Publicado em 01/09/2015
Em última análise, a boa administração de uma empresa consiste em controlar bem duas colunas vitais para a sobrevivência e lucratividade: RECEITA e DESPESA. Em tempos de crise, a atenção para com cada uma delas precisa ser redobrada. Neste e nos próximos artigos, o Prof. Lúcio Fonseca apresenta, em forma de “mandamentos”, a compilação que fez de várias e criativas estratégias para REDUZIR DESPESAS.
Mandamento IV – Estarás incansavelmente atento aos teus custos, pois são como unhas: crescem todos os dias
Comentário
Muitas vezes, parece mesmo que os custos têm vida própria, tal a sua capacidade de crescer e multiplicar-se. E, pior, de “esconder-se”. Por isto, a vigilância precisa ser continua. E a caça implacável. Algumas pistas de onde procurá-los: no ar condicionado ligado desnecessariamente; nas luzes acesas que iluminam cômodos vazios; na liberalidade para uso do celular; nas compras grandes e pequenas feitas de improviso, sem tempo para, no mínimo, três cotações; nas viagens para reuniões que poderiam ser feitas por Skype ou outro sistema de video conferência; no consumo desregrado de papel. E num vasto etc.
Uma boa forma de verificar se determinado custo deve ser mantido, eliminado ou reduzido é fazer algumas perguntas: “Qual o percentual deste custo na minha planilha geral de custos?” “Este percentual é coerente com o mercado, no meu segmento?” Até que ponto ele contribui com os objetivos da empresa. Ou atrapalha.” Se está acima do percentual de mercado e mais atrapalha que contribui, tesoura nele!
Mandamento V – Envolverás, ouvirás e desafiarás teu pessoal com metas de redução de custos de produção, de materiais de uso contínuo, de telefone, de água e energia, de pequenas e grandes coisas; reconhecerás publicamente as pessoas e celebrarás os resultados, premiando os setores que mais reduzirem gastos, sem prejuízo da produção ou qualidade
Comentário
Sozinho é impossível vencer a guerra contra os custos. Ela tem muitas frentes. O caminho, portanto, é convencer o pessoal a se engajar pra valer nesta missão. Um bom argumento é mostrar que custos descontrolados estão para a empresa como células defeituosas para o organismo. Ambas colocam em risco a saúde – e a vida – do “hospedeiro”. Manter a saúde da empresa é bom para todos (e preserva empregos). Só isto bastaria, mas é o que se chama de “argumento negativo”, baseado no medo. O melhor é criar um divertido jogo de “caça aos custos”, em que os vencedores ganham elogios públicos e prêmios. Em tempo: só não vale cortar indiscriminadamente, colocando em risco a produção ou a qualidade dos produtos/serviços. Nem dar prêmios de custo maior que… a economia de custos.
Mandamento VI – Trocarás gradativamente todas as lâmpadas da empresa por econômicas e estudarás a relação custo-benefício de instalar sistemas de eletricidade fotovoltaica
Comentário
Nos dias de hoje, usar lâmpadas econômicas é mandatório. A novidade aqui é a questão da energia fotovoltaica. Com os custos caindo fortemente, estes sistemas já se tornam viáveis. As empresas fornecedoras costumam fazer estudos que lhe permitirão facilmente calcular o payback. Pode ser feito um projeto modular, que use a energia fotovoltaica para alimentar/iluminar uma parte da empresa de cada vez. Aos poucos, a cara energia paga irá sendo substituída pela gratuita e limpa energia do sol. Benefícios para o planeta e para a empresa, que, se quiser, ainda pode capitalizar um marketing ecológico.
Sobre o Colunista: Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola. Para conhecer muitos outros “segredos”, visite: facebook.com/ffdigital.solucoes
E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br – site: http://ffdigital.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta