Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Planejamento dos riscos no projeto!

Publicado em 04/02/2014

O último post levantei o assunto sobre o planejamento de custos e houveram diversos comentários mencionando que o planejamento de custos não pode ser finalizado sem que a analise de risco seja finalizada, concordo plenamente e por isto vamos falar um pouco sobre o planejamento de riscos e como esta área de conhecimento afeta o planejamento de custos.

gestao_pmkb

Em que momento eu executo a primeira analise de risco do projeto? Recapitulando, primeiro é analisado a declaração de trabalho (proposta), depois é elaborado o termo de abertura do projeto, depois é feito o planejamento do escopo e do tempo e então vamos iniciar o planejamento dos riscos do projeto.

Então no planejamento dos riscos o primeiro passo é elaborar o plano de gerenciamento do risco, ou seja, o Gerente de Projeto irá detalhar como irá identificar analisar qualitativamente, quantitativamente e por fim como irá realizar o planejamento das respostas aos riscos. No meu caso isto já está definido pelo escritório de projeto (PMO), então este processo pode ser ilustrado pelo processo abaixo:

planejamento-de-riscos1

  1. Identificar os riscos

Para realizar a identificação dos riscos é realizada uma atividade de brainstorm para que sejam levantadas o maior número de riscos possíveis no projeto.

  1. Analisar qualitativamente

Depois de possuir uma lista com diversos riscos estes são classificados de acordo com critérios passados pelo PMO.

  1. Analisar quantitativamente

A analise quantitativa dos riscos é realizada para os riscos que consideramos mais críticos, a criticidade dos riscos deve ser pré-estabelecida pela empresa ou pelo PMO.

  1. Planejar Respostas aos riscos

O planejamento de respostas ao risco é feito para os riscos que foram analisados quantitativamente. As respostas planejadas podem variar de possuir alguns dias  a mais até a contratação de um parceiro para poder executar um serviço, o que eu quero dizer é que as ações planejadas para cada risco irá gerar um custo, seja ele referente a horas a mais de um profissional ou da contratação de um terceiro.

Enfim depois de executar estes passos e realizar a documentação dos passos mencionados acima, o Gerente de Projeto deverá voltar ao seu plano de custo e somar o valor destas ações, este valor é chamado de reserva de contingência. A reserva de contingência é um valor que a empresa deverá ter disponível para executar as ações caso os riscos aconteçam e por isso são contabilizados no planejamento de custos.

Outra reserva que também é mencionada no PMBOK é a reserva de gerenciamento, esta é uma reserva para riscos desconhecidos, ou seja, para riscos que não foram identificados durante o planejamento do riscos.

Um item muito importante que deve ser reforçado sobre riscos é que todos os membros da equipe do projeto devem estar envolvidos no processo de planejamento e monitoramento de riscos e este deve ocorrer do início ao fim do projeto.

Para melhor conhecerem o gerenciamento de riscos sugiro que acessem o blog  <http://gerenciandoriscosemprojetos.com>.

daniel_almeida

Sobre o Colunista: Daniel A Almeida, PMP, com 10 anos de experiência na área de tecnologia da informação e atuando como gerente de projetos desde 2009, certificado pelo PMI, sou engenheiro eletricista pelo Centro Universitário da FEI e pós-graduando em Administração Estratégica pela FIA. Autor do Blog Daniel Almeida (http://blogdanielalmeida.wordpress.com) o qual tem como objetivo discutir as melhores práticas de gerenciamento de projeto.

E-mail de contato: daalmeida@gmail.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×