Publicado em 22/01/2014
Confiabilidade significa entregar o que você disse que entregaria, no prazo e com a qualidade acordados, e de acordo com as especificações do projeto. Isto desenvolve confiança nos outros, que sabem que você cumprirá o prometido. A confiabilidade abrange a responsabilidade, o comportamento correto, a determinação, e a confiança. Ela subentende a minimização de erros, como também a abertura e a consistência. A confiabilidade é uma característica que as partes interessadas valorizam muito.
Figura: Confiar que será cumprido o que foi prometido
Fonte: fjupara.com.br, 2010
A confiabilidade aumenta as chances de se alcançar os objetivos e motiva todas as pessoas e grupos envolvidos no projeto. Ela estimula os membros da equipe a terem autocontrole e confiança. Desta maneira, algumas barreiras e contratempos que ocorrem durante o projeto podem ser evitados ou resolvidos mais facilmente.
Ações sugeridas
Algumas ações podem ser realizadas objetivando uma confiabilidade maior e mais efetiva. Por exemplo, ser bem-organizado, usar apropriadamente técnicas de planejamento e prazos, e manter uma comunicação adequada com as partes interessadas. Outra opção seria coletar informações sobre os interesses das várias partes associadas ao projeto e avaliar a confiabilidade delas no nível pessoal e de trabalho.
Também é possível ser honesto e estimular abertura com todos os indivíduos e representantes dos grupos envolvidos no projeto, com base num respeito mútuo bem como certificar-se de que todas as pessoas chave participem da busca de soluções ou do planejamento do cenário.
Outras opções são identificar e avaliar as ameaças e oportunidades, e definir os cenários e ações adequados e/ou implementa suas consequências no plano do projeto; conseguir um acordo sobre a solução e/ou sobre o plano revisado; executar e gerenciar o trabalho desempenhado sistematicamente.
Por fim, comunicar adequadamente e fornecer feedbacks sobre as lições aprendidas.
Tópicos relacionados
Importante salientar que a confiabilidade possui forte relação com outros tópicos como Ciclos de controle, Estilo de gerenciamento, Networking com todas as partes interessadas, Planejamento e organização, Gerenciamento da qualidade, Planejamento do cenário, Método de trabalho sistemático e disciplinado, Gerenciamento de metas e Tolerância a erros.
Padrões Comportamentais
A seguir são apresentados exemplos e contraexemplos de comportamentos adequados em relação à confiabilidade.
Comportamentos adequados | Comportamentos que requerem aperfeiçoamento |
É confiável: entrega o que foi acordado, com a qualidade requerida, no prazo e de acordo com o orçamento. | Não é confiável: entrega menos do que foi prometido; atrasa ou fica acima do orçamento; compromete a qualidade. |
Fornece relatórios informativos e oportunos ao proprietário do projeto se surgirem questões que forcem o projeto a ir além das tolerâncias aceitáveis | Trabalha de acordo com o princípio de “deixa seguir, deixa fazer”. Elabora relatórios com atraso não permitindo que o patrocinador do projeto influencie nos resultados |
É digno de confiança; lida discretamente com a confidencialidade. | Aparenta não ser digno de confiança; trai as confidências. |
Sente-se responsável pelo sucesso do projeto em nome de todas as partes interessadas | Sempre culpa os outros |
Assume total responsabilidade; delega responsabilidades de maneira correta. | Passa adiante todas as obrigações e objetivos diretamente do proprietário do projeto para os membros da equipe |
Controla o comportamento dos membros da sua equipe de uma maneira conscienciosa e construtiva, tem disciplina, e investe na comunicação. | Não tem uma ideia clara sobre os efeitos das suas ações de controle; pretende haver falta de tempo; não se comunica bem. |
Transmite bem todo tipo de informação | Tem dificuldades para transmitir informações |
Tabela: Exemplos e contraexemplos de comportamentos adequados em relação à confiabilidade
Referências Bibliográficas:
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Sobre o Colunista: Eng. Alysson Ribeiro das Neves, Gestor, consultor, professor, palestrante. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Eng. Eletrônico e Telecom. pela PUC/MG. Certificados PMP, PMI-ACP, CAPM, CSPO e CSM. Experiência de 16 anos, obtida em atividades como desenvolvimento para TI e TA, gerenciamento de projetos, programas e portfólio.
E-mail de contato: alysson.r.n@hotmail.com
Contexto: este artigo e outros fazem parte do material sobre Gerenciamento de Projetos: Desenvolvendo Competências Técnicas e Comportamentais da Saletto Engenharia de Serviços.
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