente. Todos entendem o ciclo produtivo da empresa e deixam de culpar uma área, em especial, por algum problema, envolvendo-se como podem para solucioná-lo. Entretanto, para trabalhar os setores de uma empresa dessa maneira, é importante que algumas etapas sejam alinhadas para garantir essa transição de maneira prática e assertiva, como veremos a seguir.
Como fazer essa transição?
Tudo se inicia com um bom planejamento. Ou seja: identifique todas as etapas produtivas da empresa e avalie onde existem esses gargalos comunicativos.
A partir daí, podem ser elaboradas as ações mais convenientes para promover essa transição, em que são levadas em consideração as necessidades de cada departamento e o devido alinhamento com os objetivos da empresa. Para obter mais sucesso nesta etapa, é necessário contar com a colaboração de todos os envolvidos a pensar de maneira coletiva e não individualizada apenas em seu setor.
O processo seguinte consiste em otimizar o processo comunicativo — veremos mais a respeito de soluções tecnológicas que proporcionam esse resultado com eficiência — e em construir essa cultura de relações em todos os departamentos e níveis hierárquicos. Com toda a estrutura já planejada e alinhada para unir os setores de uma empresa, é hora de observar algumas ações que se traduzem em ótimos resultados para isso.
Envolva o RH no processo de integração
É nítida a importância em contar com o departamento de RH para centralizar e distribuir essa integração entre os setores de uma empresa. Com isso, é relevante que o setor capaz de dispor de todas as informações e objetivos dessa integração seja o RH, ajudando a sanar dúvidas, facilitar a transição e contribuir com a manutenção desse processo por meio do monitoramento constante da eficácia da integração.
Saiba a importância de uma meta coletiva
Como destacamos anteriormente, colocar um objetivo em comum para toda a empresa é a melhor maneira de erradicar as competições desleais ou as ações individualistas. Afinal, quando todos devem correr atrás das mesmas metas, não há por que individualizar as ações.
Por isso, é crucial que, no planejamento estratégico, conste a elaboração das estratégias e os objetivos a serem atingidos com cada ação. Idealmente, apenas os gestores sabem quais são e devem repassá-las aos seus colaboradores para que todos ajam em conjunto. Portanto, esse diálogo efetivo faz com que todos saibam qual papel desempenhar ao longo do período, para atingir os resultados pretendidos.
Entenda a relevância do endomarketing no processo
O endomarketing é uma eficaz tradução da integração de setores de uma empresa. Afinal, ele também é conhecido como “marketing interno” e o conceito prega justamente a criação de valores para preparar o terreno a ser explorado no cumprimento de metas. Quando o alinhamento e os objetivos são definidos, o endomarketing coloca os líderes de cada setor em ação. Assim, ele visa a construção de ações que foquem no desenvolvimento de suas respectivas áreas, mas em alinhamento com as ações de outros departamentos.
A integração dos novos colaboradores
Talvez esta seja a ação mais popular para integrar os setores de uma empresa. Isso porque, quando os colaboradores são apresentados e conhecem cada departamento da empresa, eles também avaliam melhor o fluxo de trabalho como um todo.
Consequentemente, ao iniciar o seu trabalho, ele já sabe quais ações precedem a sua e quais processos virão após a conclusão do seu trabalho. Isso permite uma integração maior, uma compreensão eficiente do que fazer ou não fazer e quais podem ser os problemas decorrentes de cada etapa produtiva — o que facilita a tomada de decisão para solucioná-los.
O job rotation (rotação de colaboradores) na empresa
Quer solução mais prática para gerar a compreensão de seus semelhantes do que fazê-los experimentar tudo aquilo que você vivencia? Uma solução que tem se tornado popular é o job rotation, que coloca os colaboradores para desempenhar outras atividades na empresa, além das suas, por um período determinado. Assim, ele compreende na prática tudo aquilo que cerca as suas atividades e quais os desafios enfrentados no dia a dia.
Promova eventos internos
Pode ser algo simples ou uma festa de fim de ano, por exemplo, mas o importante é fazer com que as áreas interajam mais fora do convívio corporativo. Isso ajuda a estreitar os laços e a desenvolver relações pessoais, que tornam o ambiente de trabalho mais leve, dinâmico e harmônico.
Use tecnologias para melhorar a comunicação
Por fim, os softwares de gestão são uma das tecnologias que têm atribuído múltiplas facilidades para integrar os setores de uma empresa. Isso porque ele coloca na tela do computador ou do seu dispositivo móvel todo tipo de informação relevante ao processo de trabalho. Assim, existe menos cobrança, mais compreensão e um dinamismo melhor para se comunicar e avaliar as melhores alternativas para cada novo desafio que surgir.
Sobre o Autor:
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