Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Mapeamento e gerenciamento de stakeholders

Publicado em 18/03/2014

O mapeamento e gerenciamento dos stakeholders é considerado um ponto muito importante no gerenciamento do projeto e meu objetivo neste post é abordar alguns dos pontos que considero mais importantes para o mapeamento e o gerenciamento dos stakeholders seja adequado.

O gerenciamento dos stakeholders fica mais complexo de acordo com o número de stakeholders envolvidos no projeto. Desta maneira quanto maior o número de stakeholders no projeto é necessário que o Gerente de Projeto realize um mapeamento mais detalhado e adqueado para cada tipo de projeto para depois conseguir realizar um bom gerenciamento dos mesmos, pois um mal gerenciamento dos stakeholders do projeto poderá causar o insucesso do seu projeto.

ietec

Desta maneira venho através deste sugerir alguns passos para saber realizar o mapeamento dos stakeholders:

  • No meu caso a maioria dos projetos que gerencio passa primeiramente pela área comercial, ou seja, pelo processo de venda e para os projetos internos normalmente estes são resultados de um planejamento realizado pela diretoria. Enfim o que quero dizer é que é sempre bom estar atento com o andamento dos projetos que podem iniciar assim você, Gerente de Projeto, poderá se envolver no processo o quanto antes e iniciar o seu processo de mapeamento de stakeholder o quanto antes.
  • Ao identificar que você será responsável pelo projeto você já pode começar a questionar quem são as pessoas e/ou departamentos envolvidos fazendo assim um levantamento inicial dos stakeholders.
  • Após você ter sido escolhido formalmente como o Gerente de Projeto, do projeto em questão, então você deverá reunir o maior número de informações sobre os stakeholders envolvidos no processo até aquele momento. No caso em que trabalho em projeto externos, ou seja, projetos em clientes eu faço os seguintes questionamentos:

1 – Quem realizou a compra do projeto?

Esta pergunta tem como objetivo saber se quem assinou o contrato foi o responsável pelo projeto, ou seja, um gerente de área ou se foi o departamento de compras, com isto eu já identifico alguns stakeholders com papeis importantes no projeto, pois se o projeto foi adquirido pelo departamento de compras com certeza o mesmo pediu bastante desconto para o responsável pela conta e isso pode significar que eu tenha um problema de custo. Vale ressaltar que eu, Gerente de Projeto, estou iniciando o projeto então não tenho o planejamento detalhado.

2 – Descreva como foi o processo de concepção do projeto?

Esta pergunta tem como objetivo identificar que é o sponsor do projeto e quem são seus maiores influenciadores, pois normalmente no processo de concepção do projeto é possível identificar quem sabe mais tecnicamente sobre o projeto, ou seja, é um possível grande influenciador e a pessoa que manda, ou seja, se responsabiliza pelo projeto. Esta informação é muito importante, pois desta maneira você já poderá ajustar o seu planejamento de gerenciamento destes stakeholders.

  • Na primeira reunião com o cliente onde é realizada a apresentação formal da equipe do projeto e é a apresentado os stakeholders por parte da ADDED através do organograma do projeto e o mesmo é solicitado para o cliente. Neste momento é possível identificar a maioria dos stakeholders do cliente
  • Por fim é necessário que o Gerente de Projeto fique atento durante a execução do projeto para poder identificar novos stakeholders, troca de stakeholders e etc.

A mensagem que quero deixar com este post é que a identificação dos stakeholders é muito importante, pois isto facilitará e muito no gerenciamento dos mesmos. Os stakeholders são considerados cruciais para o sucesso do projeto, por isso devemos dar a devida atenção a eles.

daniel_almeida

Sobre o Colunista: Daniel A Almeida, PMP, com 10 anos de experiência na área de tecnologia da informação e atuando como gerente de projetos desde 2009, certificado pelo PMI, sou engenheiro eletricista pelo Centro Universitário da FEI e pós-graduando em Administração Estratégica pela FIA. Autor do Blog Daniel Almeida (http://blogdanielalmeida.wordpress.com) o qual tem como objetivo discutir as melhores práticas de gerenciamento de projeto.

E-mail de contato: daalmeida@gmail.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

  1. José Roberto Nassif disse:

    Agregando ao exposto é de fundamental importância , principalmente em Projetos de grande magnitude, que após o mapeamento dos stakeholders , seja feita uma matriz de riscos detalhada graduando a probabilidade e o impacto de cada um e buscando um plano de ação eficaz para neutralizá-los ou mitigá-los . O correto mapeamento dos stakeholders associado a um gerenciamento de risco bem feito pode garantir o sucesso do Projeto e evitar dificuldades nas relações, processos e paralisações que demandariam energia e seriam de custo relevante para o Projeto.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×