Publicado em 27/12/2013
A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa
RESUMO: É prática bastante comum considerar somente os custos com a produção propriamente dita quando se faz um levantamento dos custos de uma empresa. Só são levados à análise os valores gastos com matéria prima, mão de obra e equipamentos (além das despesas administrativas), sem se fazer um levantamento eficiente de todos os processos logísticos envolvidos no processo. Além disso, outro erro bastante comum é o de considerar que somente os procedimentos de transporte de distribuição fazem parte de uma rede logística, sem dar os devidos créditos às atividades de suprimentos e apoio a produção.
Artigo completo: A Análise dos Custos Logísticos
Sobre o Autor: Flavio Cesar Resende é formado em Engenharia Mecânica (PUC MG), Especialista em Logística Empresarial (UFOP) e Engenharia de Custos e Orçamentos pelo IETEC de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Planejamento (Mineração e Petróleo) e Logística (Industria Automobilistica). Atualmente trabalha no Planejamento Financeiro da empresa Poyry Tecnologia, no projeto de CAPEX Sustaining / Juruti – cliente Alcoa.
E-mail de contato: flavio_c_resende@yahoo.com.br
Contexto: Alunos do curso de Pós-graduação: Engenharia de Custos e Orçamentos do IETEC, Turma 1 – Instituto de Educação Tecnológica – IETEC, sob a orientação e coordenação do Professor Ítalo Coutinho.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Artigo muito pertinente referente aos custos logísticos no qual detalha a importância de olhar a cadeia como um todo e não apenas para parte do processo.
Não concordo em sua totalidade com quando é mencionado o fato de trabalhar com estoque próximo a sua capacidade máxima, pois com isso temos um grande risco de criar um gap no recebimento ou no planejamento voltado ao INBOUND o que também dificulta o giro do material, uma vez que o interessante para as empresas é que os produtos “girem” no estoque (entrada, armazenagem e saída) e não fiquem parados gerando apenas com armazenagem.
Todavia parabenizo o autor pela boa visão e análise de todo processo. Caracteres
Observa-se no início do artigo que o autor relata a pouca importância despendida para custos logísticos quando trata-se do planejamento financeiro de um projeto (empresa). Além da falta de prioridade com a área, existe ainda ainda o pouco conhecimento sobre o que realmente se trata a logística.
Nos tempos atuais percebe-se que as empresas precisam buscar meios e alternativas para fazer mais com menos e a logística é também um dos setores que é afetado com a redução de custos. Para então conseguir reduzir, precisa-se desmistificar que a logística é apenas transporte, pois mais custos têm-se com armazenagem, pedidos e estoques. Sendo assim, ter gasto enxuto com logística é conhecer e saber escolher saber cartela de clientes, seus fornecedores, seio meio de transporte, os órgãos reguladores desse (s) meio (s), sua equipe, seu espaço, ou seja, é pensar macro e micro, não enxergando apenas como transporte e sim como uma cadeia completa que é fundamental para o desenvolvimento do projeto (empresa).
O artigo relata a importância sobre os custos logísticos no processo de produção de um empresa, e relatam que estes custos podem checar a 35% do custo total da produção. Concordo com o autor, quando o mesmo expõe que é necessário compreender que a logística possui diversas etapas, cada uma com um custo específico podendo ser variável ou não, e que o Trasporto do produto não é o processo de logística, e apenas uma das etapas deste complexo processo. Os custos relacionados a logística irão influenciar nas tomadas de decisões das empresas/projetos.
Priscilla da Silva Martins
Analisar os custos logisticos e uma parte fundamental de toda empresa que pretende se manter viva no mercado nos dias atuais. Com isso eu concordo com o autor quando ele diz que os custos logisticos podem ser divididos em quatro tipos e todos devem ser analisados separadamente. Não somente transporte como muitas vezes empresas tratam como ”logistica”.
Concordo com o autor do artigo acima, ele retrata de forma simples e objetiva a extrema importância dos custos logisticos dentro dos custos totais de uma organização. É muito comum pensar em logística e logo associa-la a transporte, eu mesma fazia isso, sem saber que na verdade este processo envolve os custos com armazenagem, custos com processamento de pedidos, custos com estocagem e custos com transportes.
No atual cenário da economia brasileira, com várias empresas “quebrando” ou “lutando para se manter no mercado”, a análise e a apuração dos custos de logistica tem grande influencia para a redução dos custos e aumento da competitividade, podendo este ser um diferencial em relação aos concorrentes.
Vale a pena ressaltar a frase do autor “A má qualidade da informação de custos pode trazer uma série de distorções no processo de tomada de decisão”, ela define bem a importância de se conhecer os custos para o sucesso de uma organização.
Se trata de um artigo de cunho didático, que alerta profissionais envolvidos e processos produtivos sobre as dimensões que influenciam processos logísticos e normalmente são ignorados. No que me toca em minha vida profissional, de engenheiro civil, usualmente custos de estocagem e controle de material que podem ser vistos com logísticos, são ignorados.
CONCORDO COM O AUTOR , PORQUE ELE APONTA VARIOS PONTOS EM RELACAO A REALIDADE ENCONTRADA.
QUANDO SE FAZ UM LEVANTAMENTO DOS CUSTOS DE UMA EMPRESA, NAO SE DEVE CONSIDERAR SO OS CUSTOS COM A PRODUCAO, E SIM OS CUSTOS COM A ARMAZENAGEM, CUSTOS COM ESTOCAGEM E CUSTOS COM O TRANSPORTES.POIS, ELES SAO DE SUMA IMPORTANCIA NA COMPOSICAO DOS CUSTOS DE UMA EMPRESA.
Concordo com o autor. Achei os pontos de abrangência do artigo claros e consoantes com a realidade encontrada em diversos setores.
Do ponto de vista de custos, a identificação dos custos de logística de maneira exata e sem se esquecer que esses custos não compreendem apenas os custos de transporte, é de fundamental importância para manter a empresa competitiva. Tendo em vista a relevância dos custos logísticos, para a elaboração de um bom orçamento, esses pontos não podem ser tratados com displicência.
Assim o levantamento dos custos de suprimentos, apoio a produção, armazenagem, estocagem, processamento de pedidos e a distribuição física, são indispensáveis na composição dos custos de um orçamento do setor da construção.
Concordo com o artigo, quantas empresas fecham no Brasil por não ter uma análise critica com a logística de seus investimentos, e isso acontece muito, devido aos cálculos errôneos dos custos gerais e principalmente aos custos básicos apresentados no artigo.
Uma logística em qualquer tipo de serviço mal feita pode levar a perda de capital de uma empresa, e valores muitas vezes não vistos diretamente, mas sentido no capital com o passar do tempo.
Concordo com o artigo, os quatro elementos básicos que incluem custos com armazenagem, custos com processamento de pedidos, custo com estocagem e custos com transportes, são de suma importância e devem ser bem estudados e levado a sério para decisões corretas no gerenciamento de processos com mais eficiência e menor custo dentro de uma empresa, levando em conta o seu ramo de atividade e situação econômica do mercado.
É observado que em parte dos orçamentos da construção civil, em especial de obras residenciais e comerciais, o custo logístico é tratado apenas como “custo de transporte”. A falta de previsão dos custos com armazenagem, estoque e processamento de pedidos pode representar reduções no resultado da obra.
Em virtude disso, é importante adotarmos uma cultura de análise crítica e armazenamento de informações para que seja possível executarmos melhores estimativas dos custos logísticos.