Publicado em 10/06/2014
Neste artigo irei explanar um pouco sobre como a falta de um planejamento para controle de mudanças afeta o processo de execução do projeto. Há algum tempo fui responsável por gerenciar um projeto onde a minha era responsável pela implantação de um sistema, dentre diversos, que deveriam ser implementados dentro de um prédio em construção. Para melhor entendimento vejam a figura abaixo:
Durante a execução do projeto posso dizer que tivemos dois problemas principais os quais foram consideradas os maiores complicadores para uma boa execução do projeto:
- Alteração de Prioridade nas entregas
- Alteração de projetos executivos
Estes dois problemas podem ser resumidos como falta de gerenciamento de mudanças dentro do projeto e as consequências para a equipe executora do projeto foram:
- Conflito entre os membros
A alteração de prioridades de entregas e alterações de escopo sem um processo de mudança adequado, este processo como um todo provocaram reações negativas nos membros da equipe, gerou-se diversos conflitos entre os mesmos, pois o norte do projeto foi perdido, ficou obscuro por diversas vezes, e fez com que os esforços da equipe não estivessem alinhado as prioridades de tal momento e isto fez com que a motivação da equipe fosse diminuída.
- Atraso em cronogramas (atividades)
Com as alterações de projetos executivos acontecendo demasiadamente, devido as alterações de prioridades fez com que tivemos um grande número de retrabalho, desperdício de material, o que gerou uma baixa a auto estima na equipe. Neste projeto em questão houveram situações onde a equipe teve que realizar três vezes a mesma atividade, imaginam o quanto de material, tempo e como a equipe ficou desanimada em realizar tal atividade, o que fez com que a equipe perdesse o comprometimento com o projeto.
- Aumento na complexibilidade no gerenciamento do projeto
Com o aumento de conflitos dentro da equipe, com a falta de comprometimento da equipe e as inúmeras documentações realizadas para registrar todas as alterações que estavam acontecendo dentro do projeto. Tivemos um aumento considerável na complexibilidade no gerenciamento de todas estas tarefas/atividades que estavam sendo realizadas. Isto resultou no aumento da equipe de staff do projeto, para que pudéssemos manter a eficiência do inicio do projeto.
No final do projeto pudemos verificar que apesar de todas as dificuldades impostas durante a execução do projeto no final este projeto nos trouxe diversas lições aprendidas, as quais veem sendo aplicadas em projetos similares a este.
A lição aprendida mais importante que tivemos posso dizer que foi sobre o processo de gerenciamento de mudança adequado para o projeto. O que quero dizer é que para cada projeto você necessita ter um processo de gerenciamento de mudança adequado para ele e normalmente este processo deverá passar por melhorias durante sua execução.
Sobre o Colunista: Daniel A Almeida, PMP, com 10 anos de experiência na área de tecnologia da informação e atuando como gerente de projetos desde 2009, certificado pelo PMI, sou engenheiro eletricista pelo Centro Universitário da FEI e pós-graduando em Administração Estratégica pela FIA. Autor do Blog Daniel Almeida (http://blogdanielalmeida.wordpress.com) o qual tem como objetivo discutir as melhores práticas de gerenciamento de projeto.
E-mail de contato: daalmeida@gmail.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta