Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

A importância das Lições Aprendidas no GP

Publicado em 10/04/2014

Costumamos destacar nossos projetos de sucesso, mas todos os gerentes de projetos experientes fizeram parte de um projeto fracassado pelo menos uma vez em suas carreiras.

Errar é inevitável, mas é possível evitar erros já cometidos anteriormente. Certa vez um colega me disse algo interessante: “Não repita os mesmos erros. Cometa erros novos”.

Existem inúmeros exemplos de projetos fracassados por todo o mundo, as pesquisas nos mostram isso a todo o momento, no entanto, quanto dessas experiências é compartilhado? Muito pouco.

As reuniões de encerramento de projeto raramente acontecem, assim como o aprendizado sobre os projetos encerrados.

Projetos estão cheios de aprendizagem, mesmo os projetos mais bem sucedidos têm lições a partir do qual podemos aprender. É preciso gerenciar esse conhecimento, pois sem essa abordagem, as empresas estão jogando fora informações vitais para futuros projetos em toda a organização.

Gerenciamento de Projetos - 001

As lições aprendidas devem ser registradas, a fim de fornecer um repositório centralizado para facilitar seu uso, e comunicadas de maneira consistente. Além de descrevê-las e categorizá-las, é importante afirmar os impactos da lição aprendida e fornecer recomendações para os gerentes de projeto que irão utilizá-las no futuro.

Os projetos têm sucessos e fracassos em diferentes pontos do ciclo de vida, por isso é fundamental que as lições sejam registradas durante todo o projeto.

Para articular a aprendizagem com as lições aprendidas é necessário:

  • Estudar decisões tomadas no passado e verificar se elas podem ser reutilizadas;
  • Analisar os erros cometidos no passado com a intenção de evitar que ocorram novamente;
  • Compartilhar o conhecimento, permitindo que outros possam aprender;
  • Converter o conhecimento em planos de ação.

É importante também indicar quais lições aprendidas foram usadas no projeto. Esta informação não só mostra o valor da documentação de tais lições, mas também mostra que as lições são aplicadas de forma consistente por outros projetos similares. É importante fazer referência da lição utilizada e qual projeto a originou.

Gerenciamento de Projetos - 001

Muitas organizações não possuem as ferramentas necessárias para coletar e organizar informações importantes durante todo o projeto, dificultando a geração do conhecimento.

“A falta de envolvimento da liderança e compromisso com o processo de aprendizagem é a barreira mais crítica.” (Dressler, 2007, p. 40)

Gerenciamento de Projetos - 001

Para que as lições aprendidas sejam bem utilizadas é necessário um processo bem definido e disciplinado, no qual as pessoas sejam responsáveis pela coleta e organização das informações. Isso frequentemente está ligado a uma mudança cultural ou organizacional, e não ocorre facilmente na maioria das organizações. Isso significa liderar pelo exemplo. Se a administração não está disposta a aprender com seus erros, é improvável que o resto da organização esteja disposta a admitir erros. Na verdade, a administração deve recompensar as pessoas por serem abertas e admitir erros, más decisões, erros de julgamento, etc.

O uso das lições aprendidas permite a organização aprender com suas experiências, o uso correto do processo nos ajuda a não repetir erros que já foram cometidos no passado e reaproveitar o que fizemos de melhor. É uma ferramenta crucial para melhoria contínua de todo o processo.

Em um ambiente de grandes desafios, pressões, e na busca incansável pela competitividade, o conhecimento tem o poder de auxiliar a criação e também de evitar riscos que possam impactar de forma negativa sobre os resultados, tornando-se o principal ativo da empresa, uma vez que representa o manancial natural da inteligência no ambiente organizacional.

Referências:

Dressler, D. & Palin W. (2007, November) The Challenge of Lessons Learned: Overcoming Barriers to Successful Application. Journal of Petroleum Technology, p.40-42

rodolfo_boas

Sobre o Colunista: Rodolfo Vilas Bôas ESP., ITIL®, PMP®, possui 8 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FATEC-SP, voluntário em projetos do PMI e organizador de cursos e eventos de gerenciamento de projetos. Desenvolveu projetos em grandes corporações nacionais e multinacionais nos segmentos de Tecnologia, Varejo e Logística. Hoje atua como Gerente de Projetos em uma grande instituição financeira.

E-mail de contato: rodolfovilasboas@outlook.com.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×