Publicado em 09/11/2013
A flexibilidade do método de Gerenciamento de Projetos PRINCE2 é tão fantástica, que possibilitou que o mesmo seja o mais popular no mundo. São mais de 1.000.000 de profissionais certificados. Atualmente, pode-se dizer que, a cada 4 minutos, 1 certificado é emitido.
Além do Manual Oficial do PRINCE2 em Português, os exames PRINCE2 Foundation e PRINCE2 Practitioner também estão disponíveis em Português. Veja como fazer seu exame PRINCE2 Foundation (Exame PRINCE2 Foundation em Português) e aproveite para conhecer alguns benefícios ao se adotar o PRINCE2.Você poderá usar o PRINCE2 junto com outras abordagens de Gestão de Projetos e outros frameworks. Veja como usar oPRINCE2 com o SCRUM. Você também poderá usar o PRINCE2 com o ITIL – Information Technology Infrastructure Library – Biblioteca da Infraestrutura da Tecnologia da Informação.
De acordo com framework da biblioteca ITIL, os serviços de TI devem ser tratados através de um ciclo de vida que contém algumas fases, a saber:
- Estratégia do Serviço – para projetar, desenvolver e implementar o gerenciamento de serviços, não apenas como uma capacidade organizacional, mas também como um ativo estratégico. Em outras palavras, o direcionamento estratégico e criação/gestão de demandas.
- Desenho do Serviço – para orientar o projeto de desenvolvimento de serviços e processos de gerenciamento de serviços. Ou seja, o planejamento de como desenvolver e manter o serviço.
- Transição do Serviço – para orientar o desenvolvimento de recursos para a implementação de serviços novos ou modificados na operação de TI. Ou seja, a construção, validação e verificação do serviço.
- Operação do Serviço – para prover direcionamento em como entregar e suportar serviços de forma efetiva e eficiente, garantindo a entrega de valor para o cliente.
- Melhoria Contínua – para prover direcionamento na identificação e implementação de melhorias dos serviços de TI que suportam os processos de negócio. Em outras palavras, é onde também podem surgir novas demandas para o serviço.
Durante os momentos de Definição Estratégica do Serviço ou de Melhoria Contínua do Serviço, podem surgir novas demandas que irão se tornar a Proposição do Projeto no PRINCE2 (veja a figura abaixo). Também, necessidades identificadas pela Gerência Corporativa ou de Programa (proposições de Projeto) podem ser verificadas junto aos processos existentes da Definição Estratégica do Serviço ou da Melhoria Contínua do Serviço do framework ITIL.
A fase de Desenho do Serviço está bastante alinhada ao processo IP (Initiating a Project) do PRINCE2, pois é onde haverá o planejamento do projeto.
O desenvolvimento no framework ITIL ocorrerá exatamente na fase chamada de Transição do Serviço, que no PRINCE2 é examente o estágio de entrega. Durante o processo Controlling a Stage (CS) os pacotes de trabalho serão definidos e então desenvolvidos através do Managing a Product Delivery (MP) do PRINCE2. Em outras palavras o CS e o MP estão extremamente ligados à Transição do Serviço.
É durante a fase Transição de Serviço que também ocorrem atividades relacionadas ao Closing a Project (CP) do PRINCE2. Também no CP haverá atividades relacionadas à Operação do Serviço, para que se possa passar o produto para a Operação.
Durante a fase Operação de Serviço, do ITIL, haverá muitas outras atividades não relacionadas ao PRINCE2, pois tratam-se de atividades de rotina. Isso também ocorre com a fase de Melhoria Contínua.
Toda essa comparação serve para mostrar como você materializa o ITIL através do PRINCE2, mais especificamente ao criar serviço ou melhorar um serviço existente – ou seja – a parte de projeto.
Somente efetue seu treinamento PRINCE2 em uma Organização Credenciada (ATO – Accredited Training Organization) como a Management Plaza. Somente uma ATO poderá lhe auxiliar para uma melhor qualidade de treinamento e também para efetuar os exames oficiais.
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Sobre o Colunista:
Ernani Marques, MBA, PRINCE2, PgMP/PMP, CBAP, mais de 25 anos de experiência em TI, dos quais 10 foram dedicados no Gerenciamento de Projetos de TI para área de Cash Management Internacional. Profissional em Instituições Financeiras para corporativos e de varejo. É graduado em Economia pela USP, MBA Empresarial Fundação Dom Cabral, pós-graduado em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação pela FGV/ Ohio University. Atualmente é consultor e instrutor de projetos, programas, portfólios e analise de negócios.
E-mail de contato: contatosp@mpplaza.com.br
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