Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Equipe de Projeto precisa ser orientada para resultados

Publicado em 04/12/2013

Orientação para resultados significa focar a atenção da equipe em objetivos importantes para conseguir resultados otimizados para todas as partes interessadas. O gerente do projeto tem que garantir que os resultados do projeto satisfaçam as partes interessadas relevantes. Isto também se aplica a quaisquer alterações acordadas durante o curso do projeto. Muito embora focando a sua atenção nos resultados, ainda assim o gerente do projeto precisa manter uma conscientização e reagir a quaisquer problemas éticos, legais, ou ambientais que afetem o projeto.

Sem títuloFoco em objetivos importantes
Fonte: arielnobrecoaching.com, 2013

Os resultados do projeto podem ser agrupados em resultados do projeto, resultados do cliente, resultados das pessoas, e resultados aplicáveis a as partes interessadas. Desta maneira, os diferentes resultados exigidos pelas várias partes interessadas podem ser definidos no início do projeto. O gerente do projeto tem que gerenciar estes resultados para entregar soluções satisfatórias.

Esta competência no comportamento do gerenciamento do projeto está intimamente ligada ao sucesso do projeto. O gerente do projeto não é pago pelo fato de trabalhar arduamente, nem pelos planos ou relatórios que ele apresenta, nem pelo fato de que todos trabalham com afinco. Ele é pago para obter os resultados do projeto. Para entregar os resultados exigidos pelas partes interessadas relevantes, o gerente do projeto deve avaliar o que os diferentes participantes do projeto gostariam de receber dele para si próprios. O gerente do projeto tem que gerenciar a mobilização e o desenvolvimento da equipe, levando em consideração as expectativas das partes interessadas.

Ações sugeridas

Algumas ações podem ser realizadas objetivando uma orientação para resultados maior e mais efetiva. Por exemplo, definir os resultados (objetivos, produtos) do projeto esperados por todas as partes, de uma maneira clara e sem ambiguidades. Outra opção seria agrupar os resultados naqueles para os clientes, para a equipe do projeto, e para as partes interessadas.

Também é possível ser explícito com relação a quais expectativas da parte interessada não farão parte dos objetivos do projeto e quais resultados ou produtos serão entregues bem como determinar o caminho crítico para o projeto, comunicar isto a todas as partes, e obter a sua aceitação.

Outras opções são completar o plano do projeto, prestando atenção aos ganhos rápidos. Comunicar o plano e conseguir a sua aceitação; repetir estes passos durante o projeto para gerenciar os riscos, oportunidades, alterações, e expectativas; esforçar-se para obter aperfeiçoamentos contínuos, fornecendo um feedback sistemático às partes interessadas sobre o desempenho da equipe do projeto; comunicar os bons desempenhos e resultados do projeto às partes interessadas. Prestar uma atenção especial aos ganhos rápidos.

Por fim, comparar o desempenho do projeto e os resultados obtidos com os parâmetros acordados do projeto, além de documentar as lições aprendidas e implementar as alterações em futuros projetos ou fases do projeto.

Tópicos relacionados

Importante salientar que a orientação por resultados possui forte relação com outros tópicos como Aperfeiçoamento contínuo, Comunicação, Delegação, Eficiência, Empreendedorismo, Integração de aspectos sociais, técnicos, e ambientais, Gerenciamento das expectativas das partes interessadas e Gerenciamento dos riscos, alterações, e configurações.

Padrões Comportamentais

A seguir são apresentados exemplos e contraexemplos de comportamentos adequados em relação à orientação para resultados.

Comportamentos adequados Comportamentos que requerem aperfeiçoamento
Comporta-se como um empreendedor Está meramente seguindo ordens
Demonstra uma capacidade de fazer com que as coisas sejam feitas Não consegue fazer com que as coisas sejam feitas
Procura continuamente possíveis aperfeiçoamentos e desafia o status quo Aceita constantemente as coisas da maneira como são. Não desafia o status quo
Sempre procura soluções para os problemas, a fim de que o plano não precise ser alterado. Não é criativo na descoberta de soluções para os problemas. Faz dos problemas uma mudança
É motivado pelas oportunidades, sem ter aversão aos riscos. Tem aversão a riscos e ignora as oportunidades
Mantém um olho aberto a novos desenvolvimentos e oportunidades (por exemplo: novas tecnologias, mercados, concorrentes, e assim por diante) que afetem o projeto, e reage apropriadamente. Mantém-se dentro dos limites aceitáveis e despreza novos desenvolvimentos e oportunidades relevantes e que afetam o projeto
Gerencia ativamente as partes interessadas Negligencia as partes interessadas
Gerencia as expectativas de maneira aberta e adequada; entrega os produtos de acordo com as expectativas ou as excede. Não é claro no gerenciamento das expectativas ou coloca as expectativas a um nível demasiadamente alto
Mantém atenção nos detalhes, mas não à custa da visão global. Não se atém a detalhes relevantes. Perde a visão maior

Exemplos e contraexemplos de comportamentos adequados em relação à orientação por resultados

Considerações finais

Portanto, é preciso compartilhar informações de projeto com a Equipe de Projeto. As decisões do projeto precisam ser tomadas com base de informações bem entendidas e explicitadas na busca do sucesso do projeto.

Referências Bibliográficas:

  • AGUIAR, Sílvio. Integração das Ferramentas da Qualidade ao PDCA e ao Programa Seis Sigma – Volume 1. Belo Horizonte, Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2002.
  • BULGACOV, Sergio [organizador]. Manual de gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 1999.
  • COUTINHO, I A. Estudo da Aderência dos Processos de Gestão de Projetos em Empresas de Engenharia Consultiva de Belo Horizonte. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade FUMEC.
  • CRUZ, Tadeu. Sistemas de Informações Gerenciais; Tecnologia da Informação e a Empresa do Século XXI. 2.ª Edição. São Paulo: Atlas, 2000.
  • DINSMORE, Paul Campbell “Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos: livro-base de Preparação para Certificação PMP© – Project Management Professional” / Supervisão: Paul Campbell Dinsmore; coordenação: Adriane Monteiro Cavaliere Barbosa. 2ed. – Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.
  • INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. Governança Corporativa. Disponível no site: http://www.ibgc.org.br
  •  Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI). PMI-MG. Disponível em: <http://www.pmimg.org.br/pmi.htm>. Acessado em: 16 out. 2013.
  •  Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI). PMI-PE. As habilidades do gerente de projetos: um fator de sucesso para as organizações. Disponível em: <http://www.pmipe.org.br/web/arquivos/Perfil_Gerente_de_Projetos_pmipe.pdf>. Acessado em: 29 nov. 2011.
  •  KERZNER, H. Project management: a systems aprouch to planning, scheduling and controlling. New York: John Wiley & Sons, inc, 1992.
  •  Manual Prince2 (PRojects IN Controlled Environments). Electronic On-Line Manual. Central Computer and Telecommunications Agency, 2013.
  • MOREIRA, M & BERNARDES, S. Microsoft Project 2010 – Gestão e Desenvolvimento de Projetos. São Paulo: Editora Érica, 2010.
  • MULCAHY, Rita. Preparatório para o Exame de PMP. USA: Editora RMC, 2007.
  • NCB Nacional Competence Baseline (versão 3.0,r.3.1) IPMA – Referencial Brasileiro de Competências – http://ipma.ch – http://ipmabrasil.org
  • PMBOK. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 5ed., 2013 – Draft in Portuguese- PMI. Distribuído por PMI – Project Management Institute.
  • PRADO, Darci dos Santos do. Planejamento e Controle de Projetos. 4. ed.Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2001.
  • Project Manager Competency Development (PMCD) Second Edition PMI. Project Management Institute, 2007.
  • RBC – BRAZILIAN NATIONAL COMPETENCE BASELINE – Referencial Brasileiro de Competências em Gerenciamento de Projetos. ABGP – Associação Brasileira de Gerenciamento de Projetos. IPMA – International Project Management Association. Março 2004.
  • TRENTIM, M. H. Gerenciamento de Projetos: guia para as certificações. São Paulo: Atlas, 2011.
  • VALLE, A. B.; SOARES, C. A. P.; FINOCCHIO JÚNIOR, J.; SILVA, L S. F. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV., 2010.
  • MULCAHY, R. Preparatório para o Exame de PMP. RMC PUBLISHING, 7ª edição, 2011.
  • IPMA Brasil. Nacional Competence Baseline. IPMA, versão 3.0,r.3.1, 2012
  • PMI. PMBOK. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – Draft in Portuguese. PMI, 5ª edição, 2013
  • Project Manager Competency Development (PMCD) Second Edition PMI. Project Management Institute, 2007.
  •  Goleman, Daniel. Inteligência Emocional
  •  http://super.abril.com.br/cultura/dilemas-morais-voce-faria-447542.shtml
  •  http://www.codigodeconduta.org/eticaemoral.php
  •  MACÊDO, I. I. M. Apostila de ética e responsabilidade profissional. FGV, 2011.
  •  http://www.excellencestudio.com.br/disciplina/o-que-e-disciplina.htm
  •  http://noticias.universia.pt/destaque/noticia/2013/03/04/1007188/os-6-segredos-ter-mais-disciplina.html

Sobre o Colunista:

Eng. Alysson Ribeiro das Neves, Gestor, consultor, professor, palestrante. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Eng. Eletrônico e Telecom. pela PUC/MG. Certificados PMP, PMI-ACP, CAPM, CSPO e CSM. Experiência de 16 anos, obtida em atividades como desenvolvimento para TI e TA, gerenciamento de projetos, programas e portfólio.

E-mail de contato: alysson.r.n@hotmail.com

Contexto: este artigo e outros fazem parte do material sobre Gerenciamento de Projetos: Desenvolvendo Competências Técnicas e Comportamentais da Saletto Engenharia de Serviços.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×