Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

A importância do Business Case para Governança

Publicado em 08/10/2014

O que é um Caso de Negócio (Business Case)?

Um caso de negócio é desenvolvido para se formalizar os recursos, o capital necessário de investimento e o retorno esperado com determinado projeto.  Entretanto, isso não implica que o caso de negócio seja um documento financeiro principalmente.  Logicamente todos os casos de negócio precisam ter a justificativa financeira, mas não deve ser o único propósito do documento.

Um caso de negócio deve ser o local a armazenar todas as informações relevantes sobre o “desafio do negócio” e o projeto a ser implantado.  Deve possuir justificativa de negócio, financeira, de satisfação de cliente e qualquer outra que seja necessária a ser documentada.  Esse documento deve “contar a história” de por que, o que, como, quando e aonde, justificado nos três pilares (pessoas, processos e tecnologia), bem como as oportunidades de melhoria.

Sabemos como definido anteriormente que a governança corporativa tem como objetivo fornecer a estrutura através da qual os objetivos da empresa são definidos, os meios se de alcançar esses objetivos e de se monitorar o desempenho são determinados.

O objetivo de um business case é o de consolidar os desafios e os interesses da governança corporativa.

 

A Necessidade de um projeto

Como o projeto ajudará a resolver os problemas identificados pela organização?

Qual a solução recomendada?

Essa parte deve propor uma solução (teoricamente, a melhor solução para os problemas identificados), bem como, se for necessário para avaliação, justificar por que essa solução foi escolhida em detrimento de outras possíveis.

Quais os benefícios esperados?

Como a solução e a sua operação no dia a dia resolve os problemas identificados?

Tente avaliar e demonstrar com estudos de simulação o impacto da solução nos três pilares: pessoas, processos e tecnologia.

O que vai/pode ocorrer ao negócio se a solução não for implantada?

Aqui é a avaliação da opção de não se fazer nada…

Quando a solução será implantada e os recursos necessários para tal?

Aqui se deve apresentar o cronograma inicial estimado, recursos necessários, etc.

Quanto de investimento será necessário? Qual o prazo de investimento?

Grupo de pessoas envolvidas, bem como listando as responsabilidades e conhecimentos necessários.

Estudo de retorno de investimento e o tempo esperado.

As Três Funções de um Caso de Negócio

A escrita de um caso de negócio força a equipe a parar, sentar e refletir sobre todo o trabalho de análise de problemas e estudo de soluções. É muito fácil para todos simplesmente continuar trabalhando, sem documentar o que foi atingido.

O processo de documentação é muito importante e exerce papel essencial no que chamamos de “Consolidar o Conhecimento”.  A consolidação do conhecimento significa difundir o conhecimento entre o time e também para as partes interessadas externamente ao time de trabalho.

A segunda função do Caso de Negócio é verificar que a solução proposta endereça as necessidades de negócio e se torna o veículo para receber investimentos internos e aprovação para passar para a próxima fase.  Por isso é tão importante para o time de trabalho documentar também o que pode ocorrer se o projeto não for aprovado.

Não apenas os problemas identificados do negócio poderão continuar como também o cenário pode evoluir e essa evolução deve ser projetada e documentada, a fim de prover essa informação a alta administração para que a decisão seja bem embasada.

Tendo tudo consolidado em um único documento, fica relativamente fácil ligar os problemas, solução e benefícios esperados.  O desenvolvimento do caso de negócio com todos esses itens facilita o desenvolvimento da justificativa financeira e pode comumente também identificar falhas e problemas não endereçados pela solução proposta.  Nesse ponto, a solução deve ser revista e verificada que endereça todos os pontos identificados durante a fase de estudo e análise.

Isso possibilita também a alta administração priorizar os projetos, já que os problemas identificados, benefícios esperados, investimento necessário, ROI (retorno do investimento) e custo de não implantar a solução estão identificados e podem ser comparados com outros projetos/casos de negócio.

A outra função importante do caso de negócio é enviar uma mensagem consistente e única para todas as partes interessadas (stakeholders).  O caso de negócio possui uma visão de alto nível sobre o problema, solução proposta e benefícios esperados, também documentando as partes afetadas da organização – clientes, gerência, operação, pesquisa e desenvolvimento, vendas, etc.

Modelo de Business Case

gestao de projetos

Considerações Práticas sobre Business Case

Imagine que você é um executivo de uma empresa muito grande. Os departamentos de sua empresa lhe apresentam ideias sobre muitas iniciativas diferentes (projetos em potencial) para gastar dinheiro.

A seleção arbitrária de um projeto em detrimento de outro pode gerar desperdício dos recursos disponíveis. Em vez disso, a sua organização deve ter um método para determinar quais dos possíveis projetos ou programas proporcionarão o maior benefício ou, em termos do Guia PMBOK, oferecerão o melhor apoio ao plano estratégico da empresa.

Pode ser até que haja um comitê de seleção de projetos para reunir todos os dados sobre as várias ideias de projetos.

Ainda que gerentes de projetos não estejam normalmente envolvidos na seleção de projetos, eles precisam manter o foco no business case durante todo o projeto para assegurar que o projeto atinja os resultados para os quais foi selecionado.

Veremos um exemplo de como um business case pode afetar a maneira como um projeto é gerenciado.

Uma empresa selecionou um projeto específico porque ele contribuiria para seu plano estratégico de entrada em uma nova área de negócios. O gerente do projeto tem um plano de gerenciamento de projetos que inclui um cronograma e um orçamento aprovados.

O gerente do projeto descobre que o orçamento aprovado é uma restrição que poderia impedir a entrada bem-sucedida da empresa no novo mercado. E solicita uma mudança no orçamento, em vez de cortar custos para manter o projeto dentro do plano de gerenciamento.

Se o gerente do projeto não solicitasse o aumento no orçamento, a empresa poderia ter perdido seu objetivo de entrar com sucesso na nova área de negócios.

Portanto, os gerentes de projetos devem saber por que seu projeto foi selecionado e como ele se encaixa no plano estratégico da organização. Em seguida, eles precisam assegurar que o projeto satisfaça essas necessidades. O business case descrito no termo de abertura do projeto explica a necessidade empresarial e a análise usada para justificar o projeto.

Referências Bibliográficas:

  • AGUIAR, Sílvio. Integração das Ferramentas da Qualidade ao PDCA e ao Programa Seis Sigma – Volume 1. Belo Horizonte, Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2002.
  • BULGACOV, Sergio [organizador]. Manual de gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 1999.
  • COUTINHO, I A. Estudo da Aderência dos Processos de Gestão de Projetos em Empresas de Engenharia Consultiva de Belo Horizonte. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade FUMEC.
  • CRUZ, Tadeu. Sistemas de Informações Gerenciais; Tecnologia da Informação e a Empresa do Século XXI. 2.ª Edição. São Paulo: Atlas, 2000.
  • DINSMORE, Paul Campbell “Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos: livro-base de Preparação para Certificação PMP© – Project Management Professional” / Supervisão: Paul Campbell Dinsmore; coordenação: Adriane Monteiro Cavaliere Barbosa. 2ed. – Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.
  • INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. Governança Corporativa. Disponível no site: http://www.ibgc.org.br
  •  Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI). PMI-MG. Disponível em: <http://www.pmimg.org.br/pmi.htm>. Acessado em: 16 out. 2013.
  •  Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI). PMI-PE. As habilidades do gerente de projetos: um fator de sucesso para as organizações. Disponível em: <http://www.pmipe.org.br/web/arquivos/Perfil_Gerente_de_Projetos_pmipe.pdf>. Acessado em: 29 nov. 2011.
  •  KERZNER, H. Project management: a systems aprouch to planning, scheduling and controlling. New York: John Wiley & Sons, inc, 1992.
  •  Manual Prince2 (PRojects IN Controlled Environments). Electronic On-Line Manual. Central Computer and Telecommunications Agency, 2013.
  • MOREIRA, M & BERNARDES, S. Microsoft Project 2010 – Gestão e Desenvolvimento de Projetos. São Paulo: Editora Érica, 2010.
  • MULCAHY, Rita. Preparatório para o Exame de PMP. USA: Editora RMC, 2007.
  • NCB Nacional Competence Baseline (versão 3.0,r.3.1) IPMA – Referencial Brasileiro de Competências – http://ipma.ch – http://ipmabrasil.org
  • PMBOK. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 5ed., 2013 – Draft in Portuguese- PMI. Distribuído por PMI – Project Management Institute.
  • PRADO, Darci dos Santos do. Planejamento e Controle de Projetos. 4. ed.Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2001.
  • Project Manager Competency Development (PMCD) Second Edition PMI. Project Management Institute, 2007.
  • RBC – BRAZILIAN NATIONAL COMPETENCE BASELINE – Referencial Brasileiro de Competências em Gerenciamento de Projetos. ABGP – Associação Brasileira de Gerenciamento de Projetos. IPMA – International Project Management Association. Março 2004.
  • TRENTIM, M. H. Gerenciamento de Projetos: guia para as certificações. São Paulo: Atlas, 2011.
  • VALLE, A. B.; SOARES, C. A. P.; FINOCCHIO JÚNIOR, J.; SILVA, L S. F. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV., 2010.
  • MULCAHY, R. Preparatório para o Exame de PMP. RMC PUBLISHING, 7ª edição, 2011.
  • IPMA Brasil. Nacional Competence Baseline. IPMA, versão 3.0,r.3.1, 2012
  • PMI. PMBOK. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – Draft in Portuguese. PMI, 5ª edição, 2013
  • Project Manager Competency Development (PMCD) Second Edition PMI. Project Management Institute, 2007.
  •  Goleman, Daniel. Inteligência Emocional
  •  http://super.abril.com.br/cultura/dilemas-morais-voce-faria-447542.shtml
  •  http://www.codigodeconduta.org/eticaemoral.php
  •  MACÊDO, I. I. M. Apostila de ética e responsabilidade profissional. FGV, 2011.
  •  http://www.excellencestudio.com.br/disciplina/o-que-e-disciplina.htm
  • http://noticias.universia.pt/destaque/noticia/2013/03/04/1007188/os-6-segredos-ter-mais-disciplina.html

luiz_pimenta

Sobre o Colunista: Luiz Cláudio de Faria Pimenta, especialista em Gestão de Projetos de Engenharia pelo IEC-PUC-MG, Engenheiro Eletricista com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela PUC-MG, Proficiência em Língua Inglesa – Universidade de Michigan – USA, Técnico em Eletrônica pelo COLTEC-UFMG. Professor de Pós Graduação em Gestão de Projetos na Faculdade Pitágoras BH, Betim, e Contagem. Grande experiência na implantação, manutenção e melhoria contínua da norma ISO 9001, desde as definições preliminares, elaboração de todos os procedimentos da qualidade, manual da qualidade, comitê de gestão, comprometimento da alta direção e todos os processos e técnicas eficazes na implantação e melhoria contínua. Atuação  em consultoria, gestão, coordenação, implantação de projetos e obras de telecomunicações, bilhetagem eletrônica, e empreendimentos técnicos.

E-mail de contato: pimenta-luiz@ig.com.br.

Contexto: este artigo e outros fazem parte do material sobre Gerenciamento de Projetos: Desenvolvendo Competências Técnicas e Comportamentais da Saletto Engenharia de Serviços.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×