Publicado em 15/10/2014
A abertura é a habilidade de fazer com que os outros se sintam à vontade para se expressarem, a fim de que o projeto possa ser beneficiado com as suas contribuições, sugestões, preocupações, e interesses.
Figura 1: Possibilitar que os outros se expressem
Fonte: olharcurioso.com, 2012
A abertura é necessária como um meio de se beneficiar conhecimento e experiência de todos os envolvidos. Já que o gerente do projeto trabalha com vários profissionais, a abertura é uma competência importante: a maioria dos membros da equipe têm uma área de especialização em que possuem mais conhecimento do que o gerente do projeto. Os relacionamentos na equipe são desenvolvidos com base no respeito mútuo, na confiança, e na confiabilidade.
O gerente do projeto precisa decidir qual sua abordagem com relação à abertura. Será do tipo portas abertas, onde ele sempre se encontra acessível aos membros da equipe? Será que ele age com um gerenciamento do tipo de sair para falar com as pessoas para manter a visibilidade e manter-se em contato com os membros da sua equipe? Quantas informações ele compartilha com os membros da equipe? A abordagem normal seria compartilhar todas as informações que puder, sem divulgar confidências ou segredos. Será que há razões culturais pelas quais a abertura é inapropriada?
O gerente do projeto também precisa estar aberto a problemas, como, por exemplo, evitar a discriminação com base em idade, sexo, orientação sexual, religião, diferenças culturais, ou invalidez.
Ações sugeridas
Algumas ações podem ser realizadas objetivando uma abertura maior e mais efetiva. Por exemplo, desenvolver um plano de ação com relação à abertura. Outra opção seria iniciar o seu dia de trabalho com contatos informais através do telefone ou de encontros face a face.
Também é possível acolher de bom grado as informações que você receber e dar a sua opinião sobre o tema da conversa bem como usar perguntas abertas.
Outras opções são criar oportunidades para estimular a abertura na equipe; quando você receber contribuições positivas, elogiar a pessoa que as deu, a fim de que todos saibam que elas são apreciadas.
Por fim, aprender com cada situação e continuar a aperfeiçoar os seus métodos de abertura.
Tópicos relacionados
Importante salientar que a abertura possui forte relação com outros tópicos como Acessibilidade, Amplo conhecimento além de GP, Flexibilidade, Abertura à idade, sexo, orientação sexual, religião, diferenças culturais e de deficiências físicas e Transparência.
Padrões Comportamentais
A seguir são apresentados exemplos e contraexemplos de comportamentos adequados em relação à abertura.
Comportamentos adequados | Comportamentos que requerem
Aperfeiçoamento |
É flexível, adapta-se facilmente a alterações, mantendo em mente os interesses do projeto. | É rígido e tem aversão a alterações; esquece os interesses do projeto. |
É aberto às diferenças de idade, sexo, orientação sexual, religião, diferenças culturais e de deficiências físicas. | Ignora as diferenças de idade, sexo, de orientação sexual, de religião, diferenças culturais e de deficiências físicas. |
Consegue cooperação; faz uma orquestração da Equipe. | É voltado a tarefas; gerencia a equipe como se fosse uma máquina. |
Tem um amplo conhecimento além de GP e é capaz de adaptar sua forma de comunicar para ser bem compreendido | Não consegue se expressar, usando os pensamentos e opiniões dos outros, e não é bem compreendido. |
Estimula a abertura, é agradável, presta atenção ao asseio pessoal e ao modo de se vestir. | Desestimula a abertura, é descuidado com o asseio e ao modo de se vestir, e desagradável de se trabalhar com. |
Tem uma atitude aberta e positiva; é um otimista realista. | É pessimista, ignora os outros, parece distante. |
Gera confiança; inspira zelo. | Parece não confiável |
Aborda ativamente os outros de uma forma positiva, e é, por sua vez, acessível. | Espera pela iniciativa dos outros; é reservado e incerto. |
Desempenha um ativo gerenciamento das partes interessadas; mantém contatos formais e informais com as partes interessadas. | Não desempenha um gerenciamento das partes interessadas, evita contatos com as partes interessadas, e não tem nenhum tempo para informalidade. |
Aceita todos os membros da equipe, tolera e estimula outras opiniões na equipe, e promove uma participação ativa. | Permite que os outros sintam a sua aversão; conhece somente conceitos; acha que sabe tudo melhor do que todos os demais e não busca contribuições. |
Aceita e respeita as minorias; permite que os outros sejam bem-sucedidos. |
Orienta-se de acordo com a estrutura de poder existente |
Tabela 1: Exemplos e contraexemplos de comportamentos adequados em relação à abertura.
Referências Bibliográficas:
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Sobre o Colunista: Eng. Alysson Ribeiro das Neves, Gestor, consultor, professor, palestrante. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Eng. Eletrônico e Telecom. pela PUC/MG. Certificados PMP, PMI-ACP, CAPM, CSPO e CSM. Experiência de 16 anos, obtida em atividades como desenvolvimento para TI e TA, gerenciamento de projetos, programas e portfólio.
E-mail de contato: alysson.r.n@hotmail.com
Contexto: este artigo e outros fazem parte do material sobre Gerenciamento de Projetos: Desenvolvendo Competências Técnicas e Comportamentais da Saletto Engenharia de Serviços.
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