Publicado em 20/06/2014
Guia do Gerente de Projetos: 4 dicas para ser um excelente profissional
A profissão de gerente de projetos é uma das mais valorizadas atualmente. Os motivos para este fato não são poucos: a importância de se criar projetos eficientes, a crescente preocupação com o bem estar dos colaboradores, a busca por margens melhores e a dinamização das relações de trabalhos são algumas das razões em pauta que fazem deste gestor uma peça fundamental nas organizações.
O aumento da demanda por este tipo de profissional tem feito com que as empresas procurem por currículos que vão além da formação, da especialização e da experiência. Os empreendimentos, cada vez mais, buscam gerentes que tenham algo mais para oferecer aos seus projetos. Além do conhecimento técnico e da tecnologia como aliada, existem alguns fatores-chave que incrementam e tornam a gestão de projetos um grande diferencial para as companhias.
Com isso em mente, elaboramos este post com 4 dicas que não podem faltar na bagagem de todo excelente profissional da área. Acompanhe!
Tenha uma grande capacidade de comunicação
O sucesso de um projeto muitas vezes se dá pela clareza com que o gestor consegue comunicar os objetivos e tarefas aos membros do time. Ainda que seja tentador para muitos gestores utilizar uma comunicação rebuscada em termos técnicos e jargões, quanto mais simples forem as instruções, maiores as chances de as tarefas serem bem feitas.
Desta forma, procure desenvolver uma comunicação objetiva. Seja claro ao passar instruções e não se intimide ao falar em público. Momentos difíceis do projeto poderão forçá-lo a utilizar a comunicação para manter seu time trabalhando, evidenciando ainda mais a importância deste item para uma boa gestão no setor.
Aprenda a delegar tarefas
Delegar tarefas parece uma característica fácil de ser alcançada por quem atua como gerente de projetos, e esta convicção pode ser um problema. Ao acreditar que atribuir funções é um processo simples, muitos destes profissionais se esquecem de que delegar tarefas envolve ter um profundo conhecimento das capacidades individuais – e em grupo – do time.
Assim, o primeiro passo é saber identificar os pontos nos quais cada membro da sua equipe é mais forte e entender como isto afeta o trabalho em grupo. Com esta análise, procure constatar como cada colaborador poderá desempenhar tarefas específicas. Somente após todas estas etapas importantes é que você estará pronto para delegar tarefas de forma inteligente!
Mantenha-se calmo em qualquer situação
Seu time e seus projetos serão reflexos da maneira como você se comporta nas mais diversas situações que possam ocorrer dentro de uma empresa. E isto diz respeito principalmente àquelas que te colocam em pressão, seja por cumprimento de prazos ou por alcance de resultados.
Desenvolver esta inteligência emocional te fará um profissional muito mais completo para assumir qualquer projeto e qualquer time. Para isso, procure avaliar em experiências passadas os modos como você agiu em situações de pressão. Como você lidou com isso? Como tomou decisões? Estas decisões se transformaram em erros ou acertos? As respostas para estas questões irão fornecer uma boa noção de como corrigir sua postura em qualquer contexto.
Saiba gerir pessoas
Ainda que tendamos a acreditar que gerir projetos é saber administrar escopos, orçamentos e cronogramas, a verdade é que um projeto de sucesso é criado por uma boa gestão de pessoas. Mesmo excelentes profissionais técnicos podem se tornar péssimos gestores se não souberem desenvolver seu lado humano.
Assim, invista um tempo da sua carreira para estudar bons métodos de gestão de pessoas, saiba resolver conflitos de maneira política e, principalmente, conheça táticas para manter seu time entusiasmado mesmo nos projetos mais longos e minuciosos. Tenha sempre em mente que o segredo em torno da questão de ser um excelente profissional em gestão de projetos não é gerir projetos, mas gerir pessoas.
E aí, o que achou das dicas que compilamos? Há alguma em especial que você mais aplica em seu dia a dia ou algum aspecto importante que deixamos de fora da lista? Compartilhe suas sugestões, opiniões e experiências conosco!
Sobre o Colunista: Hayala Curto, CEO da Seed e idealizador do software NetProject. Principal acionista da empresa, Hayala é mestrando em Informática pela PUC Minas, graduado em Ciência da Computação e tem MBA em Gerência de Projetos e Gestão Empresarial pela FGV. Tem mais de 15 anos de experiência coordenando projetos de TI. Especialista em plataforma WEB e Business Inteligence. Participou da criação e do desenvolvimento de diversos DataWarehouses e aplicações WEB corporativas para clientes como a Telemig Celular, Vale, Prefeitura de Betim, CEMIG, entre outros. É membro do PMI, Project Management Institute, atuante no capítulo de Minas Gerais, desde 2004.
E-mail de contato: contato@seedintelligence.com / http://www.seedintelligence.com
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