Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Como é determinado o Caminho Crítico no Primavera P6?

Publicado em 17/04/2014

O Caminho Crítico não é o caminho de sequencia das atividades mais importantes do cronograma, como pensam alguns.

Já estive em organizações em que marcavam um sim para as atividades ditas críticas, e depois filtravam onde havia “sim” para indicar que ali estava o tão famoso caminho crítico. Quando fui explicar que o que estavam fazendo não era Caminho Crítico e sim o julgamento de atividades importantes/relevantes do cronograma, ficaram atônitos! Resistentes… não podia ser verdade que em todos os últimos anos estiveram fazendo de maneira errada, disseram.

Bom, então, o que é caminho crítico?

No PMBOK 4ed, na pág. 155, no item 6.5.2.2, onde fala sobre o Método do Caminho Crítico, dispõe:

Os caminhos críticos têm uma folga total igual a zero ou negativa e as atividades do cronograma que estão no caminho crítico são chamadas “atividades críticas”. Um caminho crítico é normalmente caracterizado por uma folga total igual a zero no caminho crítico.

Então, o conceito que mais se usa é este: Caminho crítico é quando eu tenho atividade com folga total menor ou igual a zero.

Mas vocês notaram que no extrato acima há uma palavra “normalmente”? Sim… isto mostra que há outras maneiras. Uma delas é o conceito acima, mas não necessariamente somente este conceito.

No Primavera, temos o seguinte:

No nível do Projeto, no diretório Projects, na guia Settings, lá no finalzinho, temos que definir projeto a projeto como será definido o caminho crítico para aquele projeto. Ou seja, se for o caso, cada projeto poderá ter uma maneira diferente de calcular o caminho crítico.

É claro que o padrão do Primavera é considerar o mesmo que está no extrato acima indicado no PMBOK, que é considerar o caminho crítico nas atividades onde a folga total for menor ou igual a zero. Mas o Primavera permite outras maneiras, como exibe a foto abaixo retirada do Primavera P6 Professional 8.2, e este item necessariamente, está igualzinho a releases anteriores:

As outras maneiras que o Primavera permite para a consideração do caminho crítico são:

Considerar como crítico onde houver folga de até x dias. Por exemplo: Neste projeto ainda que as atividades tenham folga de 5 dias, ainda assim, consideraremos como crítico. Neste caso, o campo fica aberto a edição de quantos dias, ou mesmo horas, dependendo da escala de tempo escolhida.

Longest Path: No PMBOK 4ed, na pág. 421, no glossário, onde fala sobre o Caminho Crítico, dispõe:

Geralmente, mas não sempre, a sequencia de atividades do cronograma que determina a duração do projeto. É o caminho mais longo através do projeto.

No Glossário do Primavera P6 menciona que o caminho mais longo (Longest Path) das atividades é calculado através da revisão do cálculo do cronograma retroativamente, ou seja calculado de trás para frente através das atividades que contém os relacionamento “Driving”, ou seja Dirigente. Este tipo de indicação evidencia quais são as atividades que conduzem, que impactam o relacionamento, então as atividades Driving são consideradas e se a combinação da predecessora/sucessora tiver relacionamentos driving entre eles e então ambas atividades serão marcadas/sinalizadas como parte do caminho mais longo.

Entretanto, se a atividade predecessora tiver folga livre (free float) e esta folga for maior que zero, então o caminho mais longo terminará com a sucessora. Isto evidencia que o caminho mais longo, nem sempre vai desde o início do projeto.Todos os relacionamentos são avaliados individualmente. A marcação da atividade (o flag) é realizado automaticamente durante o schedule (cálculo da programação – F9) com base no relacionamento. O caminho mais longo é calculado utilizando o calendário da atividade sucessora e não o calendário da atividade predecessora para calcular folga livre (free float).

joyce_silveira

Sobre a Colunista: Joyce Gomes Silveira de Morais, PMP é formada em Administração e Especialista em Gestão de Projetos. Experiência de 14 anos na área de Gerência de Projetos e planejamento estratégico. Consultora em ferramentas de gerenciamento de projetos como o Primavera Enterprise (P6 v7 e P6 8.3) e o MS-EPM (MS Project 2003).Trabalha na Simplificar de Consultoria e Treinamento em Gestão de Projetos e Primavera. Autora do livro: Gerenciando Projetos com Primavera Enterprise 6, o qual já está na 6ª tiragem.

E-mail de contato: joyce@sosimplificar.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×