Publicado em 13/12/2013
Ficar desempregado foi e sempre será um momento de grande desconforto para qualquer profissional, seja ele com muita ou com pouca qualificação.
Para os que dedicam boa parte financeira e temporal à qualificação, ficar desempregado, sem horizontes ou novas perspectivas, é realmente muito deprimente, pois este é o momento em que um ligeiro filme se processa e surgem as inevitáveis perguntas: onde foi que errei?
Versículos bíblicos já falavam que nem só do pão viverá o homem e esta é uma frase com mais de três mil anos citada pelo Senhor Jesus, no deserto, depois de quarenta dias sem comer e pesquisas mostram e comprovam que até mesmo desempregado é possível ter sucesso, talvez até mais do que no seu antigo trabalho.
Mas para o Desempregado, é essencial que este indivíduo continue a investir em educação (cursos online gratuitos é uma boa opção), elaborando um currículo cada vez mais atraente para divulgação ou para então, iniciar o seu próprio negócio. Não podemos deixar de citar o SEBRAE que é o maior orientador de negócios para todos os públicos.
Uma dica fundamental para quem está nesta situação é se mantiver em atividade, seja com trabalhos freelancer, realizando cursos à distância ou executando trabalhos voluntários, onde o profissional pode executar atividades que acrescentem às suas competências, mas o mais promissor pode ser investir seu tempo e algum dinheiro naquilo que se é realmente bom e que está na busca de muitos.
Exemplo disto são os diversos serviços que chegam a nosso e-mail diariamente, coisas que nem sequer sabíamos que estava tão próximo e então passamos a encarar como uma necessidade. O importante é conhecer suas habilidades, jogo de cintura para negociação, atendimento ao cliente, gestão de processos, e então, mãos a obra.
Franquear um produto ou um serviço é um excelente negócio, pois é a chance que o empreendedor tem de ampliar sua oferta para demais localidades, porém, requer do franqueador um estudo detalhado da proposta a ser vendida, de forma que esta seja atraente além da elaboração de um plano de negócios que dê ao franqueado a segurança do tempo necessário para recuperar o valor investido e obter os reais lucros do negócio. Faz-se necessário também, apresentar um plano de consultoria, visitas periódicas, treinamentos específicos para que o negócio seja um sucesso.
Entre os pequenos negócios mais rentáveis, pesquisas apontam o ramo alimentício como um dos mais promissores, como no exemplo, os fast food’s, com a nova lei para as empregadas domésticas, as famílias brasileiras procuram ainda mais este tipo de serviço, e os mais procurados sem sombra de dúvidas são: as pizzas, crepes, massas, espetinhos e comida chinesa.
Outro negócio bastante lucrativo, são as casas de realização de eventos, cresce a cada dia a procura para estes fins, pois ninguém quer dedicar tempo a este tipo de serviço.
Não podemos esquecer-nos da indústria da moda, seja ela feminina ou masculina, como de decoração de ambientes, todos os produtos e serviços oferecidos neste setor são sucesso garantido, mas requer do empreendedor uma busca constante pelas novidades, ou seja, não necessita apenas de investimento financeiro, mas de tempo e bom gosto.
Recrutadores de mão de obra especializada. Quem de nós não busca ou se cadastra neste tipo de site? Trata-se de um serviço que exige do empreendedor “correr o trecho”, localizar os locais que necessitam desses profissionais, sejam faxineiras, babás, cozinheiras até fisioterapeutas, engenheiros, administradores.
Pet shop’s. Quem de nós não conhece ou gasta um bom dinheiro neste tipo de estabelecimento? É um mercado que dispensa comentários.
Escolas para férias, academias, serviços fisioterapeuticos Home Care, distribuidores de bebidas, Atelier de costura, lava jatos, enfim, uma série de pequenos e bons negócios pode melhorar a vida de qualquer desempregado.
Mas, você se pergunta se na sua formação ou função poderá mesmo arriscar em outro tipo de negócio? Pode e deve, pois gerente é gerente de negócios em qualquer lugar, o que manda é seu poder de barganha, negociação e publicidade, e para isso, contamos hoje com as lojas virtuais que disputam a “tapas” por estes tipos de negócios, entre elas: Pechincha da Vez, Groupon, Regateio entre outras. Estas atuam com um percentual em cima de cada cupom vendido, fazendo todo trabalho de marketing que sua empresa necessita, cabendo apenas ao empresário garantir a satisfação do cliente.
Para que este profissional, neste período de abstenção no mercado, existe ainda o MEI (Micro empreendedor individual), com taxas baixíssimas e facilidades para começar qualquer negócio além de permitir a contratação de até quatro funcionários, ou seja, mesmo não sendo a área de atuação do gerente, este pode ter qualquer tipo de profissional em sua empresa.
Sobre a Colunista:
Sandra Santos é gestora de processos gerenciais pela universidade Metodista de São Paulo; MBA em gerenciamento de projetos pela AVM Cândido Mendes; MBA em petróleo e gás pela AVM Cândido Mendes; Especialista em docência para nível superior pela FGV; Mestranda em desenho, gestão e direção de projetos pela Universidade Miguel de Cervantes; Graduando em administração de empresas pela universidade Estácio de Sá; Atuante na administração contratual de projetos de grande porte no setor de óleo e gás. Co-autora dos Livros Ser Mais com Equipes de Alto Desempenho, Damas de Ouro, Editora Ser Mais.
E-mail de contato: ssantosdesouza@gmail.com
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