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A motivação e o Gerenciamento de Projetos

Publicado em 17/03/2014

Todo e qualquer projeto é feito por pessoas. Os níveis de influência podem variar, mas é fato que o sucesso está ligado à atuação conjunta das mesmas. Na construção civil, especialmente, esse aspecto é notável, posto que são poucas as atividades realizadas de maneira automatizada, exigindo uma quantidade considerável de mão de obra em todas as etapas.

De tal forma é essencial ao gerente de projetos saber lidar com os profissionais com os quais trabalha. Isso acontece pelo fato de que o desempenho do projeto como um todo pode ser representado pela soma dos desempenhos individuais dos membros da equipe, sendo que se esses não mantiverem um nível de motivação que lhes permita atuar de forma condizente com as necessidades apresentadas, as coisas podem divergir do esperado.

A questão, no entanto, é que muito se fala sobre motivação, porém o que de fato ela representa e como torna-la realidade em cada projeto gerenciado?

É possível motivar alguém?

Motivação, do latim moveres, mover, trata-se de um impulso interno que leva à ação. Também pode ser entendida como a condição do organismo que influencia em sua orientação para dado objetivo.

Note, caro leitor, que em ambas as definições encontramos um processo que ocorre de dentro para fora. O indivíduo motivado possui uma mentalidade orientada para o cumprimento de objetivos, de maneira que isso determinará o nível de afinco com o qual ele perseguirá bons resultados para o projeto em que atua.

Alguns pensadores, pelo fato de a motivação ser um processo interno, trabalham com a hipótese de que ninguém motiva ninguém. A princípio isso pode parecer coerente, porém não se pode ignorar o fato de que qualquer ser humano reage aos estímulos do meio. Sendo assim, na realidade, o processo motivacional é iniciado no momento em que o profissional conhece as condições e aspectos que margearão seu trabalho.

imagem - motivação

Estimulando em vários níveis

Motivar toda uma equipe ou todo um grupo de partes interessadas é uma tarefa extremamente difícil. A grande diversidade de interesses presentes em um projeto faz com que o gerente tenha de travar uma verdadeira batalha em busca do equilíbrio entre todos os lados.

Muitos aspectos contam nessa hora e a melhor estratégia pode variar de projeto para projeto, porém, determinadas atitudes sempre podem ser adotadas, como:

Compatibilizar a equipe: Na hora de definir a equipe que atuará em um projeto, o ideal é distribuir as funções de acordo com as aptidões e conhecimentos de cada um. Subutilizar ou encher alguém de serviço, ou de funções para as quais o indivíduo não está preparado, pode afetar em muito sua satisfação e seu desempenho.

Descubra o que seus subordinados buscam: Existem pessoas em busca de bons salários, outras querem chances de inovar e ainda têm aquelas que esperam perspectivas de crescimento. Descubra o que sua equipe quer e pense bem no que você tem a oferecer. Os olhos de cada indivíduo brilham por um aspecto e se você quer o máximo de todos, descubra quais os centros de suas motivações.

Jamais crie expectativas e frustre-as: Uma das atitudes que pode trazer maior desgaste a um profissional é fazer com que ele se sinta enganado. Jamais ofereça mais do que pode de fato dar a alguém. Seja honesto e apresente de maneira clara quais as condições disponíveis. Seja cauteloso quando falar do futuro e cuidadoso ao realizar promessas.

Seja justo e haja moralmente: Um gerente precisa de coerência em suas atitudes. Além de procurar ser justo com cada membro de sua equipe, tanto na hora de corrigir quanto de gratificar, ele deve ter uma postura correta. Isso conquista respeito e admiração.

Dê condições de trabalho: Outro fator de extrema importância na questão motivacional diz respeito à condição de trabalho que o profissional encontra. É preciso que ele possua meios de realizar seu trabalho e que o ambiente não lhe imponha nenhuma forma de constrangimento ou pressão desnecessária. Sendo assim, sirva. Supra cada necessidade no ambiente de trabalho e mostre aos seus subordinados que você está em busca de conceder-lhes uma estrutura adequada para que exerçam suas funções.

Jamais deixe questões mal resolvidas: Todo gerente deve prezar pelo bom relacionamento com seus subordinados e entre seus subordinados. Lide com discussões e mal entendidos logo que os mesmos ocorrerem. Deixar situações de desconforto se arrastarem pode afetar em muito o desempenho de uma equipe ou de um projeto.

Esses são apenas alguns pontos a serem observados na hora de gerenciar uma equipe. Ser gerente envolve, em grande parte, administrar tensões e lidar com pessoas. Sendo assim, manter seus colabores motivados e alinhados com os objetivos do projeto pode trazer resultados que impactarão todo o trabalho ao longo do ciclo de vida.

bruno_augusto

Sobre o Colunista: Bruno Augusto, estudante do Curso de Engenharia de Produção Civil no CEFET MG. Trabalha há 3 anos como Assistente de Engenharia em Planejamento e Controle de obras de galpões industriais, na empresa SGO construções. Na área de construção, também já atuou com controle tecnológico de concreto e execução de obras prediais. Técnico em Química formado pelo CEFET MG, trabalhou por 1 ano e meio como Inspetor de qualidade em uma indústria da Coca Cola Company. Criador e idealizador do blog A Engenharia em Foco:  http://aengenhariaemfoco.blogspot.com.br.

E-mail de contato: brunosilva.civil@gmail.com

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