Publicado em 16/11/2013
A flexibilidade do método de Gerenciamento de Projetos PRINCE2 é tão fantástica, que possibilitou que o mesmo seja o mais popular no mundo. São mais de 1.000.000 de profissionais certificados. Atualmente, pode-se dizer que, a cada 4 minutos, 1 certificado é emitido.
Estão disponíveis o Manual Oficial do PRINCE2 em português, o exame PRINCE2 Foundation em Português e o exame PRINCE2 Practitioner em Português também. Veja como fazer seu exame PRINCE2 Foundation (Exame PRINCE2 Foundation em Português) e aproveite para conhecer alguns benefícios ao se adotar o PRINCE2.
Você poderá usar o PRINCE2 junto com outras abordagens de Gestão de Projetos, outros frameworks ou guias de boas práticas. Veja como usar o PRINCE2 com o SCRUM. Você também poderá usar o PRINCE2 com o ITIL – Information Technology Infrastructure Library – Biblioteca da Infraestrutura da Tecnologia da Informação.
Saiba um pouco mais sobre o PRINCE2 (uma breve introdução sobre o PRINCE2) e sobre os processos do PRINCE2 (breve introdução sobre os Processos do PRINCE2).
Aqui daremos uma idéia em como materializar as boas práticas compiladas no Guia PMBOK® do PMI (Project Management Institute) através da metodologia de gerenciamento de projetos PRINCE2. Não se trata de um artigo exaustivo em relação às possibilidades de utilização do Método PRINCE2 com o PMBOK mas, sim, uma referência.
O PMBOK apresenta processos que são agrupados nos grupos Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, e Encerramento (nomes que são bem intuitivos). Os diversos processos interagem-se, e muito, como mostrado na figura abaixo.
Project Management Institute, A Guide to the Project Management Body of Knowledge, (PMBOK®Guide) – Fifth Edition, Project Management Institute, Inc., 2011, Figure 3-2, Page 51.
Já no método PRINCE2 os processos são 7: Starting up a Project, Directing a Project, Initiating a Project, Controlling a Stage, Managing a Stage Boundary, Managing a Product Delivery e Closing a Project. Em um projeto conduzido com a metodologia PRINCE2 teríamos:
Uma diferença importante entre o PMBOK e PRINCE2 relaciona-se às filosofias implícitas. O PMBOK implica que “gerenciamento de projetos” é o trabalho de um gerente de projeto, enquanto que em PRINCE2 “gerenciamento de projetos” é o processo que as organizações utilizam para governar e entregar projetos. As organizações alinhadas ao PMBOK poderiam assegurar que o gerente do projeto é responsável pelo sucesso de um projeto. Já sob o PRINCE2, o gerente do projeto nunca é responsável perante a organização pelo sucesso de um projeto; é apenas responsável perante o Conselho Diretor do Projeto, que é responsabilizado pela organização como um todo.
No PRINCE2 as lições aprendidas são trabalhadas constantemente, porém na concepção de que lição somente é aprendida quando aplicada.
Através dessa breve comparação você pode verificar como implementar o PMBOK através do PRINCE2. Uma organização não precisa criar uma metodologia de gerenciamento de projetos, basta adotar uma pronta (e de sucesso, como o PRINCE2).
Somente efetue seu treinamento PRINCE2 em uma Organização Credenciada (ATO – Accredited Training Organization) como a Management Plaza. Somente uma ATO poderá lhe auxiliar para uma melhor qualidade de treinamento e também para efetuar os exames oficiais.
A Management Plaza pode ajudar você a fazer parte desse time.
Para saber mais sobre mais PRINCE2®, acesse o SIG-PadrõesGP.
Sobre o Colunista:
Ernani Marques, MBA, PRINCE2, PgMP/PMP, CBAP, mais de 25 anos de experiência em TI, dos quais 10 foram dedicados no Gerenciamento de Projetos de TI para área de Cash Management Internacional. Profissional em Instituições Financeiras para corporativos e de varejo. É graduado em Economia pela USP, MBA Empresarial Fundação Dom Cabral, pós-graduado em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação pela FGV/ Ohio University. Atualmente é consultor e instrutor de projetos, programas, portfólios e analise de negócios.
E-mail de contato: contatosp@mpplaza.com.br
Faça curso para certificação PRINCE2® no Brasil, consulte a Management Plaza, clique aqui.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta