Publicado em 03/09/2014
Assertividade é a habilidade de declarar os seus pontos de vista de uma forma persuasiva e com autoridade. É uma competência que o gerente do projeto necessita para ajudar a garantir comunicação eficiente com a equipe do projeto e com as partes interessadas, a fim de que as decisões que afetam o projeto sejam tomadas com um pleno conhecimento de suas consequências. O gerente do projeto deve evitar ser conduzido ou manipulado por outros no sentido de tomar ou recomendar decisões que não sejam do interesse do projeto.
A persuasão é a capacidade de se alcançar um consenso com relação a metas comuns, através de debates ou da força da argumentação. A persuasão pode ajudar a garantir que ideias valiosas sejam ouvidas e implementadas, isto é, ideias que ajudem a alcançar os objetivos do projeto.
Figura 1: Abordagem de forma persuasiva e com autoridade
Fonte: dhmp.nl, 2010
A persuasão é necessária para se induzir os outros a assumirem um curso de ações que o gerente do projeto precisa seguir para alcançar os interesses do projeto.
Assertividade e persuasão precisam ser exercidas pelo gerente do projeto durante toda a vida do projeto.
Ações sugeridas
Algumas ações podem ser realizadas objetivando uma assertividade maior e mais efetiva.
Por exemplo, identificar os objetivos, resultados e metas que devem ser alcançados no projeto. Outra opção seria analisar a situação atual; identificar quais os problemas que provavelmente provocarão debates e as possíveis consequências.
Também é possível considerar argumentos factuais com relação a problemas específicos; preparar a sua apresentação, incluindo-se refutações a possíveis argumentos contrários bem como avaliar as pessoas envolvidas na discussão, os seus prováveis pontos de vista, interesses e relacionamentos.
Outras opções são preparar-se para a reunião em que os problemas serão discutidos; apresentar o seu caso de uma maneira calma e com autoconfiança; expressar reconhecimento aos participantes da reunião pelo seu interesse e demonstrar apreciação pela contribuição deles; cultivar relacionamentos sustentáveis com as partes interessadas.
Por fim, aprender continuamente com as suas experiências e aplicar o aprendizado no futuro.
Tópicos relacionados
Importante salientar que a assertividade possui forte relação com outros tópicos como Assertividade e persuasão, Autoridade, Diplomacia, Negociação, Convicção pessoal, Personalidade, Relacionamentos, Autoconfiança e Autocontrole.
Padrões Comportamentais
A seguir são apresentados exemplos e contraexemplos de comportamentos adequados em relação à assertividade.
Comportamentos adequados |
Comportamentos que requerem aperfeiçoamento |
Comunica as decisões e as razões para as decisões aos membros da equipe |
Não comunica as decisões ou razões para as decisões aos membros da equipe |
Age de uma maneira apropriada, é confiável, digno de confiança, e discreto. |
Age inapropriadamente, parece que não é confiável, revela confidências. |
Ouve cuidadosamente as outras pessoas |
Negligencia a contribuição dos outros, interrompe, fala em ocasiões inapropriadas |
Cria entusiasmo; motiva a equipe. |
Crítica; é incapaz de motivar. |
Tem uma atitude aberta e positiva; é um otimista realista. |
Parece distante da equipe, ignora os outros, é pessimista. |
Demonstra influência e autoridade |
Fica acabrunhado e derrotado, e não é ouvido. |
Considera e respeita os pontos de vista da minoria |
Alinha-se somente com o ponto de vista da maioria ou com os grandes influenciadores de decisões existentes |
Tabela 1: Exemplos e contraexemplos de comportamentos adequados em relação à assertividade.
Referências Bibliográficas:
- AGUIAR, Sílvio. Integração das Ferramentas da Qualidade ao PDCA e ao Programa Seis Sigma – Volume 1. Belo Horizonte, Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2002.
- BULGACOV, Sergio [organizador]. Manual de gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 1999.
- COUTINHO, I A. Estudo da Aderência dos Processos de Gestão de Projetos em Empresas de Engenharia Consultiva de Belo Horizonte. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade FUMEC.
- CRUZ, Tadeu. Sistemas de Informações Gerenciais; Tecnologia da Informação e a Empresa do Século XXI. 2.ª Edição. São Paulo: Atlas, 2000.
- DINSMORE, Paul Campbell “Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos: livro-base de Preparação para Certificação PMP© – Project Management Professional” / Supervisão: Paul Campbell Dinsmore; coordenação: Adriane Monteiro Cavaliere Barbosa. 2ed. – Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.
- INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. Governança Corporativa. Disponível no site: http://www.ibgc.org.br
- Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI). PMI-MG. Disponível em: <http://www.pmimg.org.br/pmi.htm>. Acessado em: 16 out. 2013.
- Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI). PMI-PE. As habilidades do gerente de projetos: um fator de sucesso para as organizações. Disponível em: <http://www.pmipe.org.br/web/arquivos/Perfil_Gerente_de_Projetos_pmipe.pdf>. Acessado em: 29 nov. 2011.
- KERZNER, H. Project management: a systems aprouch to planning, scheduling and controlling. New York: John Wiley & Sons, inc, 1992.
- Manual Prince2 (PRojects IN Controlled Environments). Electronic On-Line Manual. Central Computer and Telecommunications Agency, 2013.
- MOREIRA, M & BERNARDES, S. Microsoft Project 2010 – Gestão e Desenvolvimento de Projetos. São Paulo: Editora Érica, 2010.
- MULCAHY, Rita. Preparatório para o Exame de PMP. USA: Editora RMC, 2007.
- NCB Nacional Competence Baseline (versão 3.0,r.3.1) IPMA – Referencial Brasileiro de Competências – http://ipma.ch – http://ipmabrasil.org
- PMBOK. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 5ed., 2013 – Draft in Portuguese- PMI. Distribuído por PMI – Project Management Institute.
- PRADO, Darci dos Santos do. Planejamento e Controle de Projetos. 4. ed.Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2001.
- Project Manager Competency Development (PMCD) Second Edition PMI. Project Management Institute, 2007.
- RBC – BRAZILIAN NATIONAL COMPETENCE BASELINE – Referencial Brasileiro de Competências em Gerenciamento de Projetos. ABGP – Associação Brasileira de Gerenciamento de Projetos. IPMA – International Project Management Association. Março 2004.
- TRENTIM, M. H. Gerenciamento de Projetos: guia para as certificações. São Paulo: Atlas, 2011.
- VALLE, A. B.; SOARES, C. A. P.; FINOCCHIO JÚNIOR, J.; SILVA, L S. F. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV., 2010.
- MULCAHY, R. Preparatório para o Exame de PMP. RMC PUBLISHING, 7ª edição, 2011.
- IPMA Brasil. Nacional Competence Baseline. IPMA, versão 3.0,r.3.1, 2012
- PMI. PMBOK. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – Draft in Portuguese. PMI, 5ª edição, 2013
- Project Manager Competency Development (PMCD) Second Edition PMI. Project Management Institute, 2007.
- Goleman, Daniel. Inteligência Emocional
- http://super.abril.com.br/cultura/dilemas-morais-voce-faria-447542.shtml
- http://www.codigodeconduta.org/eticaemoral.php
- MACÊDO, I. I. M. Apostila de ética e responsabilidade profissional. FGV, 2011.
- http://www.excellencestudio.com.br/disciplina/o-que-e-disciplina.htm
- http://noticias.universia.pt/destaque/noticia/2013/03/04/1007188/os-6-segredos-ter-mais-disciplina.html
Sobre o Colunista: Eng. Alysson Ribeiro das Neves, Gestor, consultor, professor, palestrante. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Eng. Eletrônico e Telecom. pela PUC/MG. Certificados PMP, PMI-ACP, CAPM, CSPO e CSM. Experiência de 16 anos, obtida em atividades como desenvolvimento para TI e TA, gerenciamento de projetos, programas e portfólio.
E-mail de contato: alysson.r.n@hotmail.com
Contexto: este artigo e outros fazem parte do material sobre Gerenciamento de Projetos: Desenvolvendo Competências Técnicas e Comportamentais da Saletto Engenharia de Serviços.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Gostei muito do artigo. Foi muito útil na elaboração do mini-artigo do meu grupo.
Creio que os gerentes de projetos devam ficar atentos às características pessoais e indispensáveis ao cargo que eles ocupam e não somente às características “técnicas”, normas e regras exigidas. Até que ponto um gerente de projetos está tecnicamente preparado e pessoalmente despreparado?