Publicado em 05/03/2014
Ética é a teoria ou a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ela abrange a conduta ou o comportamento moralmente aceito de cada indivíduo.
Há uma diferença filosófica e fundamental entre ética e moral. A ética trata do bem/mal universal e a moral do certo/errado particular. A origem da palavra ética vem do grego: êthos/éthos que, quando grafado com a vogal “ê” (eta) longo, tem o sentido de “propriedade do caráter”. Quando grafado com vogal breve “é” (epsilon) tem o sentido de “costume”. Esse último (costume) foi a tradução feita para o latim como “Moris e/ou Morales” que definimos hoje como moral. Portanto há uma diferença, do ponto de vista filosófico, entre um e outro, que não somente semântica.
A ética possui caráter universal e trata do estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal. A moral, por sua vez, é o conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer para uma pessoa ou grupo de pessoas, em relação as suas ações concretas, aos seus comportamentos e atitudes para si e para o outro.
Figura 1: Ética x Moral
Fonte: codigodeconduta.org, 2013
Em função destas definições filosóficas é impossível falarmos na existência e/ou construção de um Código de Ética. Se a ética é universal, não podemos particularizá-la. O que podemos construir, na verdade, é um Código de Conduta ou Código Moral. Esse sim serve para nortear ações dos indivíduos seja em uma organização, em classes profissionais ou em um país.
Nas organizações, certos padrões éticos são geralmente incluídos nos contratos de emprego e cobrem as regras profissionais de conduta e comportamento que são esperadas dos empregados. Eles também podem ter uma base legal, onde a organização é obrigada a conformar-se a padrões estabelecidos dentro de uma estrutura legal ou reguladora.
A ética permite que as pessoas conduzam o projeto e entreguem os resultados de uma maneira satisfatória. A ética representa a liberdade pessoal e profissional, como também os limites. A ética deveria ser respeitada a fim de se permitir que as pessoas trabalhem sem conflitos morais no projeto e com relação às partes interessadas e à sociedade.
Figura 2: Dilema moral
Fonte: parceriaemacao.com, 2013
Para certos tipos de projeto, talvez haja regulamentações detalhadas que se aplicam. O gerente do projeto precisará certificar-se de que essas regulamentações sejam plenamente obedecidas e que não haja nenhuma tentativa de se tomar um atalho.
As diferenças sociais e culturais podem revelar diferenças na ética. Talvez haja um problema de conflito de lealdade, onde a organização pressione o gerente do projeto a seguir um curso de ação que ele considera antiético. O gerente do projeto deve estar consciente em relação a poder conviver com estas diferenças ou se ele precisa resolvê-las.
Em todos os casos, o gerente do projeto deve agir de acordo com códigos de conduta profissional aceitos.
Ações sugeridas
Algumas ações podem ser realizadas objetivando um comportamento ético maior e mais efetiva. Por exemplo, certificar-se de que há uma conformidade com qualquer estrutura legal ou regulatória que se aplica ao projeto. Outra opção seria detectar possíveis situações antiéticas que estiverem surgindo, ou propostas que estiverem sendo feitas, que afetem o projeto e os indivíduos que estão trabalhando nele; a transparência ao apresentar estes problemas e ao resolver diferenças.
Também é possível envolver as partes interessadas relevantes e levantar pessoalmente os problemas com os envolvidos bem como ser muito explícito ao explicar quais problemas éticos o preocupam.
Outras opções são ser compreensivo e tentar resolver o problema amigavelmente, se um colega insistir em prosseguir com o que você considera ser um curso de ação antiético. Nos casos em que isto não for possível, insista que o problema seja levado a níveis mais altos na organização para uma resolução e/ou que aconteça uma mediação; comunicar os resultados; lidar com as consequências; executar as ações necessárias no projeto. Por fim, aplicar o aprendizado em futuros projetos ou fases do mesmo projeto.
Tópicos relacionados
Importante salientar que a ética possui forte relação com outros tópicos como Código de conduta, Confiança, Justiça, Integridade, Lealdade, Padrões morais, Respeito, Solidariedade e Transparência.
Padrões Comportamentais
A seguir são apresentados os exemplos e contraexemplos de comportamentos adequados em relação à ética.
Comportamentos adequados | Comportamentos que requerem
Aperfeiçoamento |
É consciencioso com relação aos problemas éticos | Não está ciente ou ignora os problemas éticos |
Age respeitosamente ao trazer à tona diferenças e problemas éticos | Zomba ou, de outras maneiras, não é respeitoso com relação a problemas éticos. |
Mantém a integridade e é aberto com relação à ética pessoal e profissional | É condescendente e ultrapassa os limites éticos; não é honesto em questões éticas. |
Atém-se e respeita os valores éticos, até mesmo em ocasiões de conflitos ou crises. | Ignora as questões éticas ou age antieticamente sob pressão |
Sempre cumpre os acordos; não abusa das informações ou do poder. | Não cumpre os acordos; abusa das informações ou do poder. |
É transparente, justo, e categórico ao definir os padrões éticos. | Não é aberto ou honesto, ou é ambíguo ao estabelecer os padrões éticos. |
Demonstra solidariedade aos membros da equipe e defende o projeto se necessário | Não demonstra nenhuma solidariedade e não defende o projeto; somente demonstra lealdade â alta gestão. |
Fica feliz em aplaudir o sucesso dos outros; privilegia os resultados e não sua autopromoção. | Apresenta o sucesso como sendo a sua própria realização; negligencia a contribuição dos outros. |
Tabela: Exemplos e contraexemplos de comportamentos adequados em relação à ética
Cases
O trem descontrolado
Um trem vai atingir 5 pessoas que trabalham desprevenidas sobre a linha. Mas você tem a chance de evitar a tragédia acionando uma alavanca que leva o trem para outra linha, onde ele atingirá apenas uma pessoa. Você mudaria o trajeto, salvando as 5 e matando 1?
O trem descontrolado (2)
Imagine a mesma situação anterior: um trem em disparada irá atingir 5 trabalhadores desprevenidos nos trilhos. Agora, porém, há uma linha só. O trem pode ser parado por algum objeto pesado jogado em sua frente. Um homem com uma mochila muito grande está ao lado da ferrovia. Se você empurrá-lo para a linha, o trem vai parar, salvando as 5 pessoas, mas liquidando uma. Você empurraria o homem da mochila para a linha?
Totem e tabu
No seu país, a tortura de prisioneiros de guerra é proibida. Você é tenente do Exército e recebe um prisioneiro recém-capturado que grita: “Alguns de vocês morrerão às 21h35”. Suspeita-se que ele sabe de um ataque terrorista a uma boate. Para saber mais e salvar civis, você o torturaria?
Os limites da promessa
Um amigo quer lhe contar um segredo e pede que você prometa não contar a ninguém. Você dá sua palavra. Ele conta que atropelou um pedestre e, por isso, vai se refugiar na casa de uma prima. Quando a polícia o procura querendo saber do amigo, o que você faz?
Choque cultural
Você é um funcionário da Funai, trabalhando na Amazônia sob ordem expressa de jamais intervir na cultura indígena. Passeando perto de uma clareira, nota que ianomâmis estão envenenando o bebê de uma índia, que está aos prantos. Você impediria a morte do bebê?
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Sobre o Colunista: Eng. Alysson Ribeiro das Neves, Gestor, consultor, professor, palestrante. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Eng. Eletrônico e Telecom. pela PUC/MG. Certificados PMP, PMI-ACP, CAPM, CSPO e CSM. Experiência de 16 anos, obtida em atividades como desenvolvimento para TI e TA, gerenciamento de projetos, programas e portfólio.
E-mail de contato: alysson.r.n@hotmail.com
Contexto: este artigo e outros fazem parte do material sobre Gerenciamento de Projetos: Desenvolvendo Competências Técnicas e Comportamentais da Saletto Engenharia de Serviços.
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