Publicado em 27/09/2016
RESUMO
Atualmente nas organizações, é muito comum à aplicação e desenvolvimento de projetos nos mais diversos ramos de atividade. Isto fez com que a metodologia de Gestão de Projetos cada vez mais ganhasse espaço no ambiente corporativo. Uma prática que vem sendo adotada nos dias de hoje é a implantação dos Escritórios de Gerenciamento de Projetos – PMO ou mais conhecidos como PMO – Project Management Office.
INTRODUÇÃO
A aplicação de uma metodologia na gestão de projetos estabelece acompanhamento contínuo dos projetos e, também possibilita a rápida identificação e correção de desvios, assim como a transformação das ações bem sucedidas em procedimentos padrão.
Assim, saber a forma como os projetos são executados para poder controlar e monitorar seus resultados é fator de relevância para o sucesso da gestão com excelência nas organizações, motivando cada vez mais a implementação de Escritórios de Gerenciamento de Projetos (PMO). Destarte, descrever como se aplicam os processos de gerenciamento de projetos utilizando metodologia específica, baseada na linha PMI – Project Management, por meio de apresentação de tópicos de atenção na criação de estruturas capazes de se apropriar do conhecimento e transformá-lo em inovação, isto é, com valor agregado ao produto, certamente asseguram que as Organizações estão investindo de forma efetiva os seus recursos na geração de novos produtos.
Um projeto bem sucedido é aquele que cumpre seus requisitos e atende ou supera as expectativas dos stakeholders. Desta forma, aplicando a metodologia de gestão de projetos, enfocando os principais processos envolvidos no gerenciamento de projetos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle; encerramento; asseguramos a conclusão dos projetos no prazo definido, dentro do orçamento e com o nível de qualidade adequado. Parte da competência de executar melhor, mais rápido e com menor custo vem da capacidade para implementar processos e práticas comuns em toda organização. Ademais, atingidos os objetivos iniciais e a eficácia da metodologia de gestão de projetos, os esforços devem estar focados para desenvolver e melhorar os processos, atualizar softwares e meios de comunicação, reciclar a equipe e obter os melhores resultados das lições aprendidas, além de estabelecer métricas (Quadro I) essenciais que auxiliam na elaboração de processos e fazem com que as Organizações se desenvolvam de forma constante.
(Quadro I elaborado pela autora)
CONSIDERAÇÕES GERAIS
Em adição, trabalhar segundo uma metodologia de gerenciamento de projetos é essencial para obter sucesso na expansão da cultura de gerenciamento de projetos e gerar resultados sustentáveis em uma organização. Além disso, é necessário que se quebrem paradigmas, trabalhem e invistam na mudança de cultura, criem um ambiente de colaboração favorável com ganhos claros para todos, e não apenas para os executivos.
Cabe ressaltar que, é imprescindível que se defina um padrão de trabalho a ser utilizado de forma democrática e sem muitas imposições, alinhado a estratégia da organização e aos objetivos organizacionais, sem teorizações complexas.
REFERÊNCIAS BILBIOGRÁFICAS
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ZACARELLI, S. B. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Ed. Saraiva, 2003.
Sobre a Colunista: Lilian Treff, Mestre em Gestão Empresarial – Programa de Mestrado Profissionalizante pela Universidade Cidade de São Paulo. Especialista em Didática do Ensino Superior, pela Universidade Mackenzie, em Gestão de Projetos pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – USP e em “Gestão do Conhecimento, Educação Corporativa e Aprendizagem Organizacional” (FIA/USP). Graduada em Pedagogia – Licenciatura Plena, com foco em Administração Escolar, pela Universidade São Judas Tadeu. Autora do livro Inovação em Gestão de Projetos na Administração Pública. Certificada em Coach – Personal & Professional Coaching (PPC) e Executive Coaching. Practitioner em Programação Neurolinguística. Sólida experiência na criação de metodologia de gerenciamento de projetos, implementação de Project Management Office (PMO), e Change Management. Co-Autora (patente) do Registro de Programa de Computador – “Sistema de Gestão dos Resultados na Atenção em Saúde Bucal às Pessoas com Deficiência para Sistema Único de Saúde” – Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e UNESP. Atualmente Consultora de Projetos Change Management – Strategy Business.
E-mail de contato: ltreff@uol.com.br
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