Publicado em 28/04/2014
Ser um gerente de projetos não é fácil. É preciso tomar decisões de grande impacto, coordenar a equipe do projeto em busca de um objetivo em comum, balancear restrições e lidar com as várias partes interessadas.
Esse trabalho pode se tornar desgastante com o tempo, pois não é fácil lidar com pressões constantes. Sendo assim, o indivíduo que exerce tal função deve estar pronto a apresentar personalidade diante de cada situação a ser tratada.
Nesse contexto é importante o gerente entender a forma como sua equipe o enxerga. Por mais que ele sinta a responsabilidade de lidar com tantas questões, deve entender que no âmbito do projeto ele representa a autoridade maior e que se seus subordinados não puderem recorrer a ele, provavelmente não poderão recorrer a mais ninguém.
Servindo para alcançar objetivos
O gerente é o principal responsável pelo cumprimento dos objetivos do projeto. Isso quer dizer que quando as coisas dão errado, na maioria dos casos, a culpa recai sobre ele. Isso quer dizer que ele deve buscar com afinco os meios necessários para atingir suas metas e entregar os resultados planejados.
A questão é que, apesar de a maior responsabilidade ser dele, ele não consegue realizar tudo sozinho. É preciso realizar a articulação da equipe de trabalho disponível, de maneira a obter seu máximo desempenho.
Com base nisso, podemos afirmar que uma das principais funções do gerente no ciclo de vida de um projeto é servir sua equipe, muni-la das ferramentas necessárias para que o trabalho seja desenvolvido da melhor forma o possível. Isso se refere a aspectos como:
Dar condições de trabalho: Isso inclui todos os recursos necessários à realização das tarefas e um ambiente que propicie o desenvolvimento das mesmas;
Motivar: A motivação não se reserva a uma metodologia específica. Cada equipe exige um tipo de atitude impulsionadora e o gerente deve, com base em sua experiência e bom senso, saber a melhor forma de agir;
Dar suporte: O gerente não é obrigado a saber tudo, mas com certeza deve dominar os caminhos necessários à obtenção de informações dentro da organização e ser capaz de apoiar o trabalho de seus subordinados em meio às questões técnicas e administrativas do dia a dia.
Esses são apenas alguns dos aspectos básicos que envolvem a gestão de uma equipe de projeto. O gerente é a coluna que sustenta as relações, os processos e o andamento das atividades do projeto, e quanto antes ele aceitar tal fato e assumir suas responsabilidades com afinco, seu trabalho se tornará consistente.
O gerente camisa 10
Para ilustrar a forma como um gerente de projetos pode ser vital para o cumprimento dos objetivos e satisfação das necessidades e expectativas das partes interessadas, incluindo sua equipe, venho citar Sun Tzu, general chinês, autor do livro A Arte da Guerra:
“Ora, o general é o baluarte do Estado. Se o baluarte for completo em todos os pontos, o Estado será forte; Se o baluarte for deficiente, o Estado será fraco.”
Um baluarte, na arquitetura militar é considerado como uma fortificação, um sustentáculo ou uma obra defensiva que auxilia na proteção de uma principal. Isso quer dizer que ao longo do combate é ela que mantém o exército firme e o Estado fora do perigo de ser tomado pelo inimigo.
Trazendo tal concepção para o contexto do gerenciamento de projetos, o gerente, na figura de general, deve servir de exemplo para sua equipe. Se ele esmorece, todos seus envolvidos fraquejam e seu moral fica abalado diante de seus superiores (Estado = Organização).
O gerente deve entender que ele é o elo que articula o trabalho a ser realizado, a equipe disponível, o cliente, a Organização e as demais partes interessadas. Esperar que o outro faça, que alguém se responsabilize ou que as coisas funcionem sem uma atuação efetiva é uma verdadeira receita para o fracasso.
Se você, caro leitor, está em busca de se tornar um gerente de projetos, ou mesmo se já é um, em início de carreira, entenda que não haverá vida fácil. Tal função existe pela simples necessidade de um profissional que guie a equipe em busca dos resultados necessários e que possa ser responsabilizado.
Esteja pronto a ser um exemplo, a ser a pessoa a quem todos procuram quando há um problema sem solução. Esteja disposto a tomar decisões firmes, por mais difíceis que sejam. Saiba lidar com mundos completamente distintos, com pessoas de mentalidades distintas.
Ser gerente é muito mais que dominar conceitos técnicos ou administrativos. Evolve bom relacionamento interpessoal, nervos de aço e disposição para ser ponderado quando for preciso ou drástico, quando a situação exigir.
Sobre o Colunista: Bruno Augusto, estudante do Curso de Engenharia de Produção Civil no CEFET MG. Trabalha há 3 anos como Assistente de Engenharia em Planejamento e Controle de obras de galpões industriais, na empresa SGO construções. Na área de construção, também já atuou com controle tecnológico de concreto e execução de obras prediais. Técnico em Química formado pelo CEFET MG, trabalhou por 1 ano e meio como Inspetor de qualidade em uma indústria da Coca Cola Company. Criador e idealizador do blog A Engenharia em Foco: http://aengenhariaemfoco.blogspot.com.br.
E-mail de contato: brunosilva.civil@gmail.com
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