Publicado em 23/05/2014
Compartilhar, corrente do bem e um ambiente de trabalho sadio
Vindo para realizar um treinamento de Project no SENGE-RS no trajeto São Leopoldo a Porto Alegre estava com o rádio ligado e acabei por escutar uma entrevista muito interessante.
Há um tempo já comprei o e-book (tenho todos meus livros no meu ipad e nesta vida itinerante é uma mão na roda, aplicativos Kobo da Livraria Cultura e Kindle da Amazon) intitulado “A menina do Vale”, mas não havia chegado nele ainda. A entrevista era, justamente, com a Bel Pesch, autora do livro, uma brasileira de sucesso no Vale do Silício que estudou no MIT e trabalhou na Microsoft e Google e depois mergulhou no mundo das Startups, do empreendedorismo, assunto que estudou, vivenciou e trata com paixão.
Neste assunto duas falas que ficaram marcadas, para mim, foi a que ela falou da importância de compartilhar o conhecimento e fazer o bem e de postura frente a ambientes hostis de trabalho. A questão de no ambiente de trabalho se fazer o bem, o que deveria ser premissa, acima de qualquer outra coisa, é voltar o foco nas pessoas, nas relações entre elas. Por consequência o que recebe o bem também faz o bem. Ajudo, compartilho, fidelizo nas relações enfim trabalhamos em equipe não visando só meu resultado, mas o resultado do todo e temos uma corrente do bem e uma empresa sadia, com resultado. Crescimento sustentável será consequência de uma empresa sadia onde as pessoas se relacionam bem, fazem o bem e bem.
Em um ambiente de trabalho hostil ela explicou que sempre há os que querem mudança por mais desmotivação que haja e focar nestes um a um ajudando, compartilhando, conquistando desenvolvendo então a corrente do bem é possível mudar. Agora se chegar à conclusão que não é possível depois de tentar, enfrentar com força o desafio, saia.
Me lembro de o caso de um cliente com um sistema de meritocracia agressiva com bônus por rankeamento e proporcional ao resultado onde uma pessoa pensou uma forma de acelerar uma etapa do trabalho e ao invés de ficar só para ela e garantir seu resultado ela me falava que o mais rápido tínhamos que colocar para uso de todos para aumentar o “tamanho do bolo”. Resultado, além de ele ser o número um aumentou o resultado de todos com o seu compartilhamento e claro o seu. Este pensamento orientado ao resultado global é um sistema imunológico forte para qualquer empresa.
Outro livro recém lançado dela que tenho que colocar na minha biblioteca virtual que só pelo título já traz uma boa proposição de assunto e é muito verdadeiro nos dias atuais é o abaixo. Brinco que em projetos ao contrário do que se pensaria que os envolvidos se cercariam de margens de segurança e proteções, ao contrário, são o eu faço e aconteço em premissas impossíveis, falsos super heróis então.
Sobre o Autor: Alexandre Ely, Engenheiro Mecânico com experiência em Gestão de Projetos. Consultoria na área de GP para implantação de ferramentas que permitem a colaboração de equipes e que tornem a vida do projeto mais tranquila. Diretor da Ely Projetos. A Ely Projetos tem como mote “Nosso negócio é entregar Performance”.
E-mail de contato: alexandre.ely@elyprojetos.com.br. Veja mais no site da empresa www.elyprojetos.com.br.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta