Publicado em 13/05/2020
Já estamos no 3º ConaGP , um Congresso que a cada ano se destaca em divulgar boas práticas de Gerenciamento para a comunidade de Projetos no Brasil todo. Esta entrevista traz o tema Produtividade Agile PMO do palestrante Júnior Rodrigues, explorando conceitos e dicas importantes. Acompanhe:
1) Qual é o papel do Gerente de Projetos em um ambiente ágil?
Ele precisa adotar uma postura mais colaborativa, atuando como facilitador nas questões que o Scrum Master não atua e garantir o alinhamento com todas as áreas envolvidas.
2) Para promover as experiências, interações e assim permitir o aumento de conhecimento, o PMO Ágil se sustenta em três pilares, quais são eles?
A tríplice restrição (escopo, tempo e custo), o ambiente interno e externo (mundo VUCA), e o valor entregue ao usuário (benefícios).
3) Quais são os cuidados e desafios necessários para a implantação de um escritório de projetos ágil?
Os principais são Liderar as pessoas em vez de gerenciar recursos, ter Inteligência Emocional e entendimento político, Visão de Portfolio e Longo Prazo, Saber se adaptar e usar diversas abordagens, Gerenciar resultados de negócio mais que projetos.
4) Com o que seu tema no CONAGP deste ano, pode contribuir para a comunidade de Gerenciamento de Projetos, a respeito da pandemia do Covid-19?
Apoiando em uma visão mais colaborativa e empática, dando mais autonomia para as equipes e focando nos resultados entregues.
Sobre o entrevistado:
Diretor Executivo na Gespro e Co-fundador do ConAgile, com mais de 16 anos de experiência em Consultorias e Gestão de Projetos atuando nacional e internacionalmente. Graduado em Administração, Pós Graduado em Projetos de Rede, com MBA em Gerenciamento de Projetos e Mestrado em Administração pela PUC/RJ. Certificado em PMP, ASM, PMO-CP, PACC, M30, PALC, VERISMF, CLF, CI-ASP, SFC, DEPC e ITIL V3. https://www.linkedin.com/in/rodriguesjunior/
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta