Publicado em 02/05/2016
Atualmente verifica-se uma grande falha em projetos quanto a entregas de atividades, gerando atrasos e prejuízos. Tendo em vista a necessidade das empresas de se tornarem mais competitivas no mercado, melhorando os tão recorrentes problemas no prazo, este trabalho traz uma revisão bibliográfica a respeito do método da corrente crítica, baseada na teoria das restrições, surgindo como otimização de processo, trazendo o conceito de “pulmão” que auxilia no controle de incertezas e na finalização do projeto no prazo, ou até mesmo antes do estipulado, sem gerar custos adicionais. O presente trabalho visa demonstrar os benefícios da implantação da corrente crítica e fatores que podem impedir sua execução com excelência.
Leia o artigo completo: A importância da implantação da corrente crítica em um projeto
Sobre a Autora:
Gabrielle Miranda de Oliveira – E-mail de contato: gabby_m.oliveira@hotmail.com
Contexto: Artigo apresentado ao Programa de Pós-Graduação do Centro Universitário UNA, para o curso de MBA em Gestão Estratégica de Projetos na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso. Turma: P2016/1. Professor Orientador: Luiz Claudio de Faria Pimenta
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Todo o projeto passa pela fase de estipulação de recursos, custos, entregas e cronograma, no entanto, essa construção pode se apresentar de forma distorcida quando inserimos o projeto nas realidades que estão inseridas. A análise necessária para a corrente crítica traz a comparação, em grosso modo, do que precisamos com o que temos disponível. E isso faz com que os envolvidos, identifiquem os ‘gaps’ do projeto e dessa forma é possível aproximar o plano da realidade.