Publicado em 11/04/2014
Um dos grandes motivos de conflitos e falhas em projetos, no trabalho e na vida em si é a escolha de palavras. Palavras podem carregar um pré-julgamento ou uma distorção dos fatos, da realidade, devido a filtros que fazemos associados a nossas crenças e valores. Nossas crenças e valores associados aos problemas da comunicação oral e escrita leva a figura abaixo que trago do contexto da Gestão de Projetos, mas que se aplica não só a este.
A parte que mais acho interessante na figura é o que está documentado.
Projetos são realizados por pessoas. Estas pessoas tem uma história que forma suas crenças, valores (estes influência de sua criação, de sua educação e de exemplos vividos) e hábitos por fim que na nossa sociedade atual são condicionados, fortemente, pelas molas propulsoras das ações e reações que são o ego e o medo. Isto é traduzido em palavras que expressamos, muitas vezes sem consequência. Abaixo coloco 2 exemplos de palavras que deveriam ser evitadas frente a outras e o possível sentimento que provocam.
- Ao invés de erro use questão, pois pode não ser um erro, mas sim uma questão a ser tratada, o que na minha observação é em 90% dos casos. A palavra erro já coloca a pessoa em uma posição defensiva e é um potencializador de conflitos;
- Ao invés de problema use desafio, pois tira o foco do negativo, do vai dar trabalho para o vamos vencer mais este novo desafio, somos bons e focados.
Eu quero minha equipe discutindo as questões, chegando a soluções e encarando os novos desafios a frente. E você? Abro a provocação para outros exemplos no formato ao invés de use, você tem um?
Sobre o Autor: Alexandre Ely, Engenheiro Mecânico com experiência em Gestão de Projetos. Consultoria na área de GP para implantação de ferramentas que permitem a colaboração de equipes e que tornem a vida do projeto mais tranquila. Diretor da Ely Projetos. A Ely Projetos tem como mote “Nosso negócio é entregar Performance”.
E-mail de contato: alexandre.ely@elyprojetos.com.br . Veja mais no site da empresa www.elyprojetos.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta