Publicado em 05/05/2014
O que significa ter sucesso em projetos? Como anda os indicadores de sucesso dos seus empreendimentos? Aumentar as chances de sucesso é o principal motivo pelo qual buscamos aprimorar nosso conhecimento em gestão. Vamos abordar este tema através de pesquisas realizadas por importantes entidades e procurar identificar fatores críticos que impedem que os projetos obtenham êxito.
O The Standish Group publica a cada dois anos uma pesquisa chamada Chaos Report, que aponta o percentual de projetos, na área de TI, que alcançam sucesso, déficit (atraso/prejuízo) ou fracasso. O relatório de 2013 aponta que apenas 39% dos projetos de TI no mundo alcançam sucesso.
CHAOS Manifesto 2013 – The Standish Group
O dado é preocupante, uma vez que a Tecnologia da Informação é uma das áreas que apresenta maior nível de maturidade em gerenciamento de projetos. A boa notícia é que o percentual de sucesso vem aumentando significativamente nos últimos anos.
De acordo com o PMBOK o sucesso deve ser medido pela qualidade do produto e do projeto, pela pontualidade, pelo cumprimento do orçamento e pelo grau de satisfação do cliente. O papel do gerente de projetos é equilibrar essas variáveis, uma vez que estão todas interligadas, e a mudança em qualquer delas causa impacto nas demais.
O PMSURVEY.ORG é uma pesquisa anual, organizada voluntariamente por Project Management Institute de diversos países, e conta com a participação de centenas de organizações no mundo. Os resultados da pesquisa de 2012 mostra que cerca de 60% das organizações têm cumprido as metas nos fatores críticos de sucesso conforme indicado no gráfico.
A mesma pesquisa indica ainda que os problemas mais frequentes em projetos são:
O sucesso dos empreendimentos está diretamente relacionado ao nível de maturidade das organizações (ver artigo: Gerenciamento de Projetos – Conhecimento e aplicação), além da capacitação dos gerentes e equipe de projeto. Precisamos ter em mente que temos um desafio enorme a percorrer e que não existe fórmula mágica para atingir o sucesso.
A combinação de muito trabalho com boas práticas descritas pelo PMI e outras entidades de Gerenciamento de Projetos é o caminho no qual precisamos acreditar para aumentarmos os índices de sucesso em nossos empreendimentos.
Bibliografia:
- The Standish Group.CHAOS MANIFESTO 2013. Disponível em: <http://versionone.com/assets/img/files/CHAOSManifesto2013.pdf>
- PMSOURVEY.ORG. Relatório Mundial 2012. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/ProjectBuilder/relatrio-2012-geral#>
- PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management -Body of Knowledge – PMBOK® Guide 2013 Edition, Pennsylvania-USA, 5ªed. 2013.
Sobre o Colunista: Duílio Paiva, profissional pós-graduado em gestão de projetos pelo IETEC, engenheiro de Produção/Civil pela FUMEC com formação técnica em Edificações pelo CEFET/MG. Possui nove anos de experiência na construção civil, onde atuou em obras de infraestrutura, industrial, predial e ferroviária. Atualmente engenheiro de planejamento da PHV Engenharia, onde é responsável pelo planejamento e controle de obras comerciais e residenciais de alto padrão.
E-mail de contato: duilio.paiva@outlook.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
[…] sua conclusão, de acordo com o manifesto Chaos Report 2013 elaborado pelo Instituto Standish Group e publicado pelo PMBK. Em um cenário tão preocupante, efetuar uma correta definição de escopo, metas e […]