Publicado em 03/05/2016
A estrutura organizacional é a forma como a empresa é organizada ou como ela se organiza para determinado projeto. É um fator ambiental que exerce enorme influência em vários âmbitos do projeto tais como comunicação, autoridade do gerente de projetos, disponibilidade de recursos e consequentemente o comportamento da equipe de projeto.
Para Rita Mulcahy (2009), projetos são influenciados pelas normas culturais, pelas políticas de gerenciamento e pelos procedimentos das organizações das quais fazem parte.
As estruturas organizacionais variam de funcionais a projetizadas, com uma variedade de estruturas matriciais entre elas. A tabela abaixo apresenta as principais características relacionadas a projetos dos principais tipos de estruturas organizacionais.
Influência das estruturas matriciais em projetos
A estrutura funcional é aquela em que cada funcionário possui um superior bem definido, onde cada departamento executa seu trabalho independente dos outros. Neste caso a empresa é agrupada por áreas de especialização, o que faz com que a comunicação fique prejudicada entre os setores favorecendo a competição e rivalidades na empresa, porém aumenta o entrosamento dos funcionários do mesmo setor, que pode significar maior produtividade. A visão global da empresa fica reduzida dificultando as tomadas de decisão.
As estruturas matriciais são uma combinação das características das estruturas funcionais e projetizadas. São classificadas em fraca, balanceada e forte dependendo do nível de autoridade do gerente de projeto e gerente funcional.
Esta estrutura diminui as barreiras entre os departamentos e consegue aproveitar melhor os recursos tanto para operações quanto para projetos e possui maior capacidade de respostas a mudanças. No entanto é uma estrutura que favorece conflitos influenciados pela disputa por recursos no nível gerencial.
A estrutura projetizada é aquela montada exclusivamente para o projeto. O gerente de projetos tem autoridade e independência. A comunicação é direta e objetiva e a equipe é orientada para resultados e alcançar metas.
Como desvantagem principal refere-se ao surgimento de conflitos na equipe conforme se aproxima o fim do projeto e surgem incertezas com respeito às futuras designações de trabalho. Neste cenário, a motivação para cumprimento de metas e término das tarefas fica comprometido, uma vez que a equipe não tem perspectiva de emprego ao término do projeto.
Esse panorama cria um enorme desafio para manter a equipe focada na conclusão do projeto, situação agravada em tempos de crise no qual a recolocação no mercado está mais difícil.
E na sua opinião, qual o melhor modelo de estrutura organizacional? Qual modelo melhor se adapta a sua empresa e ao seu tipo de negócio? É primordial que estas respostas estejam claras pois serão a base estrutural dos seus projetos.
Bibliografia:
- PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge – PMBOK® Guide 2013 Edition, Pennsylvania-USA, 5ªed 2013.
- Mulcahy, Rita – PMP, Preparatório para exame PMP. 8º ed., 2013.
- Alvarenga, Carol. Estruturas organizacionais. Acesso: www.esquemaria.com.br/estruturas-organizacionais
Sobre o Colunista: Duílio Paiva, PMP, pós-graduado em gestão de projetos pelo IETEC, engenheiro de Produção/Civil pela Universidade FUMEC e técnico em Edificações pelo CEFET/MG. Possui 11 anos de experiência na construção civil, onde atuou em grandes empresas nas áreas de planejamento e gerenciamento em obras de infraestrutura, industrial, predial, ferroviária e shopping center. Autor de artigos nas áreas de Engenharia e Gerenciamento de projetos.
E-mail de contato: duilio.paiva@outlook.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta