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A importância da gestão do tempo nos projetos

Publicado em 05/07/2016

Olá a todos, depois de um longo tempo chegou a hora de voltar a trazer assuntos que nos que façam refletir em como melhorar ainda mais o nosso processo de gestão. Sob um bom processo de pesquisa trarei informações eficientes para que você e sua equipe possam potencializar ainda mais a qualidade da comunicação, processos e consequentemente seus resultados. Espero que gostem e fiquem à vontade de enviarem suas críticas, sugestões e comentários. Vamos ao nosso tema: Tempo é tudo!

tempo

Tempo é tudo!

Todos concordam nos dias de hoje, que o tempo é um dos ativos mais valiosos que uma pessoa possui. Ele é o que determina os momentos, os períodos, as épocas, as horas e os dias. É o que determina o presente, passado e futuro. por exemplo, o que acabei de escrever na linha acima virou passado, o que escrevo agora é o presente e o que está na minha mente para a linha abaixo será escrita no futuro. Entendeu? Claro que sim. Rsrsrs

Levando-se em consideração o que acabei de escrever, percebemos que o tempo é um “bem” e como todo bem, deve ser cuidado e empregado da melhor forma possível. Quando você e sua equipe são contratados por uma empresa, duas coisas “pagam” o seu salário: sua habilidade profissional e a disposição do seu tempo. De nada vale sermos extremamente habilidosos e altamente qualificados se o seu tempo não for devidamente empregado durante o momento que está disponível para sua empresa.

Com o advento dos aplicativos celulares, cada dia mais empresas perdem bons profissionais por terem suas qualidades ofuscadas pela falta de foco nas suas profissões. É uma mensagem de Whatsapp aqui, uma postagem no Fecebook ali, uma outra importantíssima no Twitter e assim vai. No final, sem perceber, você e sua equipe não consegue bater as metas determinadas pela empresa e sem perceber o real motivo, colocam a culpa nos mais diversos fatores: crise econômica, retração de mercado, corrupção governamental e etc.

Para gerenciar o tempo dentro de uma empresa é necessário saber exatamente o que tem que ser feito (reuniões, conferências, manutenções, encontros de negócios, entrega de novos projetos etc). E também os prazos pré-estabelecidos para a realização de cada tarefa (um dia, uma semana, um mês etc). Para isto, as empresas precisam ter profissionais capacitados para fazer a gestão do tempo de seus setores e funcionários. Controlando as atividades a serem desenvolvidas, os métodos utilizados e as pessoas que irão desempenhá-las.

Desta forma, é preciso que o responsável pelo gerenciamento das atividades desenvolva um método de trabalho que maximize o desempenho das atividades diminuindo o tempo gasto. Se você faz algo de forma demorada as cobranças aparecem, sua equipe se perde, o stress é gerado e muito tempo é perdido desnecessariamente.

A produtividade e o foco nos mantêm nos trilhos da competitividade de mercado. Porém, vale ressaltar que também não é interessante para as empresas que sejamos robôs colocados em uma mesa ou área de trabalho sem interação alguma com o meio que estamos inseridos, muito pelo contrário, a boa comunicação e envolvimento em prol do conhecimento mútuo também é fundamental para que possamos aprimorar ainda mais nossas atividades laborais.

Dito isso, vamos a algumas dicas úteis para melhorar a administração do seu tempo:

  • Defina Prioridades – Foque sua atenção no que é mais importante no momento! Não preciso dizer que isso deve ser feito com equilíbrio não é? Más deixar-se desviar a atenção com problemas menores pode minar um trabalho mais urgente.
  • Procrastinação – Enfrente seus problemas! Ao adiarmos certas atividades levando-se em conta o prazo de entrega, muitas vezes não nos permitimos ter tempo hábil para aquela revisão que poderia ser fundamental para a atividade. Além do mais, quando adiantamos as atividades as pressões do dia diminuem e você se torna muito mais produtivo.
  • Organização da área de trabalho – Olhe a sua volta. Será que seu ambiente está contribuindo com a melhora da sua produtividade? Fuja da tentação de manter todos os documentos sobre a mesa e os post-it colados na moldura da tela do seu computador. Um grande stress é gerado quando temos a necessidade de localizar aquela anotação ou documento que sumiu misteriosamente da sua mesa.
  • Mantenha notas – Anote as coisas que vai necessitar fazer ao longo do dia e vá realizando de acordo com as prioridades. Aconselho que isso seja feito pela manhã, desta forma você aproveitará mais seu dia. Uma boa dica é marcar cada tarefa realizada para que não venha se perder nas próprias notas. Mais uma coisa, fique alerta com os excessos, você pode cair em desequilíbrio e ter sua área de trabalho desorganizada (como citado acima).

Como diz o ditado: “O tempo não passa em vão, ele traz aprendizado e deixa conhecimento, crescimento, experiência e maturidade.” (Izzo Rocha)

Pense Nisso!

fabio_gatti

Sobre o Colunista: Fabio Gatti Cavalcante, Técnico Mecatrônico pela Escola Técnica Rezende Rammel e Engenheiro de Produção pela faculdade Cenecista, Iniciou no mercado offshore em março de 2001 onde teve a oportunidade de planejar, acompanhar e apoiar diretamente no resultado de projetos voltados a atividades de inspeção e manutenção submarina em diversas plataformas na bacia de campos. Focando no aperfeiçoamento, participou de diversos cursos, dentre eles: Gerenciamento de projetos para certificação PMI (VV Consulting), Qualidade em serviços e Gestão da Produção (FGV), Técnicas de Negociação (Grupo Iped), auditor interno das Normas ISO 9001/ 14001/ 18001 (Gestão MKT), está em fase de conclusão da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela faculdade Redentor e do curso a distância de Liderança, Gestão de Pessoas e do Conhecimento para Inovação pela USP. Com o desenvolvimento de habilidades e competências, ocupa o cargo de gerente de contratos e coordenador de planejamento da Oceânica Engenharia Submarina e também é o criador e idealizador do site

Desafios da Gestão: www.desafiosdagestao.com.br E-mail de  contato: fabio@desafiosdagestao.com.br

Artigo publicado no site http://desafios-da-gestao.webnode.com.

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