Publicado em 13/08/2014
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar como a Mudança Arbitrária de um Fornecedor Estratégico pode ser uma causa importante de estouros de orçamentos em projetos de Engenharia e Construção, mostrando suas peculiaridades a partir de uma revisão bibliográfica sobre o assunto. Através de pesquisas foram levantados dados importantes sobre o tema. Como resultado espera-se esclarecer como tal mudança poderá refletir diretamente no aumento dos custos/despesas de um projeto causando o estouro do seu orçamento.
Introdução
Durante um projeto, a execução do seu orçamento espelha em muitas vezes o seu sucesso ou não. Um bom orçamento garante que a execução do desenho projetado acontecerá dentro do previsto pelos investidores, diminuindo a perda de dinheiro e dando mais transparência e confiabilidade ao projeto a ser executado. No curso da execução do projeto vários fatores podem contribuir para o estouro orçamentário. A Mudança arbitrária de Fornecedor Estratégico é uma delas e é sobre este tema que discutiremos no presente artigo.
“Uma das atividades mais críticas para a área de compras refere-se à seleção de fornecedores. Isso porque os fornecedores são responsáveis por disponibilizar os materiais no momento certo, atendendo às necessidades dos Clientes.” (BEVILACQUA, CIARAPICA, GUIACHETTA, 2006)
O GUIA PMBOK®. 4 ed. PMI, 2008 afirma que o gerenciamento de aquisições do projeto inclui os processos para comprar ou adquirir os produtos, serviços ou resultados necessários de fora da equipe do projeto para realizar o trabalho.
O gerenciamento de aquisições do projeto inclui os processos de gerenciamento de contratos e de controle de mudanças necessários para administrar os contratos ou pedidos de compra autorizados e emitidos por membros da equipe do projeto.
A escolha de um fornecedor de materiais e/ou serviços, para a execução de um projeto, é sem dúvida objeto de grande preocupação por parte dos gestores. O motivo é um só, ao optar-se por um fornecedor, você tira de suas mãos parte do controle de cumprimento dos prazos estabelecidos e algumas vezes, da qualidade requerida. Se o seu fornecedor atrasa a entrega de um material ou a execução de uma atividade, parte do seu cronograma fica comprometida e ações devem ser tomadas para recuperar o tempo perdido.
Quanto à qualidade, pode sofrer impacto quando a contratação do material ou serviço é baseada somente em custos, sem uma analise maior de escopo, prazo e condições de fornecimento.
Porém, é impossível executar um projeto sem a presença de nenhum fornecedor, sendo assim este é um problema que incomoda aos gestores de projetos, mas, que não pode ser eliminado e nem tão pouco desconsiderado.
Existem algumas práticas que podem vir a minimizar estes percalços e otimizar a maneira de lidar com seus fornecedores. “O gerenciamento eficaz da função de compras de materiais pode representar uma contribuição significativa para o alcance dos objetivos estratégicos das empresas do setor da construção, promovendo maior agilidade das operações e a melhoria continua da qualidade dos materiais que estão sendo adquiridos.”
A escolha dos fornecedores considerados estratégicos tem de ser feita com muita cautela e criticidade, pois observando a matriz de posicionamento estratégico de materiais (MPEM), que pode ser utilizada para analise de fornecedor de serviços, verificamos que eles representam risco elevado para suprimentos e influencia fortemente no resultado dos projetos.
Gráfico 1 – Relação entre riscos e fornecimento
Como uma Mudança Arbitrária de Fornecedor Estratégico pode causar Estouro de Orçamentos em Projetos de Engenharia e Construção?
Para se definir um fornecedor como estratégico, vários fatores são analisados e levados em consideração e por trás disto, vários processos estão envolvidos. Portanto, uma vez definido o Fornecedor Estratégico, a mudança arbitrária do mesmo no curso da execução do projeto poderá trazer aumento dos custos previamente orçados e causar estouro no orçamento daquele projeto. Fato este , que relataremos com mais detalhes no desenvolvimento do nosso trabalho.
Entendemos desta forma, porque a mudança Arbitrária de um fornecedor Estratégico trará conseqüências sérias , pois será necessário iniciar o processo de seleção de um novo fornecedor.
A seguir listamos algumas conseqüências dessa mudança de fornecedor estratégico:
- Desmobilização e mobilização do novo fornecedor;
- Período de adaptação aos procedimentos do Cliente;
- Atraso no cronograma geral do projeto;
- Horas extras ou aumento de mão de obra;
- Aumento de prazo para a execução do projeto;
- Maior pressão para conclusão do escopo;
- Aumento dos acidentes de trabalho;
- Perda de qualidade no serviço executado;
- Aumento de retrabalho;
- Pagamento de Multas por atraso na execução do projeto
Os fatos relacionados acima, certamente geram custos adicionais não previsto, pois o novo fornecedor terá de escolher entre manter o custo e atrasar e entrega do projeto, que também gera um custo pelo atraso no inicio da operação do empreendimento, ou gastar mais e atender o prazo exigido pelo cliente.
Neste artigo, faremos um breve relato sobre dois problemas que vimos como os principais relacionados à Mudança Arbitrária de Fornecedor Estratégico :
1º – Aumento de Horas Extras para a Seleção de um novo Fornecedor Estratégico
O processo de seleção de fornecedor não é simples, e pode ser mais complexo ainda dependendo das características do item ou serviço a ser comprado, pois as exigências podem ser maiores ou menores.
Pode-se dizer que há três características básicas a serem consideradas em um processo de seleção de um fornecedor: preço, qualidade e o serviço, porém no contexto competitivo em que as empresas se encontram, são necessários o desenvolvimento de diferenciais para a sobrevivência em um mercado em constante mudança.
É nesse cenário que os critérios de avaliação e seleção de fornecedores podem ser utilizados no gerenciamento da cadeia de suprimentos, que consiste em vantagem competitiva para as organizações que a compõem. Por isso que o processo de seleção dos fornecedores tem deixado para trás apenas seus critérios básicos, e passou a adotar outros critérios de seleção que são:
- Confiabilidade;
- Custo do transporte,
- Flexibilidade;
- Capacidade tecnológica e de processo do fornecedor.
Além dos critérios acima, há também outros fatores que influenciam na seleção de um fornecedor:
- Capacidade produtiva: a produção deve satisfazer as especificações do produto, com o menor número possível de defeitos;
- Pós-venda: se o produto tem natureza técnica ou provavelmente necessitará de peças de reposição ou apoio técnico, o fornecedor deve ter um bom serviço de atendimento pó venda;
- Localização do fornecedor: às vezes se é recomendável que o fornecedor esteja próximo do comprador, ou pelo menos mantenha um estoque local.
Vimos acima, que o processo de seleção de fornecedores é de extrema importância e precisa ser o mais correto possível, caso contrário , as necessidades do cliente não serão perfeitamente atendidas e isso afetará diretamente na demanda, na qualidade e na logística do produto a ser fornecido.
Diante do exposto, concluímos que a seleção adequada de um fornecedor Estratégico, demando tempo e trabalho de profissionais capacitados, e retomar ao processo de seleção de um novo fornecedor para o projeto em execução aumentará consideravelmente o custo com horas trabalhadas, fato este que certamente contribuirá para o estouro orçamentário do projeto.
2º – Aumento de prazo na execução do projeto
Quando a Mudança Arbitrária de um fornecedor Estratégico ocorre no curso da execução de um projeto, o prazo para a execução do mesmo tende a aumentar, pois será necessário iniciar um novo processo para a seleção de um fornecedor substituto, além disto será necessário desmobilizar e mobilizar o novo fornecedor, o que por sua vez demandará um bom período de adaptação aos procedimentos do Cliente.
Enquanto isto, a produtividade do projeto cai e o prazo para a sua execução se estende, fazendo com que o cronograma inicial do projeto fique comprometido, refletindo no aumento das despesas/custos diretos e indiretos, o que conseqüentemente onerará a composição do orçamento inicial, fazendo com que ele estoure.
Conclusão:
Diante do exposto, avaliamos que a Mudança Arbitrária de um Fornecedor Estratégico durante a execução de um projeto é uma causa significativa de estouros orçamentários, pois esta mudança implicará na abertura de um novo processo de seleção para a escolha de um fornecedor substituto.
A escolha de um novo fornecedor gerará retrabalho e demandará tempo de profissionais capacitados a fazer esta seleção.
Figura 1 – Como mudança são riscos para estouro de orçamentos
A mudança de fornecedor estratégico no curso da execução de um projeto, onerará o custo de trabalho homem/hora e aumentará o prazo de execução do projeto , o que por sua vez acarretará no pagamento de multas à contratante. Fatores estes, que contribuem diretamente para o aumento dos custos diretos e indiretos do projeto causando o estouro orçamentário.
Referências:
- ALVAREZ, Marisol Parra. QUEIROZ, Abelardo Alves de. Aproximações dos laços de parcerias entre fornecedor-cliente na cadeia de suprimentos como fonte de competitividade.
- https://pmkb.com.br/ma-gestao-de-contrato-e-estouros-de-orcamento/
- Guia PMBOK® 4ed. PMI 2008
- Bruzzi, Demerval Guilarducci – Gerência de Projetos: Uma visão Prática – São Paulo: Érica, 2202.
- Apostila curso de Pós-Graduação LATO SENSU em Gerenciamento Estratégico de Projetos, Módulo: Princípios do Gerenciamento de Projetos – Universidade FUMEC, Roberto Luiz Capuruçu Gattoni, MSc, PMP
Sobre os Autores:
Autora: Lívia Gonçalves de Oliveira; Administradora com especialização em Finanças, graduada pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte. Atuação nas áreas Administrativas e Financeiras, Gerente Financeiro na Empresa Limnos Hidrobiologia e Limnologia Ltda. E-mail de contato: lgoncalves.livia@ig.com.br.
Autor: Gustavo Cruz Mota ; Engenheiro de Produção Civil graduado pela Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade Fumec. Atuação como consultor em projetos de construção e montagens industriais e de mineração. E-mail de contato: gustavocruzmota@hotmail.com.
Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos da 5ª turma de Pós em Engenharia de Custos e Orçamento do IETEC.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
E de grande importância na estruturação de um projeto que se faça um gerenciamento de fornecedores, onde se tem todo um ranking dos mesmos em se tratando de criticidade em relação desenvolvimento do projeto e confiabilidade em geral, principalmente nos casos de fornecedores estratégicos, contratos bem elaborados com penalidades em forma de multa para se resguardar em possíveis quebras ou atrasos de contrato devem ser feitos.
Ficou bem claro todos os prejuízos causados ao projeto quando se tem uma mudança arbitraria de fornecedores estratégicos, este tipo de mudança so pode ser feito em casos extremos principalmente quando se esta em um certo nível desenvolvimento do projeto, e que antes que se proceda esta ação deve-se fazer um estudo do que seria mais viável, arcar com prejuízos mensuráveis do fornecedor ja conhecido ou ariscar um novo fornecedor que dependendo do estagio de avanço do projeto os prejuízos seriam imensuráveis.