Publicado em 07/01/2014
Muito se tem falado sobre gerenciamento da qualidade na execução de projetos e empreendimentos, esse tema já virou figurinha carimbada, no entanto, mais do que nunca um outro fator esta se tornando influente no resultado da qualidade dos projetos que é a questão da segurança.
Recentemente no Brasil tivemos dois acidentes de grande magnitude que nos leva a refletir sobre o assunto, o primeiro acidente foi no estádio denominado Itaquerão onde houve o desabamento de uma grua causando a morte de um operário e outro acidente foi na arena da Amazônia também causando a morte de um operário por queda.
Notem então que não basta apenas gerenciar a qualidade, temos que aplicar gestão na segurança, pois uma falha nesse assunto, consequentemente influenciará no resultado da qualidade do empreendimento.
Diante desta necessidade vou a seguir elencar algumas práticas necessárias para gerenciamento da segurança nos empreendimentos:
1 – Definição de uma política de segurança:
Segurança tem que fazer parte do planejamento estratégico toda organização, portanto a direção da organização deve expressar seu comprometimento através da elaboração de uma política de segurança com dois focos, um no cumprimento da legislação e o outro com a melhoria continua dos processos relativos a segurança.
Esta política deve ser divulgada por toda a organização desde o nível hierárquico mais alto até os níveis operacionais.
2 – Identificação de perigos e riscos:
A organização deve implementar e manter um procedimento identificação de perigo em andamento, avaliação de risco, e determinação de controles necessários, considerando :
a) Atividades de rotina e fora de rotina,
b) Atividades de todas as pessoas que tem acesso ao local de trabalho (incluindo contratados e visitantes),
c) Perigos identificados com origem de fora de local de trabalho adversamente afetando a saúde e segurança de pessoas sob o controle da organização com o local de trabalho,
d) Infraestrutura, equipamento e materiais do local de trabalho, se provido pela a organização ou outros,
e) O design das áreas de trabalho, processos, instalações, maquinário/equipamento, procedimento de operação e organização de trabalho, incluindo suas adaptações à capacidades humanas.
3 – Competência conscientização e treinamento:
A organização deve assegurar que qualquer pessoa sob sua supervisão desempenhe atividades de acordo com a saúde e segurança do trabalho, tendo uma escolaridade apropriada, treinamento ou experiência, e deve reter registros que evidenciem a competência. A organização deve identificar necessidades de treinamento associados com seus riscos de saúde e segurança do trabalho e seu sistema de gestão. Ela proverá treinamento ou tomará outra atitude para satisfazer essas necessidades, avaliar a eficácia do treinamento ou atitude tomada, e reter registros associados.
4 – Controle operacional:
Em todas as atividades da organização deve-se tomar o cuidado em determinar aquelas operações e atividades que são associados com os perigos onde a implementação de supervisão é necessária para administrar os riscos de saúde e segurança do trabalho. Nessa etapa deve-se identificar todas as prováveis possibilidades de acidentes e ai implementar controles operacionais.
5- Preparação e resposta a emergência:
A organização deve estabelecer, implementar e manter procedimentos: a) Para identificar situações de emergência em potencial; b) Responder a tais situações de emergência. A organização deverá responder a situações de emergências atuais e prevenir ou aliviar consequências relacionadas. Ao planejar sua reação de emergência, a organização deve levar em conta as necessidades de partes interessadas, ex. serviço de emergência. A organização deve também periodicamente testar seus procedimentos para responder a situações de emergência, envolvendo partes relevantes interessadas como apropriado. A organização deve periodicamente inspecionar e , quando necessário, revisar seus procedimentos de emergência, em particular, depois de testes periódicos, e depois da ocorrência das situações de emergência.
6 – Controle da documentação:
Toda a documentação referente a saúde e segurança do trabalho deve ser mantida de forma a gerar evidencias de treinamento e atendimento a legislação.
Com as medidas citadas acima é possível obter uma gestão mais eficaz da segurança, com o foco na prevenção de acidentes.
Todas as orientações citadas acima foram extraídas da OHSAS 18001:2007 que é uma norma internacional para gerenciamento de saúde e segurança no trabalho.
Pense nisso e não ignore a questão da gestão da segurança nos empreendimentos, pois uma falha nesse assunto pode influenciar diretamente na qualidade prometida ao seu cliente.
Sobre o Colunista:
Mário Lúcio F. Paiva é consultor especialista em gestão empresarial, com mais de 15 anos de experiência, Auditor Líder nas normas ISO 9001 e ISO 14001, graduado em Normalização e Qualidade Industrial pelo CEFET-MG e pós-graduando em Gestão da Excelência nas Organizações pelas faculdades Pedro Leopoldo. Professor nas Faculdades UNI-BH, UNA e Pitágoras. Consultor credenciado junto a FIEMG e Prefeitura Municipal de Contagem-MG. Diretor da TNQ CONSULTORIA (www.tnq.com.br e venha curtir a Fanpage da TNQ).
E-mail de contato: contato@tnq.com.br .
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta