Publicado em 14/05/2020
Já estamos no 3º ConaGP , um Congresso que a cada ano se destaca em divulgar boas práticas de Gerenciamento para a comunidade de Projetos no Brasil todo. Esta entrevista traz o tema Benefícios da Gestão Ágil e Tradicional Integradas do palestrante Marco Coghi, explorando conceitos e dicas importantes. Acompanhe:
1) Como as metodologias ágeis podem aprimorar a gestão de projetos?
Pacotes de trabalho onde não sabemos a lista de atividades, sequenciamento entre elas, estimativas de prazo, custo, recursos dessas atividades, temos que resolver por abordagens adaptativas. E isso sempre esteve presente em projetos desde o tempo das pirâmides do egito. Não é exclusividade do mundo V.U.C.A. atual.
O que está ocorrendo é que esses pacotes de trabalho estão e estarão cada vez mais presentes em nossos projetos, justamente pela volatilidade, incertezas, complexidades, ambiguidades do novo mundo.
Elas aprimoram sim o gerenciamento de projetos e os aprimorarão cada vez mais.
2) Qual a diferença entre a gestão ágil e a gestão tradicional?
A primeira gerencia requisitos do produto e seus critérios de validação para cada entreguinha. A segunda gerencia o projeto. Uma complementa a outra. No mundo atual, impossível que uma sobreviva sem a outra.
3) Quais as dicas para escolher um método ideal e ágil para um projeto?
Uma única dica: crie a sua própria metodologia para abordagens adaptativas e preditivas de forma integrada. Só assim conseguirá 100% de aderência aos processos do negócio.
4) Com o que seu tema no CONAGP deste ano, pode contribuir para a comunidade de Gerenciamento de Projetos, a respeito da pandemia do Covid-19?
Meu tema, gerenciamento de projetos por abordagens adaptativas e preditivas integradas, independentemente da pandemia, mostra que gerenciar projetos sempre teve essas duas abordagens e que isso não é novidade.
Sobre o entrevistado:
Engenheiro Eletrônico, Especialista em Automação Industrial e Gerenciamento de Projetos. Mestre e Doutor em Engenharia. Professor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e Pesquisador Indústria 4.0 na Engenharia de Produção da Unicamp – FCA. Consultor de Planos Diretores de Automação com ênfase em indústria química, indústria de alimentos e bebidas, farmacêutica, metalurgia, usinas de açúcar, etanol e bioenergia. E-mail: prof@marcocoghi.com Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marcocoghi/
Editor Midias
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta