Publicado em 12/11/2013
Entregar dentro do prazo acordado parece uma coisa óbvia dentro das negociações empresariais, no entanto, na prática o que acontece é exatamente o contrário. As organizações em meio a várias preocupações existentes nos projetos se esquecem de controlar o tempo e quando percebem os prazos já estão estourados e lá na outra ponta um cliente extremamente frustrado por não ter recebido aquilo que lhe foi prometido. Essa “praga” acontece em empreendimentos dos mais diversos tamanhos desde um apartamento de 42 m até um estádio de futebol que vai comportar sessenta mil pessoas. Infelizmente entregar fora do prazo no Brasil já virou cultural.
Mas porque isso acontece, será que as pessoas saem de casa de manhã para o trabalho pensando em como atrasar a entrega dos projetos? É óbvio que não, com certeza, os profissionais são cheios de boas intenções, mas o que realmente falta são duas coisas, a primeira se chama análise crítica de requisitos, ou seja, devemos analisar o escopo do empreendimento antes mesmo de assumir o compromisso em iniciar o projeto. Quando a analise critica é mal feita a consequência com certeza vai ser a falha na execução do projeto em alguma de suas etapas e consequentemente culminará no prazo pois com o advento do retrabalho o cronograma do empreendimento com certeza ficará prejudicado.
A segunda coisa que atrapalha o cumprimento dos prazos é a falta de planejamento, nossa cultura é a da não padronização e também a da falta de planejamento, primeiro a gente faz depois vai ver se da certo. Acontece que esta atitude é completamente errônea, precisamos incorporar o planejamento em nossas atividades diárias, não aquele planejamento para “inglês” ver, ou então só pra mostrar para o cliente, precisamos de verdade prever gargalos, e também saber lidar com os imprevistos, temos que ter sempre um plano “B” no esforço de entregar o projeto dentro do prazo e na qualidade contratada, pois também não adianta entregar no prazo e o projeto ter várias falhas e baixa qualidade.
Com essas duas atitudes, análise critica bem feita e um bom planejamento, com certeza evitaremos vários transtornos e inconsequências advindas das entregas fora do prazo.
Mas o título desse é artigo é: AS CONSEQUÊNCIAS DA ENTREGA FORA DO PRAZO ACORDADO, então, vamos ver quais são estas consequências:
- Insatisfação total dos clientes pelo não cumprimento dos prazos;
- Perda de credibilidade no mercado;
- Impacto no faturamento pelo não recebimento na data combinada;
- Desmotivação na equipe;
- Atraso nas atividades dos clientes;
- Possíveis ações judiciais devido a descumprimento contratuais;
- Pagamento de multas;
- etc.
Diante de todos os fatos apresentados acima vale a pena dar atenção ao planejamento dos prazos contratuais, pois isso influenciará enormemente na retenção ou não dos clientes já conquistados.
Pense nisso e não deixe a questão do cumprimento de prazos de lado.
Sobre o Colunista:
Mário Lúcio F. Paiva é consultor especialista em gestão empresarial, com mais de 15 anos de experiência, Auditor Líder nas normas ISO 9001 e ISO 14001, graduado em Normalização e Qualidade Industrial pelo CEFET-MG e pós-graduando em Gestão da Excelência nas Organizações pelas faculdades Pedro Leopoldo. Professor nas Faculdades UNI-BH, UNA e Pitágoras. Consultor credenciado junto a FIEMG e Prefeitura Municipal de Contagem-MG. Diretor da TNQ CONSULTORIA (www.tnq.com.br e venha curtir a Fanpage da TNQ).
E-mail de contato: contato@tnq.com.br .
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Mário,
Parabéns, você cita tópicos importantes, ou seja, condições necessárias para o sucesso, apenas gostaria de fazer dois comentários:
1 – Infelizmente o atraso em projetos, segundo pesquisa KPMG, não é privilégio do Brasil – em meus estudos observo que este é o “estado da arte” em projetos;
2 – Existe uma causa raiz para esses atrasos, eu denominei-a de “Viés de Convergência”, após entender isto é fácil observar que “na prática” Planejamos para atrasar!