Publicado em 20/05/2014
Neste artigo irei explanar um pouco sobre minha percepção sobre o desenvolvimento das equipes durante a execução do projeto, como o comportamento dos mesmos é alterado durante a evolução do projeto.
Durante o período de planejamento do projeto o Gerente de Projeto passa pelas seguintes etapas, referente a recursos humanos:
Após realizar o planejamento referente aos recursos que serão utilizados, onde neste artigo vou falar especificamente de recursos humanos, vem a fase de mobilização dos recursos e início dos trabalhos.
Quando toda a equipe está mobilizada e pronta para poder iniciar as atividades, é o momento de iniciar o período de desenvolvimento da equipe, o qual irá passar pelas seguintes fases:
Ao mobilizar a equipe e aloca-los no local onde o projeto será executado os colaboradores irão passar pelas seguintes etapas:
- Formação
A formação será o processo de seleção dos membros da equipe, dos recursos humanos, que irão atuar no projeto. Neste processo é necessário apresentar as políticas do projeto, política de recompensa (caso tiver), efim apresentar todos os detalhes que envolvem o projeto.
- Conflito
Logo no início do projeto os membros da equipe irão entrar em muito conflito, neste momento o Gerente de Projeto necessitará ter uma grande habilidade de gerenciar conflitos, pois estes surgem de diversas causas.
Principalmente se no projeto existir a necessidade de disponibilizar um alojamento para que os membros da equipe fiquem próximos ao local de onde o projeto será executado haverá conflitos referente a convivência entres os membros, este é o lado negativo.
- Acordo
Esta é a fase do entrosamento, após um certo tempo, o qual varia de projeto para projeto, os membros da equipe irão entrar na fase de um maior entendimento entre si, a rotina de trabalho vai se ajustando, o ambiente de trabalho já não é mais um local estranho para os membros da equipe.
- Desempenho
Com a equipe com um entrosamento melhor e sua rotina de trabalho já mais alinhada, a consequência disso é um desempenho melhor. Isto é possível verificar em relatórios de desempenho da equipe que são gerados desde o inicio do projeto.
- Dispersão
Após o final do projeto os recursos são disponibilizados novamente para a sua área de origem.
Seria muito bom se este processo acontecesse apenas uma única vez no projeto, porém como mencionado em meu artigo anterior o compartilhamento de recurso está cada vez mais frequente.
Desta maneira este ciclo poderá acontecer mais vezes durante a evolução do projeto e para que você, Gerente de Projeto, possa mitigar os problemas que acontecem durante a evolução do projeto referente a mobilização e desmobilização dos recursos é necessário que você ter um bom plano de gestão de RH e de comunicação.
Sobre o Colunista: Daniel A Almeida, PMP, com 10 anos de experiência na área de tecnologia da informação e atuando como gerente de projetos desde 2009, certificado pelo PMI, sou engenheiro eletricista pelo Centro Universitário da FEI e pós-graduando em Administração Estratégica pela FIA. Autor do Blog Daniel Almeida (http://blogdanielalmeida.wordpress.com) o qual tem como objetivo discutir as melhores práticas de gerenciamento de projeto.
E-mail de contato: daalmeida@gmail.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Obrigado pelos esclarecimentos contido neste artigo…
Obrigado pelos esclarecimentos contido neste artigo…