Publicado em 04/09/2013
No inicio deste ano escrevi uma coluna sobre a Administração do tempo. E o foco era para que seu planejamento de metas para o ano, não se tornassem apenas promessas que fazemos todo começo de um novo ano. Caso não tenha lido faço um convite a ler (clique aqui) e a responder a seguinte pergunta: Quantas metas você realizou até o hoje das que planejou no inicio deste ano? A importância de rever as a lista de metas é também para fazer alterações que você saiba se está no caminho certo do alcance de seus objetivos. Dentro destas condições, avalio que o momento é muito propício para que possamos faze lo. Faremos uma reflexão precisa, buscando a compreensão do que aconteceu neste período e buscando a retomada do controle para um replanejamento se assim for necessário.
O processo de controlar as metas é importantíssimo para que sua organização. Caso você deseje conseguir alcançar seus planos almejados. Reflita e volte ao inicio do ano e lembre se do sentimento de otimismo pelo qual te levou a fazer suas metas. Repasse cada uma dela no sentido não de cobrança, mas de reflexão e reavaliação dos seus objetivos.
É comum a falta de controle das metas. Quando estipulamos metas é necessário que ao passar do tempo avaliemos se elas estão sendo cumpridas. Mas pecamos em não voltar à lista inicial e checar se fizemos ou não o proposto. Muitas vezes acontece por esquecimento. E em outros casos é pelo fato de termos que encarar a realidade de não sermos disciplinados. Para algumas pessoas isto causa uma frustração por não cumprir o almejado com tanto entusiasmo. Em tantos outros casos, esta sensação é facilmente transformada em decepção. Muito cuidado, é exatamente neste momento que suas metas podem se tornar “promessas”! Não deixe que isto aconteça. Você pode agir agora mesmo e retomar o controle dos seus objetivos.
Agora se você seguiu seguir seu planejamento, “Parabéns!” Alegre se pois, sua disciplina te levará ao sucesso e a conquista do objetivo Mas, caso se enquadre nestas condições acima, tenha calma, erga sua cabeça e reflita comigo. Nada está perdido, muito pelo contrário o momento de encarar a realidade chegou, por que seu ano de conquistas ainda não acabou! Observe que temos exatamente 1/3(um terço) do ano para fazermos o que precisarmos para alcançar nossos objetivos. E sinceramente, 120 dias é muito tempo. E como fazer isto?
Através do replanejamento, que nada mais é que planejar tudo novamente.
Então se você está nesta condição, atenção para as dicas abaixo.
1_ Resgate a lista feita no início ano. Leia e releia.
2_ Risque todas as metas e ações que você conseguiu realizar e também aquelas que julguem impossibilitadas de se realizar, devido ao prazo e as condições atuais.
3_ Reescreva as metas e ações restantes que não conseguiu realizar.
4_ Observe suas prioridade e objetivos atuais e reestabeleça nova metas a partir da sua segunda lista acima. Analise e descreva tudo como deseja fazer!
5_ Agora seja muito objetivo e sincero consigo mesmo. Replaneje tudo que realmente tem condições de fazer até o fim do ano. Coloque em ordem de prioridade e estabeleça critérios específicos de prazo para cada meta a ser cumprida.
6_ Utilize um quadro de horários para se programar ou se preferir meio eletrônico. Programe se para ser avisado nos horários em que precisa realizar alguma ação e busque cumprir.
7_ Por ultimo e não menos importante. Confie em Deus e em seu potencial o restante, sempre avalie!
Lembre se, agora depende apenas de disciplina e sensatez para fazer cumprir o combinado e assim terminar este ano com muito sucesso em seus projetos. “Js 1:9 Esforça–te e tem bom ânimo; não temas nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. “
Pense nisto, vamos pensar juntos!
Sobre o Colunista:
Rogério Mendes é formado pelo CNSD em processamento de Dados é Bacharel em Administração pela FUNCESI. Com MBA em Gestão de projetos pelo PITÁGORAS-BH. Atua na área de planejamento na Concremat Engenharia.
E-mail de contato: rogerio@valenet.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta