Publicado em 27/11/2013
Muitas empresas estão adotando a estrutura de gerenciamento de projetos no seu dia-a-dia, abrangendo nos custos, prazos, aquisição, qualidade, dentre outros. O que é um projeto? O que é gerenciamento de projeto? Vamos compreender os conceitos fundamentais em gerenciamento.
Definições de Projeto
Um projeto é uma operação com restrições de custos e prazos, caracterizada por um conjunto definido de entregas (o escopo que cumpre os objetivos do projeto), com base em normas e requisitos de qualidade. (IPMA BRASIL 2012).
Um projeto é “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMI, 2008).
Para entendermos melhor o conceito de projeto é importante detalharmos em suas principais características: ser temporário, criar produtos, serviços ou resultado exclusivo. Veja:
Temporário: indica que todo projeto tem um início, meio e fim definidos. Um projeto é considerado finalizado, somente, quando todos os seus objetivos forem obtidos ou então quando se concluiu que os mesmos não serão ou até mesmo não poderão ser atingidos. Considera-se também que um projeto se encerrou, quando a execução desse não é mais necessária. A sua natureza temporária não significa que ele seja de curta duração, na verdade, os projetos são criados para dar origem a produtos duradouros, apesar do projeto propriamente dito ser temporário. Por exemplo, um projeto que tem como meta a criação de uma escola, um software ou uma biblioteca pode ser considerado de curto prazo quando comparado ao tempo esperado de durabilidade e de exploração do produto gerado por ele, isto quer dizer que um projeto pode ter impacto social, econômico e ambiental com duração mais longa que seu prazo de execução.
Produtos, serviços ou resultado exclusivos: em um projeto desenvolve-se um empreendimento não repetitivo, ou seja, sua proposta é criar um resultado único com entregas sempre exclusivas. Cada projeto é único e gera um produto, serviço ou resultado exclusivos, podendo ser:
- A geração de um produto que pode ser um item final ou um item componente de outro item, como por exemplo, um software;
- A capacidade de realizar um serviço, como funções de negócios que dão suporte à produção ou à distribuição, como por exemplo, um método que verifica a viabilidade de se empreender um negócio;
- Um resultado, como um produto ou um documento. Por exemplo: quando um projeto de pesquisa desenvolve um conhecimento na área da saúde que pode ser usado para beneficiar a sociedade.
Definição de projeto conforme PMBOK
Fonte: Universidade Federal Rural de Pernambuco
O projeto também se caracteriza por ser elaborado progressivamente, isto é, ele é desenvolvido por etapas e suas características distintas são mais bem detalhadas à medida que o projeto é entendido (MULCAHY, 2007).
O que é gerenciamento de projetos?
Embora aparentemente o tema gerenciamento de projetos seja relativamente recente, estudos mostram que essa prática já vem sendo utilizada há muitos século (VALLE, 2011). A humanidade vem planejando e gerenciando projetos tais como a construção de estradas e megaestruturas – como as pirâmides do Egito, a muralha da China ou o Coliseu em Roma – desde o início da civilização. Mesmo sem as ferramentas, técnicas e metodologias que temos atualmente, as pessoas utilizavam a gestão de projeto para determinar prazos, controlar custos, programar materiais e recursos e avaliar riscos (PMI-MG, 2011).
Com o passar do tempo, percebeu-se que técnicas como: controle de custos, criação de prazos, aquisição de recursos e gerenciamento de riscos, poderiam ser aplicadas a uma ampla série de projetos. Ainda que o gerenciamento de projetos seja uma prática já existente há séculos, o seu reconhecimento formal como profissão só aconteceu após a 2a Guerra Mundial (PMI-MG, 2011).
Considerações finais
Um projeto é um empreendimento temporário, único, não repetitivo e sempre exclusivas. O gerenciamento de projeto aplicada de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, prazo, custo e qualidade.
O gerenciamento se refere à ação e ao efeito de administrar ou gerenciar um negócio. Através de um gerenciamento se levarão a cabo diversas diligências, trâmites, as quais conduzirão ao lucro de um objetivo determinado, de um negócio ou de um desejo que leva longo tempo em planos, como se diz popularmente.
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Sobre o Colunista:
Luiz Cláudio de Faria Pimenta, especialista em Gestão de Projetos de Engenharia pelo IEC-PUC-MG, Engenheiro Eletricista com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela PUC-MG, Proficiência em Língua Inglesa – Universidade de Michigan – USA, Técnico em Eletrônica pelo COLTEC-UFMG. Professor de Pós Graduação em Gestão de Projetos na Faculdade Pitágoras BH, Betim, e Contagem. Grande experiência na implantação, manutenção e melhoria contínua da norma ISO 9001, desde as definições preliminares, elaboração de todos os procedimentos da qualidade, manual da qualidade, comitê de gestão, comprometimento da alta direção e todos os processos e técnicas eficazes na implantação e melhoria contínua. Atuação em consultoria, gestão, coordenação, implantação de projetos e obras de telecomunicações, bilhetagem eletrônica, e empreendimentos técnicos.
E-mail de contato: pimenta-luiz@ig.com.br.
Contexto: este artigo e outros fazem parte do material sobre Gerenciamento de Projetos: Desenvolvendo Competências Técnicas e Comportamentais da Saletto Engenharia de Serviços.
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