Publicado em 21/05/2015
Caro leitor, neste artigo quero propor algo diferente. Vou abordar este assunto não da forma convencional citando grandes gestores do passado ou ícones da administração como Henry Ford (Fordismo), Frederick Taylor (Pai da Administração Científica), Henri Fayol (fundador da Teoria Clássica da Administração) ou Max Weber (desenvolvedor da Teoria da Burocracia).
Meu objetivo é divagar sobre este assunto de forma generalizada utilizando-me da experiência e conceito formatado objetivando a inevitável comparação quanto o seu posicionamento na estrutura da empresa.
A gestão surgiu quando após a revolução industrial, os profissionais decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época o que deu inicio a ciência da administração, pois foi necessário o conhecimento e aplicação de modelos e técnicas administrativas.
A gestão é um ramo das ciências humanas porque tratam com grupo de pessoas, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes.
Ela é a aplicação de esforço físico e mental de um profissional (normalmente o gerente), com a finalidade de garantir os resultados por meios de outras pessoas (seus gerenciados). Sendo o gestor a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos)
Podemos dizer que a gestão é estabelecida sobre quatro pilares, são eles:
- Planejar: é definir o futuro da empresa traçando-se metas alcançáveis e desenvolvendo-se ferramentas para isso.
- Organizar: é sequenciar o processo pós planejamento informando-se por quem deve ser feito e como deve ser feito.
- Liderar: é influenciar pessoas para que trabalhem num objetivo comum.
- Controlar: é acompanhar as atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios
Ao meu ver, a gestão é uma arte baseada em ciências humanas! E como toda arte, esta é uma habilidade a ser construída com base na experimentação e observação diária. Por isso, convoco aos senhores a fazerem uma auto reflexão da sua metodologia de gestão periodicamente de forma a maximizar os resultados esperados pela sua equipe e companhia.
Pense nisso!
Sobre o Colunista: Fábio Gatti Cavalcante, Técnico Mecatrônico pela Escola Técnica Rezende Rammel e Engenheiro de Produção pela faculdade Cenecista, Iniciou no mercado offshore em março de 2001 onde teve a oportunidade de planejar, acompanhar e apoiar diretamente no resultado de projetos voltados a atividades de inspeção e manutenção submarina em diversas plataformas na bacia de campos. Focando no aperfeiçoamento, participou de diversos cursos, dentre eles: Gerenciamento de projetos para certificação PMI (VV Consulting), Qualidade em serviços e Gestão da Produção (FGV), Técnicas de Negociação (Grupo Iped), auditor interno das Normas ISO 9001/ 14001/ 18001 (Gestão MKT), está em fase de conclusão da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela faculdade Redentor e do curso a distância de Liderança, Gestão de Pessoas e do Conhecimento para Inovação pela USP. Com o desenvolvimento de habilidades e competências, ocupa o cargo de gerente de contratos e coordenador de planejamento da Oceânica Engenharia Submarina e também é o criador e idealizador do site Desafios da Gestão: www.desafiosdagestao.com.br – E-mail: fabio@desafiosdagestao.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta